cropped-Fotos-para-site-setembro-2016-5

Pelouro das Escolas

A educação é a chave para que tenhamos, cada vez mais, uma sociedade dotada de melhores cidadãos. É um processo que se inicia nos primeiros anos de vida da criança, junto da família mais próxima e que se estende pelas influências que vai recebendo através dos grupos informais com quem se relaciona. Aprende a interagir com o meio envolvente e incorpora valores e princípios que irão pautar toda a sua vida futura.
O passo seguinte é a integração da criança no contexto educativo formal, onde se vai construindo um corpo de conhecimentos teóricos e práticos que ajudarão a moldar definitivamente a sua personalidade.
Uma vez jovens e adolescentes de hoje, estes serão os nossos adultos de amanhã e o seu papel na construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana é fundamental. Enquanto força viva da comunidade, uma Junta de Freguesia deve pugnar por não esquecer a responsabilidade que todos nós temos em poder inserir esses jovens e adolescentes, numa sociedade de valores, que começa em nós, continua neles e que terminará nas gerações vindouras.
É, portanto, essencial que numa planificação de cariz anual, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais contemple um conjunto de iniciativas que envolva ativamente os alunos e as escolas da sua área territorial.

São de realçar as seguintes actividades:

 

Listagem das Escolas (Jardins de Infância, Escolas Básicas, E. B. 2/3) da Freguesia de Santo António dos Olivais.

Listagem de instituições de ensino superior da área de influência
da Freguesia de Santo António dos Olivais

Agrupamento

Martim de
Freitas

Eugénio de
Castro

 

Coimbra
Sul

Jardim de infância.

JI Olivais
JI Montes Claros

JI Solum
JI Solum Sul

 

JI Areeiro
JI Quinta das Flores

Escola Básica

EB Olivais
EB Montes Claros

EB Tovim
EB Solum
EB Solum Sul

EB Areeiro
EB Norton de Matos
EB Quinta das Flores

E. B. 2/3

C + S Martim de Freitas

C + S Eugénio de Castro

C + S Dra. Maria Alice Gouveia

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Escola Superior de Educação de Coimbra
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Instituto Superior Miguel Torga
Instituto Técnico Artístico Profissional de Coimbra
Conservatório de Música de Coimbra

Neste sentido, para o ano de 2018, pretendemos dinamizar as seguintes iniciativas e projetos:

1. Cumprimento de matérias protocoladas com a Câmara Municipal.
Ao abrigo do protocolo de delegação de competências celebrado com a Câmara Municipal de Coimbra, facultar a aquisição de alguns materiais para as Escolas Básicas e Jardins de Infância, assim como realizar obras e pequenas reparações nos equipamentos, recintos ou edifícios escolares.

2. Representação institucional.
Participar nos termos da Lei, nas reuniões dos Conselhos Gerais dos Agrupamentos implementados na área geográfica da Freguesia.

3. Programa Férias Educativas.
Tendo como ponto de partida o interesse em dinamizar um projeto que atribua uma elevada importância à saudável ocupação de tempos livres por parte dos jovens da Freguesia de Santo António dos Olivais, pretendemos levar a efeito um programa de férias educativas (desportivas, culturais e recreativas), onde a perspetiva educacional esteja sempre presente e onde cada ação seja pensada dentro de uma perspetiva de ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens. Este programa é destinado aos alunos do 5º ao 9º ano das 3 escolas C+S da Freguesia.

4. Participação nos “Mini Jogos sem Fronteiras”.
Numa recriação dos tradicionais Jogos sem Fronteiras, celebrizados na década de 90 do século passado, pretende esta Junta de Freguesia proporcionar aos alunos das Escolas Básicas da Freguesia de Santo António dos Olivais, a possibilidade de também eles vivenciarem esta experiência fantástica, composta por jogos que privilegiam o espírito de equipa, a coordenação e o companheirismo entre os elementos que compõem cada equipa/escola.

5. Realização de visitas de estudo.
Por forma a proporcionarmos novas experiências e conhecimentos às crianças que frequentam os Jardins de Infância da Freguesia de Santo António dos Olivais, pretendemos dinamizar um conjunto de visitas de estudo a locais da nossa Freguesia e Cidade de Coimbra, em roteiro pré-definido. Cada Jardim de Infância terá direito a escolher uma data para que decorra a sua visita de estudo, sendo que para o efeito, pretendemos envolver a Coordenação e as Associações de Pais dos Jardins de Infância de forma a que um maior número de crianças possa usufruir de desta enriquecedora experiência educativa.

6. I Concurso cultural e artístico escolar.
Como forma de fomentar o gosto e o empenho dos nossos jovens pela cultura e atividades artísticas, pretendemos levar a efeito o I Concurso cultural e artístico escolar. Este evento será aberto à participação de todos os alunos e todas as escolas e JI, com trabalhos em áreas pré-determinadas (desenho, pintura, fotografia, escrita ou outra área considerada pertinente). Contará com um regulamento próprio, com um júri que avaliará os trabalhos e que determinará os vencedores de cada área. Os melhores trabalhos serão premiados em cerimónia própria, para a qual será convidada a comunidade educativa. Pretendemos ainda que este evento deva culminar com uma exposição itinerante pelas várias escolas que se envolvam nesta iniciativa.

7. Celebração de protocolos de cooperação.
Cientes da importância do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias estratégicas, pretendemos celebrar protocolos de cooperação com os Instituições de Ensino Superior da área de influência da Freguesia de Santo António dos Olivais. No curto prazo, estamos interessados em estabelecer parcerias que nos possibilitem o acolhimento de estagiários que possam colaborar na realização de atividades, projetos, estudos ou outras iniciativas de interesse para a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

8. Colaboração em atividades pontuais da comunidade escolar.
– Colaboração com a comunidade escolar na dinamização de eventos em datas específicas como o dia da árvore, Plantar Portugal, Limpar Portugal, Dia Mundial da Criança, entre outros;

9. I Feira da Saúde.
Pretendemos realizar a I Feira da Saúde, com a colaboração de alunos/estagiários de diversas Instituições de Ensino Superior da Freguesia e outras entidades (publicas e privadas) que atuam direta ou indiretamente na área da saúde e educação, com iniciativas como recolha de sangue, demonstrações de confeção de comida saudável, disponibilização de consultórios médicos onde estagiários de medicina poderão realizar exames básicos aos utentes, expositores, entre outros. Propor ainda uma parceria com ginásios para a sua presença na dinamização de atividades desportivas em contínuo (ginástica, spinning, yoga, ou outras aulas);

Desta forma e com estas iniciativas, muitas delas pioneiras na nossa Freguesia, entendemos que estamos a atribuir à Educação na nossa Freguesia, uma importância central, essencial para quem pretende implementar políticas que visem a formação das crianças e jovens de hoje, os bons cidadãos de amanha.

 

O Responsável do Pelouro
Márcio José Sol Pereira de Oliveira