Sílvia Ferreira

Sílvia Ferreira é Doutora em História na especialidade de Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras de Lisboa, com dissertação dedicada ao tema: A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720). Os artistas e as obras (2009).

Foi investigadora de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/101835/2014) com o projeto Presença, Memória e Diáspora: Destinos da arte da talha em Portugal entre o Liberalismo e a atualidade. Atualmente é investigadora contratada (Norma Transitória, DL 57/2016 – Lei 57/2017) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde desenvolve o estudo O legado de Robert Chester Smith: novas perspetivas para a História da Arte, em Portugal, o qual se centra na sistematização, estudo e divulgação alargada, em contexto multidisciplinar, do espólio profissional do historiador de arte norte-americano. É membro integrado do Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA e neste é coordenadora do grupo de investigação Pre-Modern Visual and Material Cultures.

Tem participado em congressos e outros eventos de carácter científico, promovidos no país e no estrangeiro e em comissões organizadoras destes encontros. É autora e co-autora de diversas publicações e tem coordenado obras de divulgação científica na área da História da Arte e do Património.

PROGRAMA