CULTURA E COLECTIVIDADES


Cultura:

 

Conscientes que estamos, relativamente a todas as restrições financeiras vamos elencar um conjunto de iniciativas de âmbito sócio culturais e recreativas, dirigidas a toda a população de Santo António dos Olivais e ao mesmo tempo a todos aqueles que nos visitam. Fazer mais e melhor, mas ao mínimo custo é o nosso lema.

Nesse contexto apresentamos algumas actividades muito enraizadas na Freguesia ou que, embora mais recentes, têm tido assinalado êxito.

Assim propomo-nos realizar:

 

  • Romaria do Espírito Santo – Largo dos Olivais

romaria-espirito-santo

 

Esta é uma das grandes tradições da freguesia, realiza-se há mais de um século no Largo dos Olivais. No passado, o espaço existente para a realização desta actividade era muito diferente, hoje apesar das limitações desse espaço, procuraremos manter a tradição introduzindo algumas alterações.

 

  • Feira das Colectividades

 

A nossa Freguesia possui na sua área geográfica um enorme conjunto de colectividades culturais, recreativas e desportivas. A maior parte dessas colectividades por diversos factores não têm o relevo que tinham, obrigando-nos a tentar encontrar soluções que visem o reforço do movimento associativo que ao longo dos tempos teve uma grande importância na actividade social, cultural e desportiva, contribuindo para o desenvolvimento local.

Nesse contexto promovendo a feira das coletividades estamos a dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por cada uma delas, bem como, a potenciar o envolvimento de todos, contribuindo para um movimento associativo mais forte.

 

  • Rotas Temáticas/Caminhadas pela Freguesia

rotas-tematicas

 

Esta é uma das actividades que se tem realizado desde o ano de 2010 e que, embora seja uma actividade recente, tem tido uma grande participação da população. São Rotas Temáticas, com repercussões positivas nos participantes, para além dos momentos de convívio e partilha de conhecimentos, proporcionamos ainda exercitar o corpo e a mente.

 

  • Marchas Populares de Santo António

marchas-populares

 

Continuar com as Marchas de Santo António é uma obrigação deste executivo, uma vez que foi mais uma das tradições recuperadas e que levaram à participação de toda a população. Neste momento, para além dos grupos da Freguesia, outros grupos do Concelho de Coimbra têm vindo a associar-se levando a que esta realização  não seja só da Freguesia, mas sim da Cidade de Coimbra.

 

  • Festejos dos Santos Populares

santos-populares

 

As comemorações dos Santos Populares “As Fogueiras”, são uma tradição em Coimbra. A Junta de Freguesia reactivou esta tradição, a população tem aderido e considera-se um êxito assinalável. Em nosso entender devemos manter estes festejos que já são conhecidos para além da freguesia.

 

  • Mostra de Arte dos Artistas da Freguesia de Stº António dos Olivais

mostra-arte

 

Integrada nas comemorações do aniversário da freguesia, esta exposição é  uma mostra, do que os nossos artistas, moradores na freguesia, conseguem fazer com vários materiais. De ano para ano têm surgido diversas obras de arte que enriquecem culturalmente esta freguesia. Esta Mostra de Arte realiza-se no Centro Comercial Dolce Vita, parceiro desta actividade.

 

  • Serões Culturais – Noites de Verão no Bairro Norton de Matos

noites-vera%cc%83o

 

Para a realização destes serões culturais, podemos dizer que vamos continuar com a parceria entre a Junta de Freguesia e o Folk Cantanhede, que se traduz na cedência dos grupos internacionais que todos os anos participam na semana internacional do Folk Cantanhede. Podemos assim, proporcionar a toda a população a possibilidade de conhecer novas culturas. Para que esta actividade se realize contamos com o apoio de diversas entidades oficiais e particulares.

 

  • Carnaval de Coimbra, Bairro Norton de Matos

 

No que se refere ao Carnaval, o cortejo continuará a ser uma forte aposta deste executivo. O desfile fez renascer na Cidade de Coimbra a magia do Carnaval tradicional. O intuito é reavivar memórias e tradições antigas, proporcionando momentos de partilha, convívio e diversão à população da freguesia e de quem nos visita. Este anos de 2014, apesar da chuva o cortejo saiu à rua novemente e deliciou os visitantes.

 

Dia da árvore, do Ambiente e da Criança

 

Para além destas actividades e em conjunto com o pelouro das escolas, espaços verdes e desporto, propomos comemorar o dia da árvore, o dia mundial do ambiente e o dia mundial da criança, utilizando os espaços verdes existentes na freguesia, bem como as grandes  superfícies comerciais, envolvendo a Escola Superior de Educação de Coimbra e o  Instituto Superior Miguel Torga,  através dos estagiários dos cursos de Animação Socioeducativa e Turismo.

 

Dia Mundial dos Avós

 

dia-avos

 

No dia vinte e seis de Julho “Dia Mundial dos Avós”, continuaremos a prestar homenagem aos avós da freguesia. Esta homenagem está integrada nos serões culturais do Bairro Norton de Matos, onde se associam familiares e amigos e algumas entidades oficiais que juntos assistem à exibição de um filme da história de vida dos avós seleccionados. O critério de selecção destes avós relaciona-se com o local de residência, que tem que ser da freguesia, bem como, o maior número de netos.

 

Feira de Artesanato

No mês de Setembro é a realização da Feira de Artesanato, durante os oito dias deste evento, abrimos a porta aos artesãos da freguesia, dando-lhes oportunidade de mostrarem os seus talentos. Esta feira para além do artesanato oferece também muita animação. Nos últimos anos para a abertura da feira temos contado com a colaboração da Quarentuna que utiliza este espaço para a realização do festival de Tunas, que trás ao palco uma centena de participantes.

 

Feira do Sótão

Aos segundos sábados de cada mês continuamos a manter a Feira do Sotão que como o nome indica, serve para que as pessoas que aderem possam vender o que têm e que já não utilizam. A entrada é livre e não carece de reserva, no entanto, o regulamento interno deve ser cumprido.

 

Colectividades:

 

Relativamente às colectividades manteremos o apoio que nos for solicitado dentro das nossas limitações orçamentais. Esses apoios prestados só poderão ser atribuídos se essas instituições reunirem as condições impostas por Lei.

Manteremos, como em anos anteriores, o apoio na divulgação e promoção das iniciativas organizadas.