Sede: 239 790 900 |  CTT: 239 714 181

Latest News

Mirum est notare quam littera gothica, quam nunc putamus parum claram, anteposuerit litterarum formas humanitatis per seacula quarta

Santo António dos Olivais > Blog

INFORMAÇÃO – DIA DE FINADOS

INFORMAÇÃO – DIA DE FINADOS

Tendo presente o estado de calamidade em que se encontra o Pais, e tentando salvaguardar ao máximo a segurança de todos os utilizadores dos cemitérios de Santo António dos Olivais e Nossa Senhora das Dores, o Executivo da Junta de Freguesia decidiu apresentar as seguintes regras de acesso aos cemitérios no período entre 29 de Outubro e 1 de Novembro 2020:

1 – Uso obrigatório de máscaras ou viseira e de preferência o uso de luvas;

2 – Higienização das mãos à entrada e saída dos cemitérios;

3 – Tempo máximo de permanência de 30 minutos;

4 – Seguir escrupulosamente as indicações existentes nos Cemitérios;

5 – Horário de funcionamento:

            29 e 30 – Quinta e sexta – 8.00h ás 17.00h

            31 e 01 – Sábado e Domingo – 8.00h ás 18.00h

Estas medidas, ficarão sempre sujeitas a quaisquer orientações superiores que sejam tomadas a nível nacional por quem de direito.

Coimbra, 19 Outubro de 2020

O Executivo da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais   

Continue Reading
Situação de contingência, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

O Conselho de Ministros no passado dia 11 de setembro, aprovou a resolução que declara a situação de contigência em todo o território nacional continental, no âmbito da pandemia COVID-19, a partir das 00h00 de 15 de setembro de 2020 até às 23h59 de 30 de setembro de 2020. 

Bebidas Alcoólicas

PROIBIÇÃO DE VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS 

  • Em ÁREAS DE SERVIÇO OU EM POSTO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS;
  • A partir das 20h00, nos estabelecimentos de COMÉRCIO A RETALHO, INCLUINDO SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS;

PROIBIÇÃO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

  • Em ESPAÇOS EXTERIORES DOS ESTABELECIMENTOS DE RESTAURAÇÃO E BEBIDAS APÓS AS 20H00, salvo no âmbito do serviço de refeições.

Horário de Funcionamento

ALTERAÇÕES

  • Estabelecimentos comerciais NÃO podem abrir antes das 10h (conforme artº10 da presente Resolução);

MANTÉM-SE

  • Nos estabelecimentos de restauração e similares, a partir das 00:00h não é permitido o acesso ao público para novas admissões e encerram às 01:00h.

Limitação de ocupção

  • CONCENTRAÇÃO MÁXIMAS DE 10 PESSOAS, salvo se pertencentes ao mesmo agregado familiar, na via pública e em estabelecimentos;
  • LIMITE MÁXIMO DE 4 PESSOAS POR GRUPO até às 20h00 nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300m das escolas, em dias úteis,salvo se pertencentes ao mesmo agregado familiar;
  • Em ÁREAS DE RESTAURAÇÃO DE CENTROS COMERCIAIS, define-se o mesmo limite máximo de 4 pessoas por grupo.
Continue Reading
7ª edição de “HÁ MÚSICA NO JARDIM!” 11 E 12 DE SETEMBRO DE 2020

HÁ MÚSICA NO JARDIM! conhece a sua sétima edição em 2020, neste mês de Setembro, depois do seu adiamento forçado em Junho, numa versão reduzida e com regras especiais de controle e de segurança impostas pela crise sanitária Covid-19. Como sempre, encontro marcado com a música no magnífico anfiteatro ao ar livre, localizado no jardim da Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra. A entrada é livre, com lotação limitada e controlada e levantamento obrigatório de bilhetes (Alma Shopping, balcão de informação). A cultura não pode parar! Faça-nos companhia!

Promotor: Clube Residencial Cidade Jardim

REGRAS DE SEGURANÇA 
As regras de segurança para acesso do público ao “Há Música no Jardim!”, que se realiza no anfiteatro ao ar livre da Quinta de São Jerónimo seguem as recomendações da Direção Geral de Saúde

Receberemos os espectadores com toda a segurança e confiança.

CONDIÇÕES DE ACESSO A BILHETES

Os bilhetes ficam disponíveis para levantamento no Alma Shopping (balcão de informação). 

