Esta iniciativa decorre do protocolo assinado em fevereiro deste ano entre a Junta de Freguesia e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Unidade de Saúde de Condeixa-a-Nova (Projeto Samaritano), no âmbito de uma candidatura da IPSS ao Programa BPI Sénior – Fundação La Caixa.

Nas Grandes Opções do Plano para o ano 2022, no pelouro da Ação Social, está previsto o combate à iliteracia em saúde através da realização de sessões de educação para a saúde.

As sessões estão abertas ao público em geral, contudo, preferencialmente, visam abranger pessoas com mais de 60 anos de idade.

Apesar de serem sessões gratuitas, por uma questão de não ser ultrapassado o número de 25 pessoas por sessão, solicita-se inscrição prévia. Para o efeito, basta ligar para o gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia – contatos 239 790902 ou 96 8428165 -, dirigir-se presencialmente à Junta de Freguesia, através do email asocial@jfsao.pt ou no formulário abaixo.

Inscrição


    Programa

    1ª SESSÃO: 26 de maio 2022, quinta-feira

    14h30

    Relações Humanas/Saúde Mental

    É cada vez mais importante promover as relações humanas para que consigamos promover a saúde mental, porque uma boa saúde mental depende de boas relações humanas e vice-versa. Intrinsecamente ligado às relações entre as pessoas está a comunicação pelo que devemos ter em consideração que uma percentagem muito importante de más relações são consequência de uma má comunicação! A qualidade de um processo de comunicação eficaz é fundamental para fortalecer as Relações Humanas!

    2ª Sessão: 30 de junho 2022, quinta-feira

    14h30

    Depressão

    Num mundo cada vez mais complexo em que é cada vez mais reduzido o tempo para nos dedicarmos aos outros, agravado por uma Pandemia que levou a um maior isolamento das pessoas, os mais recentes estudos revelam um aumento exponencial da incidência da depressão, nomeadamente na população idosa, que vive isolada e sem recursos para fazer face ao problema. Torna-se, por esse motivo, fundamental e necessário sensibilizar as pessoas para a adopção de novos comportamentos e novas atitudes para lidar com esta problemática e a prevenção das recidivas da mesma.

    3.ª Sessão: 22 de Julho 2022, sexta-feira

    10h30

    Ansiedade / Stress

    Vivemos mais o dia de amanhã do que o dia de hoje!

    Vivemos mais o futuro que o presente!

    A situação de Pandemia, que ainda vivemos, obrigou ao isolamento forçado de um número considerável de pessoas, que perante este cenário desenvolveram pensamentos e comportamentos ansiogénicos muito marcados, não conseguindo controlar os níveis elevados de Ansiedade e Stress com consequências muito negativas para a normal funcionalidade, no dia-a-dia, das mesmas.

    Torna-se necessário, se não mesmo imperioso, ensinar as pessoas a evitar comportamentos ou pensamentos ansiogénicos, utilizando estratégias cognitivo-comportamentais que ajudam a minorar a ansiedade e o stress, melhorando a sua funcionalidade, e como consequência, evitar o aparecimento e desenvolvimento de Doença Mental!

    4.ª Sessão: 23 de Setembro 2022, sexta-feira

    AUDITÓRIO DA JFSAO

    10h30

    Literacia em Saúde Mental

    Nesta sessão vamos abordar o conceito de saúde mental, quais os aspetos que a influenciam e que estão diretamente relacionados com a mesma, quais os comportamentos a que devemos estar atentos porque podem ser sugestivos de um processo de doença mental, alguns mitos, mais frequentes, associados às doenças mentais e, por fim, quais as respostas terapêuticas e as estratégias que as pessoas devem conhecer no sentido de promoverem a sua Saúde Mental!!!

    As sessões são gratuitas, contudo, é necessária inscrição. Esta inscrição pode ser feita através dos contatos 239 790902 / 96 8428165, por email asocial@jfsao.pt ou presencialmente.

    5.ª Sessão: 14 de Outubro 2022, sexta-feira

    10h30

    Impacto da Doença Mental na Família / Cuidadores Informais

    6.ª Sessão: 18 de Novembro 2022, sexta-feira

    10h30

    Envelhecimento Saudável