2ª Reunião do grupo de trabalho para a questão dos idosos

Decorreu ontem, dia 3 de Março de 2022, no Salão Nobre da sede da Junta de Freguesia, a segunda reunião do grupo de trabalho para as questões dos idosos.

Da ordem de trabalhos fazia parte a apresentação do projeto Samaritano por parte dos técnicos afetos ao programa (parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Unidade de Saúde de Condeixa a Nova). Este projeto surge no âmbito de uma candidatura da referida Instituição aos prémios do BPI Sénior e da Fundação “La Caixa” e visa abranger pessoas com mais de 65 anos que apresentem situação de vulnerabilidade e isolamento social. Nasce da consciência dos efeitos da pandemia ao nível da saúde mental, em particular nas faixas etárias mais vulneráveis e frágeis, como é o caso dos idosos. Neste momento, foram já 21 os encaminhamentos efetuados pelo gabinete de ação social da Junta de Freguesia para o projeto em referência, tendo já sido efetuadas mais de metade das visitas por parte dos técnicos. Também já está prevista a articulação com IPSS uma vez que o projeto prevê, igualmente, a realização de sessões dirigidas a cuidadores formais, técnicos, utentes e familiares.

O Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da escola n.º 10 – CASPAE também apresentou, em sede de reunião, o Projeto QuintAAL, dirigido a pessoas com mais de 65 anos de idade e residência fiscal em Coimbra. Trata-se de um projeto de inclusão social, em parceria com outras Instituições, que visa combater o isolamento social, aumentando a qualidade de vida das pessoas. Na Freguesia de Santo António dos Olivais também já têm muitos utentes a usufruir dos equipamentos que são disponibilizados pelo projeto aos mais idosos, alguns dos quais encaminhados pelo gabinete de ação social da Junta de Freguesia.

Tal como proposto na primeira reunião do grupo de trabalho para as questões dos idosos, realizada no passado dia 3 de fevereiro de 2022, foi apresentado um documento a enviar à CMC, ARS, Segurança Social e Ministério da Segurança Social, com o contributo dado por todos os parceiros, no que diz respeito às reais necessidade dos idosos e à desadequação/necessidade de reformulação de algumas das respostas sociais dirigidas aos seniores.

Foi igualmente solicitado aos parceiros que sugerissem duas ações para integrar o Plano de Ação da CSFSAO para o ano 2022. Foi proposta e aprovada uma ação conjunta com a PSP, na área da sensibilização/prevenção das burlas a realizar na comunidade, em locais distintos da freguesia. As restantes sugestões, dado o avançado da hora, seriam enviadas pelos parceiros, por email, para posterior seleção e aprovação.