Sandra Costa Saldanha

Doutorada em História da Arte, professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

Dedica atividade científica à investigação da arte portuguesa na Idade Moderna, particularmente ao estudo das relações luso-italianas, intercâmbios estéticos e impactes sobre a produção escultórica dos séculos XVII e XVIII, em contexto nacional, luso-brasileiro e ibero-americano.

Docente nas áreas disciplinares da História da Arte, do Design e das Artes Decorativas, exerceu funções no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (1999-2019) e na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (2008-2010). Foi colaboradora da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais na elaboração do Inventário do Património Arquitetónico do distrito de Lisboa e coordenadora do Serviço de Património, Investigação e Promoção Cultural do Patriarcado de Lisboa, com funções nas áreas do inventário, investigação e serviço educativo do mosteiro de São Vicente de Fora.
Com atuação no domínio mais alargado do património artístico e cultural, enquanto diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, desenvolveu atividade nos domínios do inventário, conservação, restauro, museus, arquivos e bibliotecas, com resultados expressos na implementação de diversos projetos e iniciativas de investigação, formação e transferência de conhecimento.

Membro do Conselho Nacional de Cultura (secções de Património Arquitetónico e Arqueológico; Museus, Conservação e Restauro e Património Imaterial; e Arquivos), é responsável pela elaboração de pareceres sobre propostas de classificação, abertura de procedimentos, fixação de ZEPs, entre outras.

PROGRAMA