ESCOLAS


Neste âmbito continuar-se-á a dar ênfase à promoção da identidade da Freguesia, pela preservação e divulgação do seu património histórico e cultural, sendo fundamentais as parcerias e protocolos com os vários agentes locais.
Procuraremos dar continuidade aos projectos e actividades que se têm vindo a desenvolver nos agrupamentos de escolas.

Continuaremos a implementar uma dinâmica de desenvolvimento ao nível da educação mobilizando pais, professores, alunos e restantes elementos da comunidade educativa.

 

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São de realçar as seguintes actividades:

– Facultar a aquisição de alguns materiais para as Escolas e Jardins-de-infância, bem como a manutenção e a realização de obras/reparações nos equipamentos/ edifícios/recintos escolares, tendo sempre em conta uma melhor gestão económica e financeira;

– Continuar a articular com a Câmara Municipal de Coimbra através do protocolo já realizado e no que concerne à conservação dos Jardins de Infância dos agrupamentos em coordenação com o Pelouro dos Espaços Verdes;

– Apoiar/colaborar nas novas iniciativas a realizar pelos diferentes Agrupamentos de Escolas;

– Procurar sensibilizar os docentes, escolas e alunos para o desenvolvimento de projectos em defesa do património cultural e ambiental da Freguesia, numa reaproximação entre a autarquia e as escolas;

– Promover encontros/formações/tertúlias de âmbito pedagógico dirigidos a pais/professores/educadores/assistentes operacionais e também a alunos em articulação com entidades, voluntários  e oradores convidados, abordando temáticas solicitadas ou que sejam consideradas pertinentes por esta autarquia (ex. Educação Parental, Adolescência, Sexualidade, Separação/autonomia, Insucesso Escolar, Comportamentos de risco,…);

– Promover a continuação do projecto Eco-Escolas integrando o respectivo Conselho, ao longo do ano;

– Dar continuidade à promoção de actividades, de cariz cultural, desportivo e recreativo a realizar com os alunos dos diversos agrupamentos da freguesia em colaboração com o Pelouro dos Espaços Verdes e Desporto, bem como com o Pelouro da Cultura e Colectividades.

– Prestar apoio ao nível Pedagógico a idosos e indivíduos menos escolarizados, por forma a colmatar por um lado, o défice cultural e, por outro, o isolamento social.

– Promover protocolos de cooperação com outras instituições e dar continuidade aos que já foram estabelecidos.

Pretende-se, ainda, introduzir a oferta de atendimento, por parte de uma Psicóloga de modo a colmatar lacunas que algumas pessoas possam apresentar numa época cada vez mais complexa tendo em conta a crise económica e social que Portugal atravessa cujo apoio incidirá quer ao nível social, afectivo e emocional ou, ainda, escolar.