Sede: 239 790 900 |  CTT: 239 714 181

Latest News

Mirum est notare quam littera gothica, quam nunc putamus parum claram, anteposuerit litterarum formas humanitatis per seacula quarta

Santo António dos Olivais > Blog

II Gala Sénior da JFSAO

A II Gala Sénior da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais é já no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 14h30, no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Programa:
– Peça de teatro “As Dozelas de D. Raimundo” de Joana Lucas e levado à cena pelo Grupo de Teatro Sénio da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais;

– Coro Misto da Junta de Freguesia

– Orquestra Típica da Associação Salatina

– Grupo Toeira Trupe da Associação Cultural Museu da Música de Coimbra

– Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos H.U.C.

E ainda no átrio do auditório uma exposição de artesanato urbano, artes decorativas, costura criativa, pintura e desenho realizado pelos Séniores que frequentam o nosso Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia e as Actividade promovidas pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais

Continue Reading
AVISO À POPULAÇÃO

AVISO À POPULAÇÃO

Condições meteorológicas adversas:

PRECIPITAÇÃO FORTE E PERSISTENTE, VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA

  1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e no litoral e agitação marítima forte em toda a costa.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.

  • EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

  • Possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
    • Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
    • Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
    • Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
    • Danos em estruturas montadas ou suspensas;
    • Possibilidade de queda de ramos ou árvores;
    • Possíveis acidentes na orla costeira;
    • Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

3.     MEDIDAS PREVENTIVAS E DE AUTOPROTEÇÃO

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
    • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias;
    • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
    • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
    • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores;
    • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
    • Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
    • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança;

Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, retirar os animais e os equipamentos agrícolas.

Continue Reading
Antigos Orfeonistas e Orquestra de Bandolins de Esmoriz num concerto de natal único na cidade
Concerto inaugural do Mercado de Natal de Coimbra

A Igreja de São José estará com as obras terminadas no próximo sábado, dia 7 de dezembro, para acolher o concerto de natal que a partir das 21h15 é promovido pela Fundação INATEL, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e a União das Freguesias de Coimbra, contando com o apoio da Paróquia de São José.

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra apresenta-se após a atuação da Orquestra de Bandolins, vinda de Esmoriz, sendo um dos mais reputados grupos do distrito de Aveiro, que pela primeira vez se desloca a um concerto desta natureza em Coimbra.

Como refere Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, “damos continuidade a uma iniciativa emblemática na cidade, que começou a ser feita há mais de 30 anos, e que no ano passado já contou com a parceria destas entidades, com uma adesão de centenas de pessoas”.

Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, corrobora “o carácter único do concerto e o local onde se realizará, soberbo para o efeito”. Já João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra, sublinha que “a dinamização cultural da cidade torna-se mais rica quando as entidades se juntam e criam sinergias, como é o caso deste concerto de natal”.

Continue Reading
PROCURA-SE PAI NATAL

Procuramos Pai Natal para prestar serviço durante o Mercado de Natal de Coimbra.


Condições:

De 6 a 22 de dezembro

Semana- das 16h:00 às 19h:00;

Fim-de-semana- das 12h:00 às 19h:00.

Remuneração: 500€ (impostos incluídos) + Refeições ao fim-de-semana.

A Organização disponibiliza o fato.

Candidate-se para o email: mercadodenatal@ufcoimbra.pt com os seus dados e as razões que o levam a ser um bom Pai Natal.

Continue Reading
Mercado de Natal em Coimbra vai duplicar a oferta

Mercado de Natal em Coimbra vai duplicar a oferta

João Francisco Campos (União de Freguesias de Coimbra) e Francisco Andrade (Freguesia de Santo António dos Olivais)

Coimbra vai ter a segunda edição do Mercado de Natal, de 06 a 22 de Dezembro, na praça de Heróis do Ultramar, este ano duplicando o espaço e o número de expositores, incluindo mais diversões e oferta gastronómica.

