TEMA: Comunicação verbal e não verbal – A importância da escuta ativa para uma socialização saudável
Dia 24 de Março de 2023, sexta feira, 14h30
Salão Nobre da Junta de Freguesia
A comunicação é a base que expressa a forma como as pessoas lidam com as suas emoções, sentimentos e afetos, inclusive no local de trabalho. Devemos ter em atenção que a comunicação que realizamos pode despertar sentimentos positivos, como interesse e cuidado e, negativos, como agressividade, indiferença ou impaciência.
O distanciamento social que a pandemia trouxe levou a que muitas pessoas perdessem alguma capacidade para conseguir comunicar de forma assertiva com o outro. O estabelecimento de um diálogo pressupõe a disponibilidade para escutar o outro de forma genuína e a “arte do diálogo” acontece quando há vontade de ambas as partes e precisa ser exercitada. Todos nós podemos e devemos aprimorar a nossa capacidade de comunicação, quer como sujeito de escuta, quer como a parte que quer ser escutada.
O défice na capacidade de comunicar assertivamente pode levar a pessoa a apresentar quadros de ansiedade, depressão ou outros distúrbios do foro mental.
A comunicação está em tudo. Assim, todas as nossas formas de comunicação têm a possibilidade de afetar, e muito, a nossa saúde mental.