ACESSO AO RECINTO

A entrada é livre mediante apresentação de bilhete.
A entrada é feita a partir das 20h30 (dia 11) / 17h30 (dia 12) e preferencialmente até 15 minutos antes do início do espectáculo.

Lugares sentados e sinalizados.
Os lugares laterais têm visibilidade reduzida.
O espetáculo não tem intervalo.

O recinto não dispõe de lugar para Coabitantes.

Não é permitida a entrada no recinto após o início do espectáculo.

Para segurança de todos, aconselhamos que apenas se dirija ao local do espetáculo se for portador de bilhete de acesso.

11 SETEMBRO| 21H00

LUÍS PORTUGAL E RUI VILHENA

“POETAS COM VOZ”

LUÍS PORTUGAL

Luís Portugal é convidado a integrar o grupo JAFUMEGA em 1977 e, juntamente com Eugénio, Pedro e Mário Barreiros, José Nogueira e Álvaro Marques, deixa-nos um dos legados musicais mais importantes da música moderna portuguesa.

1992 é o ano do retorno aos discos: “Coisas Simples”, o seu primeiro trabalho a solo, tem produção de Jorge Filipe e Telmo Marques, e colaboração, entre outros, dos Vozes da Rádio.

Depois de uma aturada recolha musical por Trás-os-Montes, surge em 1995 o trabalho “Alta Vai a Lua”, que vem alargar o campo musical onde Luís se movia até então. Em 1998 é convidado pelo guitarrista clássico Paulo Vaz de Carvalho, a dar expressão ao trabalho de Adriano Correia de Oliveira, numa justa homenagem. Luís Portugal continua hoje a interpretar alguns “cantautores de Abril “, com destaque para José Afonso, em produções encomendadas.

“Luís Portugal ao vivo” é o registo em 2000, concebido e gravado em Tondela, no espaço ACERT, no qual, para além de quatro temas originais, o cantor revisita canções intemporais que povoam a sua carreira. Em 2012, Luis Portugal está de volta aos palcos, com banda, e ao mercado discográfico com um novo trabalho, que tem como single de estreia “Perto da Paixão”.

“Poetas com Voz”, espetáculo intimista e abrangente, em que a língua e os poetas portugueses são os convidados, é o projecto que traz ao “Há Música no Jardim!”.

RUI VILHENA

Rui Vilhena é um dos grandes guitarristas portugueses da actualidade e também integrante dos “Vozes da Rádio”, uma das maiores referências da música acapella do nosso país.

12 SETEMBRO| 18H00

ANDRÉ SANTOS E BRUNO SANTOS

“MANO A MANO”

MANO A MANO

O projecto “Mano a Mano” reúne os irmãos madeirenses Bruno Santos (1976) e André Santos (1986). Reconhecidos guitarristas no meio jazzístico português, com um percurso firmado desde há anos, partilham uma parceria a qual já produziu três discos e se apresentou em vários espectáculos, em paralelo com trabalhos a solo ou em projectos colectivos. O primeiro disco de instrumentais foi preenchido maioritariamente com versões; o segundo, editado em 2017, já apresentou alguns temas originais. Já o terceiro, recentemente editado, é quase todo preenchido com originais, assinados por Bruno e por André, exceptuando os temas Noites da Madeira, do pianista e compositor madeirense Tony Amaral (1938-2016) e Stardust, do também pianista e compositor norte-americano Hoagy Carmichael (1899-1981).

“Ainda temos muito por onde andar”, diz André. Bruno acrescenta: “Neste volume fizemos um upgrade para o repertório de originais, mas há outras ideias na calha. E pensar a dois ajuda muito.” (excerto de entrevista ao jornal “Público” Janeiro 2020).

https://www.publico.pt/2020/01/16/video/mano-mano-vivo-auditorio-publico-20200116-162214
Continue Reading
Novo equipamento multibanco na sede da Junta

Finalmente o multibanco que está instalado na sede da Freguesia de Santo António dos Olivais foi substituído por um equipamento novo.

Este terminal multibanco já está instalado e a funcionar e que permite a realização das operações de forma muito mais rápida e sem as constantes avarias que o equipamento, agora desactivado, já vinha a revelar.

O Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Andrade, agradece publicamente a preciosa colaboração do Millennium BCP, através dos bons ofícios da diretora da agência da Cruz de Celas, Dra. Sofia Reis, que instalou o equipamento.

Continue Reading
O Programa de envelhecimento ativo e saudável está de volta

Em relação ao programa de envelhecimento ativo e saudável que há mais de 20 anos oferecemos aos cidadãos seniores da Freguesia, começámos hoje, no Largo dos Olivais, as aulas de yoga e chi kung, em total respeito pelas restrições impostas pelo quadro covid 19.

