cropped-Fotos-para-site-setembro-2016-5

Pelouro da Higiene, Espaços Verdes, Desporto e Manutenção de
Parques Infantis

O Pelouro da Higiene terá de continuar a ser um Pelouro de grande intervenção, por o considerarmos de enorme importância na qualidade de vida das pessoas e na imagem que queremos impor de uma freguesia limpa.
Fomos responsáveis pela alteração realizada em 2001, aquando da contratação de trabalhadores para este Pelouro, onde apenas trabalhava uma pessoa às terças-feiras. Também nessa altura adquirimos um trator com pá e braço de corte, uma camioneta, um jipe, frota inexistente até então, para além das máquinas de corte e restante material de apoio.
Neste nosso mandato estamos verdadeiramente apostados em dar uma resposta ainda mais eficaz.
Sabemos da qualidade dos nossos trabalhadores, mas não desconhecemos a difícil tarefa que se nos apresenta, a fim de podermos responder de forma célere à cobertura total da Freguesia.
Por conhecimento que temos das reais dificuldades, assumi este Pelouro e nele irei aplicar a minha experiência e o conhecimento que tenho de todo o território da freguesia, procurando rentabilizar três equipas com objectivos claros:

1- Uma equipa de duas pessoas – com trator e máquina de corte – para grandes intervenções.

2 – Cinco trabalhadores com máquinas de corte, que atuarão em zonas de vegetação meia alta e alta e ainda na colocação de herbicida e transporte de resíduos para o Horto Municipal de Coimbra.

3 – Quatro trabalhadores, duas mulheres e dois homens, na limpeza de passeios, ruas, parques infantis e espaços verdes.

O plano de intervenção terá sempre em consideração o factor climatérico, inverno ou verão e ainda o cumprimento do plano de cobertura total da freguesia durante todo o ano.
Cumprindo o Protocolo com a C.M.C. iremos manter a limpeza dos Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como outras Escolas existentes na nossa área geográfica. No total são vinte e uma (apesar de três já não estarem a funcionar como escolas) pertencentes aos Agrupamentos Alice Gouveia, Eugénio de Castro e Martim de Freitas.

Os Espaços Verdes já existentes irão ter uma manutenção periódica e cuidada, enquanto outros irão ser construídos de raiz.
A manutenção dos Parques Infantis e a implantação de outros, onde a Freguesia esteja carenciada farão parte das nossas intenções.
Dados as grandes despesas, que este Pelouro tem com pessoal, frota, maquinaria, sua manutenção, gasóleo e seguros, iremos procurar sensibilizar a C.M.C., a fim de o novo Protocolo para 2018, possa contemplar esta realidade com uma verba superior.
A Junta de Freguesia está obrigada, para poder receber as verbas referentes ao Pelouro da Higiene enviar trimestralmente à C.M.C. o mapa de intervenção na freguesia.

Pelouro do Desporto:
Este Pelouro tem por base a realidade sócio desportiva da freguesia, permitindo assim perspetivar o seu ciclo anual vocacionado para uma gestão por objectivos e consequente definição de critérios de avaliação e resultados levados a cabo pelos principais agentes desportivos da freguesia.
Neste Pelouro estão estabelecidas as principais metas a atingir pelos seus responsáveis – Francisco Andrade e Moura Távora – dada a ligação direta ao Pelouro das Coletividades.
À semelhança de anos anteriores, pretendemos contribuir para o aumento da participação juvenil e sénior nos seguintes pilares de intervenção:
Desporto para todos
Iniciativas e eventos em parceria com as colectividades da freguesia.
Formação e Qualidade no Desporto
Apoio às actividades que tenham o destino alvo os jovens nas várias modalidades.
Ética no desporto e na atividade desportiva
Apoio ao Associativismo
Desenvolver as actividades nas colectividades e outros Agentes Desportivos.
Informação e debates sobre temáticas do desporto.
Implementação do R.D.J (Regulamento Desportivo da Freguesia).
Valorizar e reconhecer os objectivos dos Clubes/Coletividades.
Gala do Desporto e Coletividades
Premiar todos os que através da actividade desportiva dignificaram o desporto e a Freguesia de Santo António dos Olivais.
O Pelouro do Desporto e das Coletividades como se referiu estão umbilicalmente ligados e tudo farão para continuarem a defender o serviço público prestado por esta Junta de Freguesia.

O Responsável pelo Pelouro da Higiene,
Espaços Verdes, Desporto e Manutenção de Parques Infantis

Francisco Correia de Figueiredo Andrade