cropped-Fotos-para-site-setembro-2016-5

Pelouro das Obras, Protecção Civil, Segurança, Trânsito e Toponímia

O plano de obras para o ano de 2018 da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais visa reunir e compilar um conjunto de intervenções urbanísticas e requalificações necessárias na respetiva área geográfica, desde a planificação até à execução, por forma a dotar o território de melhores condições de circulação e acessibilidade.
A metodologia seguida para a definição das prioridades das obras a realizar, teve em consideração a análise que foi possível efetuar até à data, relativamente ao estado da rede viária, espaços verdes e de lazer e o eventual número de pessoas que beneficiariam da respetiva intervenção.
Ainda que a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais disponha de competência para resolver pequenas intervenções, as grandes obras terão de estar incluídas no Protocolo de Delegação de Competências assinado com a Câmara Municipal de Coimbra.

Obras da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, com a colaboração da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Trata-se de intervenções que a Junta de Freguesia reivindica como urgentes e prioritárias para a Freguesia de Santo António dos Olivais, para as quais já obteve a concordância da Câmara Municipal de Coimbra.
a)Requalificação da Rua Brigadeiro Correia Cardoso

Obras da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
No seguimento do que têm sido a prática dos anos anteriores e conforme já comunicado pela Câmara Municipal de Coimbra sobre a metodologia a seguir para o ano de 2018, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais disporá de um valor até ao qual poderá apresentar propostas de obras que pretende efetuar. Essas propostas serão analisadas pelo gabinete de apoio às Freguesias, que nos facultará de seguida uma previsão de custos. Com essa estimativa, candidataremos as obras ou intervenções já analisadas e que se encaixem dentro do plafond atribuído pela Câmara Municipal de Coimbra, que após cuidada análise casuística, dará o aval final à sua prossecução. Uma vez em posse do aval da Câmara Municipal, avançaremos com a parte legal e burocrática do processo, acompanharemos a fase de execução, até à sua conclusão.
a)Requalificação dos passeios da Rua Padre Manuel da
Nóbrega. Foi ainda solicitado à Câmara Municipal de Coimbra que

incluísse no seu plano de tapetes a repavimentação desta rua

b)Requalificação dos passeios na Estrada da Beira (em frente ao
Minipreço);

c)Construção de passeios e alargamento da Rua dos Olivais – Cova do
Ouro (entre as alminhas e a Rua 25 de Abril);

d)Requalificação dos passeios na Rua Virgílio Correia;
e)Requalificação do estacionamento na entrada poente da Rua Paulo
Quintela (envolvente dos prédios);

f)Requalificação do espaço denominado “auditório”, no Calçada do Gato,
por forma a que o mesmo possa acolher diversos eventos ao ar livre;

g)Requalificação da estrada de acesso ao Rebolim, na Quinta da Portela;
h)Requalificação na Rua Dr. António Neves da Costa – Tovim, com
alargamento de via na zona da curva;

i)Requalificação da Fonte do Castanheiro e sua envolvente;
j)Repavimentação da Praceta Padre Anchieta;
k)Foi solicitado à Câmara Municipal de Coimbra a inclusão no plano de
tapetes a repavimentação da Rua Paulo Quintela;

Obras da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, sem outros apoios ou comparticipações.
Um pouco por toda a Freguesia iremos proceder a um vasto conjunto de intervenções, melhorias, benfeitorias e requalificações, em espaços verdes, em vias públicas, passeios, acessos, valetas, caixas de águas pluviais, entre outras, sendo que para o efeito, temos já assinaladas várias dezenas de pequenas intervenções desta tipologia.
Como forma de melhor responder a tão elevado número de situações, pretendemos criar um piquete de intervenção rápida, responsável pela resolução de pequenas ocorrências que se verifiquem no dia a dia, como sejam, a reposição de calçada em passeios ou tapar pequenos buracos na via pública, dentro daquilo que são as competências da Junta de Freguesia.
Por último, importa ainda referir que a ação diária do pelouro das obras implica uma proximidade e uma regularidade de contactos com várias outras entidades como sejam a Câmara Municipal de Coimbra, gabinetes técnicos, proteção civil, associações de moradores, administração de condomínios, proprietários, confinantes ou outros interessados na resolução da questão, pelo que muito do trabalho diário implica um conjunto de diligências, reuniões e contactos, raramente percetível pelo público em geral, mas que iremos prosseguir com toda a convicção, em prol do desenvolvimento de Santo António dos Olivais.
Dado que o nosso programa é para o quadriénio de 2017/2021, iremos tentar resolver o maior número de situações a merecerem estar incluídas no Protocolo a realizar com a Câmara Municipal de Coimbra

Os Responsáveis do Pelouro
João José Ferreira dos Santos Madeira
Márcio José Sol Pereira de Oliveira