Em relação à disciplina de hidroginástica, por não haver hipótese de utilização das piscinas, substituímo-la por um programa de pequenas caminhadas.

Foram criados grupos de 10 pessoas, em horários diferentes, com a obrigatoriedade da utilização de máscara, distanciamento e higienização, o que permitirá a segurança e o desempenho normal das actividades.

Acreditamos que com este regresso, estamos a promover os laços de amizade que se foram estabelecendo ao longo dos anos e ao mesmo tempo a cuidar do bem-estar e saúde mental de todos os praticantes que já apresentavam sintomas preocupantes, tanto no campo físico como psicológico, devido aos três meses que passaram confinados em casa.

Aos seniores que ainda não acham conveniente iniciar as actividades, é-lhes proporcionada a possibilidade de assistirem às aulas de chi kung através de um grupo de facebook.

O Presidente da Junta de freguesia de Santo António dos Olivais.

Francisco Correia de Figueiredo Andrade

Continue Reading
Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais continua no apoio às IPSSs da Freguesia e aos que mais precisam.

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais está a distribuir junto das instituições da freguesia vários equipamentos de protecção individual para que aqueles, que neste momento desempenham um papel vital na estrutura de apoio social, possam trabalhar com segurança.
 
Através da assistente social da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais estão a ser distribuídas 1000 máscaras cirúrgicas, 3000 luvas, 1000 viseiras e 60 embalagens de gel desinfetante.
 
Esta acão não é um apoio pontual, mas sim um reforço do enorme esforço que a Junta de Freguesia, tal como todas as instituições de apoio social da freguesia, têm vindo a fazer para tentar minimizar o impacto que esta situação atual nos trouxe.
 
Além deste reforço no apoio social também temos estado atentos às carências que o sector da educação tem revelado. Com a ajuda de vários doadores anónimos que connosco têm colaborado temos dotado alunos do 2º e 3º ciclo de computadores, impressoras e ligações à internet que permitem o acompanhamento do ensino à distância.
 
Já distribuímos mais de 30 computadores, uns adquiridos, outros oferecidos e ainda esta semana vamos receber mais 50 tablets para serem entregues a alunos carenciados.
 
Tudo isto é possível porque o Executivo decidiu reafectar verbas que estavam previstas para a área cultural e desportiva para estas ações. Também contamos com a ajuda de várias instituições da cidade dos quais destacamos a Universidade de Coimbra através do Magnifico Reitor Prof. Dr. Amílcar Falção e do Prof. Dr. Norberto Pires com a oferta de 400 viseiras e do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra através do seu Presidente Prof. Dr. Mário Velindro com outras 200 viseiras.

Continue Reading
50 computadores/tablets para entregar a alunos sinalizados.

Foi hoje decidido em reunião do Executivo da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais a aquisição de 50 computadores/tablets para serem entregues a alunos sinalizados pelos agrupamentos escolares.

Esta decisão vem na sequência dos inúmeros pedidos, que apesar dos vários donativos de equipamentos recebidos e já distribuídos, ainda esperam por uma solução.

Esta aquisição de equipamentos irá ser feita no menor espaço de tempo para que rapidamente cheguem a quem deles precise.

Continue Reading
Quer ajudar?

Apesar da existência de vários programas de apoio à informatização dos alunos, quase todos esses programas estão direcionados para os alunos do primeiro ciclo.

Também por isso, temos vários, bastantes, pedidos de apoio para dotar alunos do segundo ciclo de escolaridade, da freguesia de equipamentos informáticos que lhes permita ter acesso às aulas a partir de casa.

Estamos a aceitar a doação, ou o empréstimo até final do ano, de portáteis, tablets e, em menor número, de bandas largas.

A gestão das doações será feito pelo Gabinete de Acção Social da Freguesia de Santo António dos Olivais que aceita os donativos e encaminha-os para quem deles necessita através do agrupamento de escolas. Depois,  o controle diário e correcto manuseamento dos equipamentos será assegurado pelos diretores dos agrupamentos que receberem os equipamentos.

Apelamos que quem possa ajudar nos envie um email para csfsao@hotmail.com com a indicação do que pode ceder e nós entraremos em contacto para tratar de tudo.

Apelamos também que dê a conhecer este pedido a empresas ou entidades que possam ter equipamento informático que possa ser utilizado.

Continue Reading