A Freguesia de Santo António dos Olivais e a União de Freguesias de Coimbra, através dos respectivos presidentes de Junta, Francisco Andrade e João Francisco Campos, renovaram o protocolo e assinaram-no, hoje, na apresentação da iniciativa.

Feito o balanço da edição de estreia, em 2018, que permitiu tirar ilações quanto ao que correu menos bem, vem aí o Mercado de Natal de 2019 “com um nível superior e que não envergonhará Coimbra, as suas freguesias e no patamar do que de melhor se faz no país”, referiu Francisco Andrade.

João Francisco Campos destaca “outra dinâmica” e uma “melhor adaptação do figurino” do Mercado de Natal, agradecendo à Câmara Municipal ter este ano disponibilizado todo o espaço da praça que fica ao lado do pavilhão multidesportos e das piscinas.

O autarca destacou ainda, o facto de já haver 100 inscritos e ainda decorrer o período de adesão por parte dos expositores, até 15 de Novembro, nos sítios da Internet da Freguesia dos Olivais e da União de Freguesias de Coimbra.

O próximo Mercado de Natal irá ter 40 pavilhões em madeira (o ano passado foram 20), 22 espaços para a designada “street food” e ainda está a ser equacionada a hipótese de se colocar espaços cobertos em lona para acolher mais participantes.

Não faltará, durante o Mercado, a presença do Pai Natal, assim como de divertimentos para as crianças e a animação cultural e musical.

O Mercado de Natal deste ano irá ter outro horário, funcionando das 12h00 às 20h00 nos dias da semana e até às 22h00 ao fim-de-semana. Esta é uma alteração resultante da experiência da primeira edição, dado que o período da noite era pouco concorrido.

Continue Reading
7º Workshop sobre diabetes 2019

 A família e a diabetes 

14 novembro de 2019 (quinta feira) 

Junta Freguesia Stº António dos Olivais – Coimbra 

Programa: 

MANHÃ: Escola EB2,3 Tovim 

10:30h- A Família e a Diabetes – Margarida Bastos / Isabel Bispo 

11:00h- Jogos interativos – UCC de Celas Cristina Crespo / Cláudia Cardoso 

11:30h- Momento magia – Mágico Telmo Melo 

12:30h- Fim das atividades da manhã 

TARDE: Pavilhão do Clube União 1919 Rua Infanta Dona Maria – Solum – Coimbra 

14:30h- A Família e a Diabetes – Margarida Bastos / Isabel Bispo 

15:00h- Mostra dos vídeos vencedores do 6º Concurso de Vídeo sobre diabetes e entrega dos prémios aos 3 primeiros classificados 

15:15h – “Show cooking”: Refeição saudável – Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra 

Degustação e comentários da refeição saudável – Paulo Abrantes / Maria Guiomar Sarmento 

15:45h- Atividade física, aulas de: – Chi Kung – João Paulo Sousa; 

– Yoga – Paulo Simões

16:30 Sessão de encerramento: 

Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Manuel Machado. 

Presidente da Junta de Freguesia de Stº António Olivais – Francisco Andrade 

Presidente do CA da ARS Centro. IP – Rosa Reis Marques 

Diretor do DSP da ARS Centro – João Pedro Pimentel 

Presidente do Clube União 1919 – João Trindade 

Presidente da Fundação Portuguesa Cardiologia – Políbio Serra e Silva 

Presidente da Associação de Diabéticos da Zona Centro – Maria Carmo Santos 

17:00h- Convívio / Magusto – Associação Diabéticos da Zona Centro 

Simultaneamente, durante o evento 

– Avaliação de Tensão Arterial e Glicemia; 

– Avaliação de risco de Diabetes tipo 2 

Organização: Programa Regional para a Diabetes da ARSC, IP / S.P.D. 

Presidente: Hélder Ferreira 

Colaboração: Câmara Municipal de Coimbra; Junta de Freguesia de Stº António dos Olivais; Escola Superior de Enfermagem Coimbra; Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação do Centro; Associação de Diabéticos da Zona Centro; Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra; Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro; UCC de Celas. 

