Em Portugal, e apesar dos bons resultados obtidos nas últimas duas décadas, em média nos últimos dez anos, morrem nas estradas portuguesas cerca de 600 pessoas todos os anos, para além de mais de 2.000 que ficam gravemente feridas e com incapacidades permanentes.
Não nos podemos resignar com a possibilidade de podermos perder a vida ao utilizar o sistema de mobilidade rodoviária. Zero Mortes na estrada é o nosso propósito.
O combate à sinistralidade rodoviária é a prioridade da ANSR, mas este combate só é vitorioso com o envolvimento de todos os setores da sociedade. É necessário que os vários intervenientes do sistema e toda a sociedade assumam o seu compromisso e responsabilidade nesta causa e que trabalhemos em conjunto para reduzir as mortes e os feridos nas nossas estradas.
Com a aproximação das quadras festivas as deslocações de automóvel irão aumentar. Todos queremos estar junto das nossas famílias e amigos, reencontrar aquele primo que já não víamos há um ano, e não ter nenhum lugar vazio à mesa. Para celebrar o Natal e o novo ano com alegria, temos de viajar e chegar em segurança.
Para contribuir para que os portugueses possam ter um Natal e um Ano Novo em segurança, e há semelhança dos anos anteriores, a ANSR vai lançar a campanha “O melhor presente é estar presente”, para sensibilizar os condutores para os perigos associados a comportamentos de risco ao volante, nomeadamente o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, a utilização do telemóvel e o cansaço.