cropped-Fotos-para-site-setembro-2016-5

Pelouro da Cultura e Eventos Culturais

A cultura assume uma importância incontornável na vida das cidades. Constitui-se como um elemento agregador e potenciador de inúmeras dinâmicas sociais, bem como uma alavanca do desenvolvimento de uma sociedade mais criativa e dinâmica. Sendo um indicador da qualidade de vida e do bem-estar das populações continuará a ser uma das grandes apostas deste Executivo na promoção e apoio de iniciativas, projetos e ações que visem o desenvolvimento cultural da Freguesia e o alargamento das suas potencialidades, bem como a preservação da sua identidade cultural e o intercâmbio cultural nas suas diversas formas de expressão. Este Executivo entende que se deve dar continuidade às ações realizadas no passado com bons resultados e ao mesmo tempo, apostar em novas iniciativas.

As atividades existentes tais como: Carnaval de Coimbra, Romaria do Espírito Santo, Festejos dos Santos Populares, Marchas Populares, Feira das Tradições e do Sótão, por serem tradições muito enraizadas na Freguesia, deverão ser mantidas, avaliando sempre os pontos menos positivos e corrigindo-os. Manteremos ainda os Serões Culturais e Musicais nos vários pontos da Freguesia, tais como: “Noites de Verão do Bairro Norton de Matos”, “Há Musica no Jardim” – Quinta de S. Jerónimo, entre outros. Apoiaremos o Festival Ibérico, Tradição e Cultura e o Festival das Quarentunas. Não deixaremos de assinalar os Dias da Música, da Mulher, dos Avós, da Poesia, da Árvore, do Ambiente, entre outros. Todos estes eventos serão feitos sempre em parceria com as instituições culturais e recreativas, escolas, academias de dança, musica, e demais parceiros, não trazendo demasiados custos para a Freguesia.

Relativamente às novas actividades propomos realizar os seguintes projectos:

– “ALEM MAR…SONS, SABERES e SABORES da LUSOFONIA” – Este projecto será realizado com as comunidades Lusófonas residentes na Freguesia de Santo António dos Olivais.
– RECRIAR A HISTÓRIA, PROJECTAR O FUTURO – Através do Teatro e da Dança contemporânea, pretendemos recriar a história da Freguesia e das suas gentes.

– PEDY PAPER – “PAIS E FILHOS à Descoberta do Património e sua História” Santo António dos Olivais.

– REFLETIR A ESCRITA E OS SEUS AUTORES – Conferências, Apresentação de Obras, Encontros de Poesia, e outros eventos relacionados com o tema. Este projecto será realizado no auditório da Junta de Freguesia e outros locais a designar.

Também neste pelouro iremos dar continuidade ao Orçamento Participativo Jovem (3ª edição) e Orçamento Participativo (2ª edição), cumprindo-se os regulamentos aprovados anteriormente.
Apostamos na promoção de novos projectos culturais e criativos, mantendo sempre as parcerias com as instituições da nossa freguesia tais como: Escola Superior de Educação através dos cursos de Teatro e de Animação Socioeducativa, Instituto Superior Miguel Torga, Associações Culturais e Recreativas da Freguesia, Escolas de Dança do Centro Norton de Matos e 8 Tempos, Associação Cultural – DNA, Conservatório de Música de Coimbra, Academia da Música de Coimbra, Academia Tone Music School, Teatrão, Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Associações Lusófonas, Grupo Folclórico da Cova do Ouro/Serra da Rocha, Grupo Folclórico de Coimbra e outros agentes culturais, que ao longo do ano vão, em conjunto com este pelouro, delineando novos projectos, pensando em novos espaços, novas formas de transmitir os valores da cultura, envolvendo uma grande parte da população de modo a que a freguesia de Santo António dos Olivais seja considerada uma referência em termos culturais, quer para os que cá vivem, bem como para todos os seus visitantes.

As Responsáveis do Pelouro
Maria da Graça Oliveira
Cristina Isabel Ferreira Faustino Agreira