Continue Reading
O que muda no SIAC?

O que muda a partir de 25 de Outubro de 2019?SIAC A partir de 25 de outubro de 2019 irá passar a existir uma única base de dados, o SIAC. O SIAC é o Sistema de Informação de Animais de Companhia que integra as bases de dados SICAFE e SIRA. A identificação de animais de companhia simplificada e unificada numa única plataforma disponível para todos, desde os Médicos Veterinários aos Titulares dos Animais de Companhia.

Continue Reading
MERCADO NATAL 2019

MERCADO NATAL 2019

REGULAMENTO DO MERCADO DE NATAL

  1. Objecto e Organização do Mercado de Natal

O Mercado de Natal é uma iniciativa da União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu) (UFC) e da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, com o objectivo de promover os produtos tradicionais artesanais, agro-alimentares, restauração e bebidas entre outros e estimular a criatividade e originalidade enquanto atividade de valorização profissional e económica, bem como a solidariedade própria do espírito natalício.

Pretende-se criar um espaço acolhedor, alegre e repleto de uma boa oferta de produtos visando o complemento do comércio tradicional, a prestação de serviços personalizados e a promoção de actividades solidárias, culturais e/ou desportivas.

2. Local de realização

O Mercado de Natal será realizado na Praça dos Heróis do Ultramar, em Coimbra, mediante a colocação de barracas, tendas, terrados, espaços de animação e de restauração.

  • Destinatários:

O mercado destina-se a artesãos, produtores locais, associações solidárias, culturais e desportivas, escolas e instituições das freguesias organizadoras, bem como empresas, pequenos lojistas e particulares cuja participação seja considerada pertinente.

4. Período e Horário

4.1 – Período de Funcionamento

O Mercado de Natal irá realizar-se nos dias 06 a 22 de Dezembro de 2019.

4.2 – Horário de Funcionamento

Segunda-Feira:          12h00 às 20h00

Terça Feira:                12h00 às 20h00

Quarta-Feira:             12h00 às 20h00

Quinta-Feira:             12h00 às 20h00

Sexta-Feira:                12h00 às 22h00

Sábado:                      12h00 às 22h00

Domingo:                    12h00 às 22h00

NOTA: O Mercado de Natal terá Licenças até às 24h:00, caso alguns expositores queiram ficar até essa hora, a organização não se opõe.

4.3 – A inscrição no Mercado de Natal implica a obrigatoriedade de estar presente em todos os dias de certame.

4.4 – O incumprimento do horário estabelecido, assim como o abandono por motivo injustificado, implicam o pagamento à Organização no valor de 50% do pagamento da inscrição, bem como poderão implicar a perda do lugar no próximo evento ou nos seguintes dias do certame.

5. Inscrição

5.1 – A inscrição poderá ser feita pessoalmente, nas instalações da UFC ou da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, por via CTT ou por e-mail, sendo apenas considerada valida após bom pagamento, realizado após confirmação de participação pela organização.

5.2 – É obrigatório mencionar na ficha de inscrição TODOS os produtos a vender e/ou todos os serviços a prestar ou acções solidárias a desenvolver.

5.3 – Por cada ficha de inscrição, apenas será atribuído/disponibilizado um expositor correspondendo a uma participação.

5.4 – As inscrições estão limitadas ao espaço existente, pelo que sendo aplicados os seguintes critérios de selecção no caso em que as candidaturas excedam o espaço disponível:

 a) 1º: originalidade e consonância dos produtos com a época natalícia;

 b) 2: pessoas singulares naturais ou residentes na freguesia;

 c) 2º: ordem de inscrição;

 d) 3º: pessoas colectivas com sede na área limítrofe de Coimbra;
 d) 4º: pessoas singulares não residentes nas freguesias;

 e) 5º: pessoas colectivas com sede fora da área limítrofe de Coimbra;

5.5 – No caso de se verificarem demasiadas inscrições de participantes com a mesma natureza de actividade a Organização reserva-se ao direito de, não obstante os critérios elencados no ponto anterior, proceder a uma selecção dos participantes, pois existe um número limitado de inscrições. Com esta seleção, a Organização pretende limitar o número de expositores associados à mesma atividade/área. Caso haja algum contratempo adicional, a organização encarregar-se-á de informar todos os inscritos no Mercado de Natal.

