Conheça os Caminhos de Santo António

Passeio guiado, inspirado nos caminhos que Santo António terá percorrido durante os aproximadamente 10 anos em que viveu em Coimbra.

O passeio percorre os passos de Santo António partindo da Igreja de Santo António dos Olivais em direcção ao Mosteiro de Santa Cruz, um percurso inverso ao da cronologia de Santo António por ser esta uma forma mais confortável e acessível para quem participa.

CAMINHOS DE SANTO ANTÓNIO pretende dar a conhecer a vida de Santo António em Coimbra, bem como a própria cidade, falando sobre o seu património histórico, material e imaterial, mas também experienciando a contemporaneidade. 

Santo António é o mote para um passeio que nos permite abordar temas tão diversos como a evolução do traje académico ou a doçaria de inspiração conventual, ou mesmo a importância da água e dos jardins urbanos, o património azulejar, o urbanismo,  entre outros. 

CAMINHOS DE SANTO ANTÓNIO pretende atingir objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente ao nível de espaços comerciais já existentes ao longo do percurso, mas também incentivando a criação de novos, estabelecendo diversas parcerias, como por exemplo com a Pastelaria Tosta Rica e o Café Santa Cruz.

No passeio será dado destaque, com paragem e visita, à Igreja de Santo António dos Olivais, ao Mosteiro de Santa Maria de Celas, ao Jardim da Sereia, ao Mosteiro de Santa Cruz e ao Café Santa Cruz.

O passeio pretende ir ao encontro de quem quer conhecer um pouco mais sobre a vida de Santo António, nomeadamente sobre o período em que viveu em Coimbra, mas também aos que querem conhecer a cidade de uma forma diferente, cruzando passado e contemporaneidade.

O passeio é a pé, um walking tour, podendo no entanto ser feito com transporte, se houver necessidade de o adaptar a situações de acessibilidade (desde que previamente solicitado) ou climatéricas.

CAMINHOS DE SANTO ANTÓNIO terá lugar todas as quartas e sábados de manhã (salvaguardando situações pontuais que serão devidamente publicitadas nas redes sociais e outros meios considerados eficazes para o efeito) e pode ser realizado em outras datas, com agendamento prévio.

Para participar no passeio é necessário:

Inscrição por email: caminhosdesantoantonio@gmail.com

Contactos:     Rafaella Borges 913391061 – Walking Lovers 

Alice Luxo 965727439 – Casas Contadas