5.ª Sessão de Promoção da Saúde Mental, Prevenção da Doença Mental

14 de Outubro, sexta feira, 10h30, Auditório da Junta de Freguesia

Tema: Impacto da Doença Mental na Família / Cuidadores Informais

O doente mental na família representa uma sobrecarga que se pode traduzir num agravamento da saúde mental noutros membros dessa família, sobretudo nos cuidadores, sendo estes cuidadores formais ou informais. Deste modo urge facultar estratégias para lidar com o impacto da doença mental na família.

Na sessão subjacente a esta temática vamos procurar abordar, numa primeira fase, quais os défices mais significativos que a pessoa portadora de doença mental, por norma, apresenta, qual o impacto que estes mesmos défices têm no seu dia-a-dia, e quais são as caraterísticas que definem o tipo de tratamento que necessitam e que se refletem nos cuidados a ser ministrados pelos cuidadores.

Numa segunda fase da apresentação, vamos falar acerca das problemáticas com que as famílias se debatem, os estados emocionais que estes cuidadores apresentam e que se podem definir como o “Síndrome do Cuidador” e, por fim, quais as melhores estratégias para lidar com todo este processo de cuidar, de forma a minimizar e até mesmo superar aquilo a que se pode apelidar de “Burnout” – esgotamento – do cuidador.