O Clube Ténis de Coimbra disponibiliza aulas e courts para todos os refugiados da Ucrânia que cheguem à região

Apanhados numa guerra que não criaram e que não desejam, os ucranianos viram-se forçados a sair das suas casas para salvarem a vida.

Não decidiram quando vinham, o que traziam, nem que parte da família os podia acompanhar – a pressa e a lei marcial ditou as suas regras, os homens tiveram de ficar para combater pela sua pátria!

As famílias foram destruídas e os pertences tiveram de ser escolhidos para caberem numa mala!

Em Portugal encontram uma sociedade, e Coimbra é disso exemplo, que as acolhe, que lhes dá habitação, roupa, alimentação, trabalho e escola – as condições materiais e formais para viverem.

Mas, no Clube Ténis de Coimbra, entendemos que não é suficiente, que temos de dar oportunidades para mais, para integrar profundamente, e aí o TÉNIS tem um papel fundamental, cria relações, “gera” saúde física e, essencialmente, mental.

No Clube Ténis de Coimbra o exemplo dos associados, dos atletas e das suas famílias, empenhados no apoio e sempre solidários, foi o mote para o clube também participar.

Vamos complementar a integração de refugiados que estão a chegar a Portugal e sensibilizá-los para a importância do exercício físico nas suas atividades diárias.

Depois deste período de acolhimento e criação de condições materiais imediatas, que, de forma empenhada, está a ser levado a cabo por diversas instituições e pessoas, vamos avançar com medidas que mitiguem o sofrimento emocional, diversificando as atividades, para que levem a sua vida, o seu dia-a-dia, para a frente, para o seu bem-estar e para a sua saúde mental e física.

Vamos promover a criação de laços com os nossos atletas (mais de 200 inscritos) e associados, num processo iterativo, ao longo do tempo, que lhes permitirá uma intervenção direta no bem-estar emocional destes refugiados.

Temos atletas que já se disponibilizaram para ajudar na integração.

O programa será desenvolvido nas instalações do clube.

Durante seis meses (de abril a setembro) manteremos a disponibilização de atividades (aulas de ténis, disponibilização de campos, encontro de parceiros para jogos), sem custos para os utilizadores, numa base de 2 horas por dia, 6 dias por semana, dentro do horário de funcionamento do clube (das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 22:00h aos dias úteis e das 09:00h às 13:00h aos sábados), sem limite do número de utilizações semanais do programa.

No período das férias escolares de verão disponibilizaremos gratuitamente vagas nas atividades diárias que promovemos nessa altura, nomeadamente de contacto com diversas modalidades desportivas e de Iniciação ao Ténis.

Dado que dispomos do único Campo de Ténis de Praia permanente da região, onde se podem também desenvolver, informalmente, outras modalidades ditas “de praia” (voleibol, futebol, andebol, etc.) este será também disponibilizado neste âmbito.

Contamos com a nossa Junta de Freguesia, para divulgar esta iniciativa junto dos seus serviços e de todas as entidades que estão no terreno a receber refugiados, para que, em rede, possamos ajudar a integrar!

Os contactos do Clube Ténis de Coimbra são o 934 157 813 ou ctcoimbra@gmail.com.

Mais e melhor prática desportiva significa mais qualidade de vida!