5.6 – A comunicação de aceitação, ou não, será efectuada por email até ao dia 1 de Dezembro de 2019.

6. Espaços/Stands e Valor de Participação:

6.1 – A Organização disponibilizará, mediante o pagamento do correspondente valor de participação, os seguintes espaços/stands:

  1. Stands de Madeira:                                 250,00 € (c/ água e luz e barraca) – 2,5×2 metros;
  2. Espaços/Roulottes de restauração:       400,00 € mais Eletricidade;                                
  3. Carrosséis e outros:                                400,00 € mais Eletricidade.                       

6.2 – Os stands serão montados entre o dia 03 e o dia 05 de Dezembro, sendo que acreditação começa no dia 05 de Dezembro das 16h:00 às 23h:00.

6.3 – A decoração dos espaços é obrigatória será inteiramente da responsabilidade de cada expositor devendo, no entanto, respeitar o tema natalício do evento com as seguintes cores: vermelho e verde.

6.4 – Os interessados colocarão em exposição no espaço físico os objetos que pretendam vender e serão eles os responsáveis pelas vendas.

7. Contactos no âmbito da inscrição:

1) mercadodenataldecoimbra@gmail.com

2) Sede da União das Freguesias de Coimbra

3) sede da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais

8. Momento de Pagamento do Valor de Participação

O pagamento do valor de participação no Mercado de Natal deverá ser realizado, impreterivelmente, até ao dia 01 de Dezembro, podendo ser efetuado em numerário, por cheque endereçado à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais ou por transferência bancária para o IBAN PT 50 0036 0415 99102369238 70. Caso o pagamento seja realizado por transferência bancária deverá enviar o comprovativo do mesmo para os serviços da UFC. Caso o pagamento seja feito por cheque a inscrição só será considerada válida após boa cobrança do mesmo.

9. Data limite para entrega das inscrições

A recepção das fichas de inscrição decorre até ao dia 15 de Novembro de 2019, não sendo aceites inscrições após esta data.

10. Critérios de Localização

A distribuição dos participantes pelos expositores disponíveis será da exclusiva competência e responsabilidade da Organização.

11. Deveres da Organização

– Garantir segurança e vigilância das Stands/Roulottes/Carrocéis, fora das horas de abertura ao público;

– Garantir a limpeza e manutenção dos espaços de animação e circulação;

– Capacitação das Stands com instalação elétrica;

– Animação com música ambiente de Natal;

– Colocação de um palco para animação ao vivo;

– Dinamização do palco para animação ao vivo com espetáculos;

– Colocação de um Presépio;

– A divulgação do evento;

– 2 WC’S Portáteis (um feminino, outro masculino).

Apesar de garantir a vigilância do espaço com os serviços de segurança, a organização fica isenta de toda a responsabilidade em caso de furto, desaparecimento de material, mobiliário, equipamento, utensílios ou mercadorias, assim como de qualquer estrago causado.

Aconselham-se os participantes a efectuarem um seguro particular.

12. Deveres dos Participantes

• Cada uma das entidades a que for atribuído/disponibilizado um expositor é responsável pela decoração desse mesmo expositor, devendo esta ser aprovada pela organização;

• Manter a identificação no expositor;

• Respeitar a disposição dos expositores;

• Cumprir rigorosamente os horários de funcionamento;

• Ser responsáveis pelos produtos expostos e pelo seu expositor;

• Vender ou produzir os produtos aprovados pela Organização, não acrescentando produtos sem solicitar a devida autorização à Organização.

• Ser responsáveis pelos seus bens e pela limpeza e segurança interna dos espaços.

