Comemoração do Dia Internacional da Mulher

O salão nobre da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais encheu-se para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Com o intuito de sensibilizar a assistência para o Cancro na Mulher e, porque a prevenção primária se reveste de extrema importância, tivemos o privilégio de ter presente a Dra. Natália Gameiro, Médica Ginecologista e Secretária Geral do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Para contextualizar os presentes sobre o motivo pelo qual se assinala a data, a Dra. Natália iniciou a sua “conversa” explicando que, no dia 8 de março de 1857, morreram aproximadamente 130 mulheres carbonizadas, quando foram trancadas na fábrica de tecelagem, em Nova York, onde trabalhavam, por estarem em greve. Em homenagem a estas mulheres, em 1910, declarou-se o dia 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher.”

Depois desta introdução, falou de um tema particularmente sensível e delicado utilizando uma linguagem acessível e bastante esclarecedora.

De seguida, a Sra. D. Estela Garcia, voluntária do Movimento Vencer e Viver da LPCC, falou em nome próprio da sua luta, dos objetos que a Liga tem à disposição das mulheres para lidarem com os efeitos dos tratamentos, e apelou ao voluntariado.

A ambas a Junta de Freguesia agradece a forma tão leve, mas eficaz, com que abordaram um tema que tem um peso emocional considerável.

No final da conversa, porque se tratou de uma conversa com as pessoas que marcaram presença, houve tempo para celebrar a data, em clima de alegria, com um pequeno lanche partilhado.