Eleição da Entidade Gestora da Comissão Social da Freguesia

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, na qualidade de presidente da Comissão Social da Freguesia, convocou os representantes das instituições que compõem o grupo alargado da referida comissão para uma reunião que teve lugar no auditório da Casa de Santa Zita, pelas 14h30 do dia 11 de janeiro de 2022.

O propósito deste primeiro encontro foi dar a conhecer as ideias do executivo no que respeita à área social e, também, eleger a Entidade Gestora da Comissão Social para o corrente ano.

À reunião compareceu a grande maioria das cerca de 40 entidades que integram a referida Comissão, facto que ficou registado com muito agrado, pois é revelador do interesse e empenho das instituições pelo trabalho que é desenvolvido nesta área tão complexa e sensível.

Presença relevante, e que nos apraz registar, foi a da Exma. Senhora Vereadora da CMC, Dra. Ana Cortêz Vaz, que aceitou o convite que lhe foi dirigido para dar a conhecer as prioridades da Câmara Municipal para as áreas da ação social e da educação.

Foi reeleita a Cáritas Diocesana de Coimbra como Entidade Gestora da CSFSAO e o presidente da Junta e da Comissão Social de Freguesia manifestou preocupação com os mais idosos em situação de vulnerabilidade e sem suporte familiar, institucional ou de vizinhança, preocupação essa partilhada por todas as entidades parceiras da Comissão Social.

Depois de auscultados os representantes das instituições, o presidente da Junta e da Comissão Social de Freguesia sugeriu a criação de um grupo de trabalho para concretizar projetos de apoio a esta faixa etária. Ficou muito clara a importância de localizar e monitorizar todos quantos se encontram em situação de isolamento e solidão, sendo para isso vital o envolvimento das instituições com o propósito de transformar a Freguesia de Santo António dos Olivais numa freguesia ainda mais solidária.

Entidades que integram a Comissão Social de Freguesia de Santo António dos Olivais:

Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais; A Cores – Associação de Apoio a Crianças e Jovens em Risco; Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro; ARS – ACES – Baixo Mondego; Agrupamento de Escolas Coimbra Sul; Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro; Agrupamento de Escolas Martim de Freitas; ABC e D de São Romão – Associação de Bem Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão; Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Quinta das Flores; Associação dos Diabéticos da Zona Centro; Associação Integrar; Associação Laços Sem Nós; ANAJOVEM – Associação Nacional de Apoio ao Idoso; Associação Olhar XXI; APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra; APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra; APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra – Centro de Formação da Casa Branca; APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra; ASPO – Associação Social Paroquial dos Olivais; ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento; Câmara Municipal de Coimbra – Divisão de Intervenção e Ação Social; Cáritas Diocesana de Coimbra; CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola n.º 10; CAJPII – Centro de Acolhimento João Paulo II, CDC – ISS, I.P. – Centro Distrital de Coimbra – Instituto de Segurança Social I.P.; Centro Educativo dos Olivais; CEIFAC – Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra; Centro Sócio Cultural Nossa Senhora de Lurdes; Conferência Vicentina de Santo António dos Olivais – Sociedade São Vicente de Paulo; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra; EPI – Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia; IAC – Instituto de Apoio à Criança; LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra; Liga dos Pequeninos; Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro; Mondego – Associação de Intervenção Social; Obra de Santa Zita; PSP – Polícia de Segurança Pública; Saúde em Português; Sermais.Org; SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.