Terceira Reunião do Grupo de trabalho para a questão dos idosos

Decorreu no passado dia 5 de Maio de 2022, no Salão Nobre da sede da Junta de Freguesia, a terceira reunião do grupo de trabalho para as questões dos idosos.

Numa óptica de partilha de experiências e conhecimento de boas práticas, foram dirigidos convites a representantes de três Instituições, duas com sede fora de Coimbra e uma sediada na área geográfica da Freguesia para apresentarem projetos direcionados à população idosa: à Exma. Senhora Diretora Técnica da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, Dra. Sónia Ribeiro, à Exma. Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Estarreja, Dra. Isabel Pinto e à Exma. Senhora Dra. Ândrea Campos, em representação da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Foi com grande satisfação que contámos com a presença das Técnicas Dra. Filipa Domingues e Dra. Dalila Figueiredo, em representação da Santa Casa da Misericórdia de Vagos, para apresentarem o projeto Memorizar.

As Dras. Filipa Pires e Isabel Ribas apresentaram o projeto SOS Viver +, promovido pelo CLAS da Rede Social de Estarreja, acompanhadas pela Exma. Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Estarreja, Dra. Isabel Pinto e cujas presenças, o tempo despendido e as palavras muito nos honraram.

A Dra. Ândrea Campos teve oportunidade de divulgar pelos presentes um conjunto de programas que a Cáritas Diocesana desenvolve, a nível Diocesano, alguns dos quais visam recolher boas práticas e políticas praticadas no estrangeiro com o intuito de replicar e adaptar à realidade portuguesa, no caso concreto, às necessidades dos idosos.

Da parte da Junta de Freguesia, para além da partilha das atividades que são desenvolvidas para a população idosa, foi também dado a conhecer o projeto Samaritano cujos Técnicos, um Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e um Psicólogo Clínico, à data, já efetuaram 65 intervenções individuais a idosos, 32 intervenções individuais a cuidadores, tendo realizado visitas a 2 Instituições, com uma abrangência de 36 utentes e 19 funcionários. Desde o seu início, em meados de Fevereiro deste ano, a equipa já prestou assistência a universo de 152 pessoas. Relativamente às intervenções dos Técnicos nas Instituições, contam-se a ABC e D de São Romão, onde já foram realizadas duas sessões e avaliados os utentes; o Centro Social Partilha e Saber Dr. Fausto Correia, onde realizaram uma sessão com os utentes, seguindo-se o Centro Socio Cultural Nossa Senhora de Lurdes, tendo já sido realizada uma primeira reunião de trabalho com a Diretora Técnica, a fim de calendarizarem a sua intervenção junto dos utentes, auxiliares e colaboradores.

Todos os parceiros presentes na reunião foram unânimes em considerar a importância da reunião, a partilha de experiências, os êxitos obtidos, mas também as dificuldades na prossecução dos objetivos de cada um dos projetos.

Às Entidades convidadas a Junta de Freguesia agradece, uma vez mais, profundamente reconhecida, a presença e a forma muito explícita, concisa e simples como deram a conhecer os seus projetos e, a sua disponibilidade para responder a todas as questões com dedicação e elevado sentido de profissionalismo.