• Respeitar a legislação em vigor para o exercício da sua atividade, nomeadamente estar devidamente assegurado.

13. Transmissão de direitos

Os candidatos selecionados não podem ceder a terceiros a sua posição, seja a que título for.

14. Aceitação das Normas

14.1 – O pagamento da inscrição implica a aceitação de todas as cláusulas presentes neste regulamento.

14.2 – O incumprimento das obrigações assumidas pelos participantes, nos termos dos números e artigos anteriores, determinará a extinção do direito de participação, sem que haja lugar à exigência de indemnização. Este processo decorrerá da seguinte forma:

a) Chamada de atenção;

b) Repreensão por escrito;

c) Exclusão do evento;

d) Extinção do direito de participação em edições futuras.

Observações Complementares:

– Ao lucro obtido pelo participante, não será cobrada qualquer comissão;

– Não é permitida a permanência de viaturas no local do evento.

– Apenas poderão entrar veículos para cargas e descargas e fora do horário de funcionamento do mercado;

– A organização não se responsabiliza pelo dano ou extravio de qualquer bem ou produto;

– A organização não se responsabiliza por qualquer acidente que possa ocorrer durante o evento;

– Todos os casos omissos neste regulamento serão solidariamente resolvidos pela União das Freguesias de Coimbra e pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Informação:Para qualquer esclarecimento adicional, entre em contacto com a organização.

Formulário de Inscrição

Continue Reading
SUNSET NO PARQUE LINEAR DO VALE DAS FLORES

SUNSET NO PARQUE LINEAR DO VALE DAS FLORES

O Parque Linear do Vale das Flores, em Coimbra, vai receber pela primeira vez uma festa Sunset. A iniciativa, que terá lugar na próxima sexta-feira, a partir das 18h30, junto à escola, é organizada pela Fundação INATEL e pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, tendo entrada livre.

Esta festa ao pôr-do-sol convida as pessoas a uma despedida das tardes ainda mornas e a uma entrada animada no outono, ao som de música ao vivo interpretada por um ensemble de jazz composto por músicos do CAIS de Coimbra, estando confirmados Constança Ochoa, Rodrigo Paredes, Paulo Silva e Buga Lopes.

A Junta da Freguesia de Santo António dos Olivais, representada por Moura Távora e Luís Pais, refere que “este Sunset foi concebido para ser partilhado por todos os públicos, sublinhando a boa parceria entre as duas entidades de forma a viabilizar ações cujos destinatários são os cidadãos, dinamizando e aproveitando, ao mesmo tempo, este local da cidade”.

De acordo com Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, “a ideia de levarmos ações culturais e de lazer a locais menos convencionais, onde as pessoas se encontram, concede-nos a imaginação de que qualquer espaço é compatível com a fruição cultural e que a sua integração no quotidiano pode ser conciliada com outras atividades diversas”.

O Parque Linear é uma extensa mancha pedonal e ciclável rodeada de relva, onde habitualmente se pratica desporto urbano, e onde é usual ver os moradores a correr ou a fazer caminhadas ao longo de todo o dia e da noite. “A imersão na natureza e a proximidade do parque infantil é um convite às famílias, uma vez que permite que haja uma atração também para os mais novos”, conclui Bruno Paixão.

A Junta de freguesia acautelará que haja lugares sentados, referindo, todavia, que a relva envolvente é igualmente convidativa a quem preferir estender mantas no chão e passar ali uma excelente sexta-feira.

Paralelamente à iniciativa, Bruno Paixão refere que a Fundação INATEL está a ser cada vez mais procurada pelas pessoas e tem, neste momento, a decorrer uma campanha, em vigor até 7 de outubro, para novos sócios, com condições preferenciais como a isenção da joia de inscrição e a oferta de um brinde.

Ambas as entidades convidam as pessoas a marcar presença e deixam como nota de curiosidade que o pôr-do-sol de sexta-feira está previsto para as 19h11. “Podemos vê-lo juntos”, referem.

Continue Reading