Fernando Jorge Artur Grilo

Fernando Jorge Artur Grilo, nasceu em Lisboa, em Junho de 1962, licenciado em História, Variante de História da Arte, em 1988, mestre em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1991, com a dissertação de mestrado sobre o escultor florentino do Renascimento Andrea Sansovino. Doutor em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2001, com a tese de doutoramento sobre o escultor Nicolau Chanterene, escultor francês residente em Portugal entre os meados da década de 20 do séc. XVI. Professor na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, foi director da licenciatura em História da Arte na mesma faculdade durante 6 anos, Vice director do ARTIS-IHA, centro de investigação em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 2019 ao presente.

Académico na Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, membro da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA), tendo pertencido durante vários anos à direcção.

Director/Coordenador da Red Cooperativa de Estudos de Arte Tardo Gótica, que envolve 4 países da UE, Portugal, Espanha, Itália e França e várias universidades e projectos de investigação financiados e mais de uma centena de investigadores. Foi responsável por projectos de investigação em Portugal, como IR e como co IR, e participou em mais de uma dezena de projectos de investigação no âmbito da história da arte do Tardo gótico e do Renascimento e do colecionismo artístico, quer em Portugal quer no estrangeiro. Publicou várias dezenas de artigos em quatro áreas cientificas; História da Arte do Renascimento; História da Arquitectura tardo gótica e do Renascimento; História da Escultura nos séculos XV e XVI e Coleccionismo artístico, orientando mais de três dezenas de dissertações de mestrado e várias teses de doutoramento, assim como a orientação de trabalhos de investigação de pos-doutoramento (Universidade Federal do Pará).

Membro de júris de doutoramento, como arguente e vogal, nas universidade de Lisboa, Coimbra, Porto, na Universidade Lusíada de Lisboa (Faculdade de Arquitectura e Artes), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na Escola Superior de Educação da Universidade de Lisboa, no ISCTE, na Universidade de Barcelona (Faculdade de Arquitectura). Docente no Curso de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro (FLUL), do Mestrado em Comunicação de Ciência (E.S. Educação – Universidade de Lisboa) e do Curso de Doutoramento em História da Arte, Património e Teoria do Restauro (FLUL).

Avaliador na Fundação de Ciência e Tecnologia no departamento de publicações e Avaliador no âmbito do concurso para a atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento na Fundação para a Ciência e Tecnologia, no painel História da Arte e Museologia.

PROGRAMA