Colóquio 800 anos – Abadia de Santa Maria de Celas

No passado Sábado, decorreu o Colóquio dos 800 Anos da Abadia de Santa Maria de Celas, que contou com mais de 100 participantes.

Como foi amplamente divulgado, o colóquio 800 Anos – Abadia de Santa Maria de Celas realizou-se no passado dia 2 de Abril no auditório do ISEC , cedido para o efeito amavelmente pelo Sr. Presidente do Instituto, Prof. Doutor Mário Velindro.

Seria indesculpável que tão significativa efeméride fosse relegada ao esquecimento, razão pela qual a JFSAO decidiu organizar um colóquio sobre o mosteiro cisterciense, convidando para coordená-lo a Exma. Senhora Professora Doutora Carla Varela Fernandes.

Depois das intervenções iniciais dos Exmos. Senhores Presidentes do ISEC, da Câmara Municipal de Coimbra e da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da Coordenadora do colóquio, todas no sentido da relevância e oportunidade do evento, seguiram-se as palestras dos convidados, agrupadas em quatro painéis, que abordaram temas como Portugal nos alvores de Duzentos, as celas e as enceladas de Santa Maria, das origens à extinção do mosteiro, o mosteiro de Alcobaça e a observância cisterciense feminina, a produção de códices nos séculos XII a XVII, o claustro historiado e o edifício medieval, a heráldica de Dona Berengária Aires, vertentes musicais do monaquismo cisterciense, o retábulo de São João e São Martinho da Abadia de Celas e, por fim, o mosteiro de Celas na rota Europeia das Abadias Cistercienses.

As intervenções suscitaram amplo debate no seio da numerosa assistência e apontaram para a realização de um segundo colóquio, este já sobre as intervenções posteriores no edifício medievo.

A JFSAO agradece a presença dos Srs. Presidentes da Câmara Municipal de Coimbra e do ISEC, dos representantes das autoridades civis , das forças de segurança e do público, assim como a disponibilidade e autoridade científica dos palestrantes e o empenho dos funcionários da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal de Coimbra e do ISEC.