cropped-Fotos-para-site-setembro-2016-5

Pelouro Coletividades

Tendo em vista a melhoria a qualidade de vida de todos os cidadãos o Executivo da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, considera ser imperativo a assunção da prática da atividade física, tanto ao nível da competição nas mais diversas modalidades existentes nas coletividades em ação, como na simples participação de todos em eventos desportivos a levar a cabo numa tentativa de aumentar e melhorar o desenvolvimento físico por toda a Junta de Freguesia.
Não reunindo a Junta de freguesia por si só condições proporcionadoras da realização de grandes iniciativas desportivas enquanto entidade organizadora das mesmas, consideramos que a continuação e realização de eventos desportivos enraizados ao longo dos anos bem como o aparecimento de outros, leva-nos a considerar ser necessária a concretização de parcerias organizativas com as coletividades existentes, potenciando assim o papel ativo e interventivo daquelas entidades criando condições de qualidade organizativa capaz de incentivar cada vez mais um maior número de participantes, adicionado a um aumento anual de realizações de eventos desportivos e sociais.
Deste modo e na sequência da história desta autarquia no que ao desporto e coletividades concerne, torna-se urgente efetivar um projeto de atividade física e desportiva abrangente e dinâmico, envolvendo todas as entidades, coletividades e clubes, em particular as ligadas ao movimento associativo e desportivo, tentando aproveitar todos os espaços e equipamentos nas mais diversas infraestruturas sociais e desportivas existentes em toda a freguesia.
Propomo-nos assim dialogar com todos os agentes sociais e desportivos com sede na freguesia, no sentido de encontrar novas formas de parceria e de participação ativa, objetivando uma maior participação e organização daqueles nos eventos a realizar, enquanto entidades conhecedoras e experientes das atividades e modalidades que praticam e desenvolvem ao seu nível.
Propomo-nos ainda continuar a subsidiar prioritariamente as Coletividades/clubes desportivos da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais através do R. D. J., Regulamento Desportivo da Junta, reafirmando e contribuindo assim para uma distribuição mais equitativa por todos, assente em resultados, trabalho e dinamização que cada uma das coletividades/clubes apresente em cada uma das épocas desportivas, condições que devem por todos ser refletidas e aceites no inicio desta legislatura.
Estaremos ainda presentes em todas as iniciativas que os clubes/coletividades concretizem, apoiando-os após análise caso a caso.
Aproveitando as infraestruturas hoje existentes na Junta de Freguesia, pensamos ser positivo levar a cabo a realização de debates e conferências ligadas aos movimentos associativo e desportivo, de forma a abordar e refletir sobre as mais diversas temáticas a eles inerentes, adquirindo novos conhecimentos e formas de atuação e organização.
Será ainda objetivo deste executivo, implementar no final de cada época desportiva a GALA DAS COLETIVIDADES, no sentido de destacar toda a atividade desenvolvida como distinguir todos aqueles que no movimento associativo e desportivo mais se destacaram como verdadeiros representantes da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.
Para além de outras iniciativas que se venham a ser consideradas ou serem propostas á Junta de Freguesia, propomo-nos realizar iniciativas de forma programada na condição de serem sempre concretizadas dentro da realidade estrutural e financeira da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.
Eventos que nos propomos levar a efeito durante a ano de 2018:
– O JOVEM E O ATLETISMO
Em parceria com a Escola de Formação Helena Carvalho e Agrupamento Eugénio Castro
– 3º TORNEIO DE SIMULTÂNEAS DE XADREZ
Parceria Com Centro Norton de Matos

– 12 HORAS MINIBASQUETE SANTO ANTÓNIO OLIVAIS
Parceria com CAD Coimbra Basquete

– III TORNEIO JUVENIL DE TÉNIS DE CAMPO
Em parceria com o Clube Ténis de Coimbra

– PEDIPAPETA
PAIS E FILHOS Á DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO DE SANTO
ANTÓNIO DOS OLIVAIS
Em parceria com o pelouro da cultura e outras entidades

– JOGOS SEM FRONTEIRAS
Em parceria com a Associação de Cova do Ouro e pelouro das escolas

– TORNEIO JUVENIL DE PESCA
Em parceria com o Clube Recreativo do Calhabé

– TORNEIO MINIBASQUETE VALDEMAR PINHO
Em parceria com o Olivais Futebol Clube

– PARTICIPAÇÃO DAS COLETIVIDADES NOS JOGOS DE
COIMBRA
Em parceria com a C.M.C. e coletividades

– 3ª EDIÇÃO DO RALLY PAPER
Em parceria com o Clube de controladores motorizados

– VIII CONCURSO DE PESCA DAS COLETIVIDADES JFSAO
Em parceria com o Clube Recreativo do Calhabé

– 3º COIMBRA TRAIL SANTO ANTÓNIO DOS OLIVAIS
Em parceria com o Clube Coimbra Trail

– 4ª EDIÇÃO DO CORTA MATO DE SANTO ANTÓNIO
Em parceria com o “CluVe” Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra

– GALA DO DESPORTO E COLETIVIDADES JFSAO 2018

– Conferências / debates – Temas e datas a propor posteriormente.

O Responsável do Pelouro
José António de Moura Távora