ORÇAMENTO PARTICIPATIVO


(Actualizado a 1 de Agosto com as propostas admitidas pela Comissão de Análise Técnica)

 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Projeto: CARDIO + NA ESCOLA

Proponente: Gonçalo Nuno Gonçalves Órfão – Cruz Vermelha Portuguesa

Resumo:

Aumentar em 90% a capacidade de assistência imediata em situações de paragem cardiorrespiratória através da implementação de Desfribilhadores Automáticos Externos (DAEs) e capacitação técnica na comunidade escolar da Freguesia de Santo António dos Olivais (5 Escolas da Freguesia abrangidas pelos 3 Agrupamentos). Inclui um plano de formação, licenciamento, gestão e acompanhamento, auditoria e controlo de qualidade num período de um ano.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM

Projeto: FÉRIAS JOVENS

Proponente: Gonçalo Filipe Mendonça Marques Donato

Promoção de atividades de ocupação de tempos livres para jovens de âmbito desportivo como sejam: Ténis, Ténis de Praia, Ténis de Mesa, Basquetebol, Badminton, Futebol de Praia, Andebol de Praia, Atividades Aquáticas e de âmbito cultural e lúdico tais como: Atividades de expressão plástica, jogos de tabuleiro, caça ao tesouro, cinema e dança. Prevê-se o funcionamento das atividades nas instalações do Clube de Ténis de Coimbra à exceção das atividades aquáticas que funcionariam nas Piscinas do Parque Verde, situadas nas instalações do clube. Inclui almoço.

Projeto: COM(VIVE) FÉRIAS 2017

Proponente: Ana Beatriz Correia da Costa Ferrão Baptista

Promover o convívio social entre crianças e jovens através do estreitamento dos laços entre eles, ao mesmo tempo que se desenvolvem competências a nível da sociabilização e interajuda com recurso à oferta de um programa diferente que vise ocupar os tempos de lazer. Pretende-se ainda que os participantes reconheçam a Cidade de Coimbra como a Cidade do Conhecimento e a reconheçam como Património da Humanidade. Entre as atividades que pretendem desenvolver contam-se: oficinas criativas e Workshops variados; atividades desportivas; jogos indoors e outdoors; atividades ao ar livre e de contato com a natureza; visitas guiadas para conhecimento do património da Cidade, pintura e escrita. Prevê-se o funcionamento das atividades nas instalações da Associação Lições Destaque com atividades em vários pontos da Cidade. Inclui almoço.

___________________

CRONOGRAMA

Até 16 de Junho

– Divulgação do Orçamento Participativo

e Orçamento Participativo Jovem e respectivos Regulamentos

– Recolha de Propostas;

19 a 30 de Junho – Análise Técnica

 

 (Actualização a 3 de Julho com as actas de apuramento de candidaturas)

ata 1 op

ata 1 opj

 

31 de Julho – Realização da Assembleia Participativa (Assembleia aberta a todos que se realizará pelas 21h00 no auditório da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais)

1 de Agosto a 31 de Agosto – Votação das propostas

 

 

 
 Documentação

 

Perguntas Frequentes

 

O que é o Orçamento Participativo e o Orçamento Participativo Jovem?
É um instrumento democrático de participação, colocado ao serviço dos cidadãos, através do qual estes decidem de forma responsável o destino dos recursos financeiros públicos disponíveis para o desenvolvimento da comunidade em que se inserem.
Existem dois orçamentos participativos?
Sim, o orçamento participativo onde todos os fregueses podem participar e o orçamento participativo jovem destinado a fregueses, ou estudantes na freguesia, com idades compreendidas entre 18 e 30 anos.
Qual é o objectivo dos Orçamentos Participativos?
Conceder aos cidadãos o poder efectivo de contribuírem para o desenvolvimento da sua Freguesia, apresentando propostas que considerem prioritárias e do interesse geral para os Fregueses.
Qual o modelo adoptado pela JFSAO?
O Orçamento Participativo assenta num modelo de participação com duas vertentes:
a) consultiva, na qual os fregueses são convidados a apresentar as suas propostas;
b) deliberativa, período durante o qual os fregueses são chamados a decidir através de votação.
As propostas a apresentar devem ser inseridas e contextualizadas nas diferentes áreas de competência da JFSAO.
Quem pode participar?
Podem participar no Orçamento Participativo todos os cidadãos eleitores da JFSAO, individualmente ou em Grupo E NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, recenseados na Freguesia de Santo António dos Olivais ou que sejam estudantes de alguma instituição de ensino sedIada nesta freguesia.
Quais os recursos financeiros afectos?
O valor a afectar ao Orçamento Participativo de 2017 é de 10.000,00 €, e ao Orçamento Participativo Jovem é de 10.000€, valores que foram aprovado na Assembleia de Freguesia no dia 22 de Dezembro de 2016.
Como posso participar?
A participação pode ser efectuada em dois períodos distintos: na fase de recolha de propostas através do seu envio e na fase de votação através do voto.
Como e quando posso apresentar propostas?
Poderá apresentar as propostas por correio electrónico para orcamentoparticipativo@jfsao.pt ou entregar pessoalmente nos serviços da Junta de Freguesia até dia 16 de Junho.
As propostas seleccionadas serão transformadas em projectos e posteriormente submetidas a votação pública.
Quando são conhecidas as propostas vencedoras?
A divulgação dos resultados terá lugar no final do mês de Julho e será efectuada através do site da Junta de Freguesia, na  sua sede e de outras formas consideradas adequadas.
Quantas propostas podem vencer?
São aprovados todos os projectos mais votados que, no seu conjunto, não ultrapassem o valor a afectar ao presente Orçamento Participativo.
Como posso manter-me informado?
A transparência constitui um dos pilares fundamentais do processo de participação. A Comissão de Análise Técnica elaborará um Relatório com todas as propostas apresentadas e respectiva análise, com ampla divulgação, nomeadamente no site da Junta de Freguesia, onde estará disponível toda a informação sobre  o Orçamento Participativo.