Teresa Carvalho
Teresa Carvalho (Coimbra, 1973) – crítica literária, ensaísta e professora. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Poética e Hermenêutica. Investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, da mesma Universidade, como domínios de investigação tem privilegiado a literatura portuguesa moderna e contemporânea e a literatura na sua relação com as artes, com trabalhos publicados sobre Camões, Jorge de Sena e Vasco Graça Moura. A sua prática ensaística encontra-se em boa parte dispersa por volumes colectivos, estudos introdutórios, prefácios, jornais e revistas (Jornal de Letras, Românica, Colóquio/Letras, jornal i, Sol …)
É autora dos livros de ensaios Epopeia e Anti-epopeia: de Virgílio a Camões (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008) e Alface. Levantar as saias ao diabo (Maldoror, 2017). Colabora com a Unidade de Cultura, Comunicação e Acção Estratégica da Sociedade Portuguesa de Autores. É membro da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa dos Críticos Literários. Formadora na Fundação FEFAL.
Tem realizado variadíssimas conferências, palestras e trabalhos de moderação de conversas literárias e culturais em congressos, colóquios, feiras e encontros literários.
Actualmente, prepara a tese de doutoramento «Virgílio, Camões e a Ficção Portuguesa do Século XX».
Tem integrado júris de importantes prémios literários (Grande Prémio de Novela e Romance da APE, Grande Prémio de Literatura de Viagens, Prémio Oceanos, Prémio Autores SPA, Prémio Maria Velho da Costa).
Desde 2016, faz crítica literária no jornal i e no semanário Sol.
PROGRAMA