Higiene Urbana – Limpeza das áreas

Os funcionários da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais com responsabilidades nas áreas da higiene, salubridade e do apoio a pequenas reparações nos passeios e nos estabelecimentos de ensino merecem um voto de confiança da Junta de Freguesia, nomeadamente, do seu presidente.

​A Freguesia de Santo António dos Olivais é extensa, tem mais de 40.000 habitantes, nela abunda lixo nas ruas e nos passeios (muito deste, como papéis, máscaras e plásticos, poderia ser evitado, se houvesse mais consciência cívica), a erva e os arbustos crescem abundantemente, mas não há dia útil nenhum em que estas mulheres e estes homens não saiam de manhã cedo para a rua para darem o melhor de si e contribuírem para uma melhor qualidade de vida dos residentes na Freguesia.

O quadro de pessoal é reduzido para tão grande área de atuação, mas, dentro de uma política de programação das intervenções (que pode ser consultada no site da Junta de Freguesia), todos os lugares e sítios da Freguesia, mesmo os mais remotos, têm sido contemplados. Não tantas vezes como gostaríamos que o fossem.

Como a limpeza da Freguesia de Santo António dos Olivais está a cargo de várias entidades (Junta de Freguesia e Câmara Municipal e, dentro desta, a responsabilidade também é repartida por alguns serviços camarários e empresas privadas) nem sempre é percetível para o cidadão comum aquilo que, em concreto, cabe a cada uma delas.

O quadro normativo entre o Município de Coimbra e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais acha-se plasmado no chamado Auto de Transferência de Competências, assinado em 30 de dezembro de 2020, e cuja revisão foi proposta pela Junta de Freguesia com vista à eliminação de algumas situações incoerentes, cuja persistência impede mais eficiência e eficácia nas áreas da higiene e salubridade.
Contamos que a proposta mereça o acolhimento da Câmara Municipal de Coimbra, em particular, do seu presidente, Dr. José Manuel Silva.