4, 5 e 18 de junho, 2022
QUINTA DE SÃO JERÓNIMO – ANFITEATRO
HÁ MÚSICA NO JARDIM! está de volta para a sua 9ª edição. Desde 2014 que o ciclo de concertos acontece, ininterruptamente, no espaço ao ar livre do anfiteatro localizado no aprazível jardim da Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra. Promovido pelo Clube Residencial Cidade Jardim e Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, o cartaz de 2022 anuncia a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra, depois de dois anos de ausência forçados pela crise sanitária e pelas restrições impostas para a realização de espectáculos. É com grande alegria e satisfação que saudamos o regresso de dezenas de jovens músicos para a abertura, a 4 de Junho, de HÁ MÚSICA NO JARDIM! com um concerto de música clássica em que teremos a oportunidade de escutar obras que nos levam a viajar pela música de vários pontos do globo, contando histórias e criando imagens sonoras.
A 5 de Junho será a vez do Colectivo Ciranda e da música tradicional portuguesa. A matéria-prima dos Ciranda é constituída pelas vozes e pelos sons antigos recolhidos por Michel Giacometti, Fernando Lopes Graça, Ernesto Veiga de Oliveira, José Alberto Sardinha, entre outros etnomusicólogos que percorreram o país de Norte a Sul, continente e ilhas, à procura de salvaguardar uma parte tão valiosa da nossa memória coletiva.
Joana Dourado (voz); Alexandre Barros (vozes, bandolim, viola braguesa); Vasco Nogueira (vozes, cavaquinho, viola braguesa); João Madeira (vozes, guitarras); Paulo Yoshida (vozes, viola baixo); José Soares (bateria e percussões).
Dia 18 de Junho terminamos com jazz e o Almmond Trio, num dos formatos mais fascinantes do universo da guitarra jazz – trio com órgão – instrumento com uma presença menos regular no panorama português. A formação “Almmond Trio” apresenta Hugo Lobo, com 18 anos e já um caso sério na música (órgão), Nemanja Delic, baterista vigoroso, que conhece e ama como poucos o jazz e Bruno Santos, guitarrista e mentor do grupo. O repertório é composto essencialmente por temas da sua autoria escritos para este formato.
Todos os concertos são às 18h30 e de entrada livre.
Em Junho, como sempre, como dantes.
Junte-se a nós e venha à Festa da Música!
Galeria
Programa
DIA 4 SÁBADO | 18H30
Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra
A Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra é constituída por alunos das classes avançadas de madeiras, metais e percussão. Sob a direção do professor José Pedro Figueiredo, cada um dos quase 70 jovens instrumentistas constrói competências de execução em contexto de orquestra, fundindo o timbre do seu instrumento numa cor orquestral global ou revelando a sua individualidade. Neste concerto teremos a oportunidade de escutar obras que nos levam a viajar pela música de vários pontos do globo, umas contando histórias e outras criando imagens sonoras. Uma verdadeira ilusão criada através da arte dos sons!
DIA 5 DOMINGO | 18H30
COLECTIVO CIRANDA
Conheceram-se no GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore de Coimbra (www.gefac.pt), casa de encontros onde se trabalha para conhecer e dar a conhecer de forma criativa as raízes das tradições portuguesas.
A matéria-prima dos Ciranda é constituída pelas vozes e pelos sons antigos recolhidos por Michel Giacometti, Fernando Lopes Graça, Ernesto Veiga de Oliveira, José Alberto Sardinha, entre outros etnomusicólogos que percorreram o país de Norte a Sul, continente e ilhas, à procura de salvaguardar uma parte tão valiosa da nossa memória coletiva.
A música dos Ciranda concilia estas velhas melodias, mas intemporais, com sonoridades e referências musicais mais contemporâneas.
Formação: Joana Dourado (voz); Alexandre Barros (vozes, bandolim, viola braguesa); Vasco Nogueira (vozes , cavaquinho, viola braguesa); João Madeira (vozes, guitarras); Paulo Yoshida (vozes, viola baixo); José Soares (bateria e percussões).
DIA 18 SÁBADO
Bruno Santos “Almmond Trio”
Um dos formatos mais fascinantes do universo da guitarra jazz é o trio com órgão. Não é um instrumento com presença regular no nosso panorama. A formação “Almmond Trio” apresenta-se com Hugo Lobo, 18 anos e já um caso sério na música (órgão), Nemanja Delic, Baterista vigoroso, que conhece e ama como poucos o jazz e Bruno Santos, guitarrista e mentor do grupo. O repertório é composto essencialmente por temas da sua autoria escritos para este formato.