Santo António dos Olivais em Festa

Tradicionalmente os meses de Maio e Junho são de festa para a Freguesia de Santo António dos Olivais. Maio é o mês em se inicia a tradicional Romaria do Espírito Santo. Embora com uma configuração diferente, adaptada ao espaço existente hoje em dia, é a festa rainha da Freguesia e prolonga-se até meados de Junho.

Este ano, antecipando o início da Romaria, a Junta de Freguesia introduziu algumas novidades. Como ponto de partida, já este Sábado, dia 11 de Maio, pelas 21H00, na Igreja de São José, irá realizar-se um Concerto Solidário a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, com a participação da Sociedade Filarmónica Louriçalense e o Coro Municipal Marquês de Pombal.

De 13 a 16 de Maio, no Largo de Santo António dos Olivais, onde já se sente o aroma das tão apetecíveis farturas e o barulho dos carrocéis infantis, vai realizar-se a Feira das IPSS. Estarão presentes 17 Instituições Sociais, algumas com sede na freguesia,

Outras que atuam na área geográfica da mesma. Esta feira serve para dar a conhecer o importante trabalho que desenvolvem ao longo do ano e, ao mesmo tempo, para que possam angariar fundos para continuar a realizar as suas funções.

Dia 18 de Maio, sábado, das 10h30 às 18H00, no Parque Linear do Vale das Flores (Rua Augusto Marques Bom), nas traseiras do Jardim de Infância da Quinta das Flores, irá realizar-se um Festival Infantil designado Hospitalid’Arte – Mentalidades, numa parceria entre a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel – Instituto das Irmãs Hospitaleiras de Condeixa-a-Nova. Serão desenvolvidas atividades lúdico pedagógicas para crianças. Num ambiente de música, dança e animação, haverá insufláveis, pinturas faciais, ateliers artísticos, jogos tradicionais e muito mais.

No mesmo dia, 18 de Maio, arranca oficialmente a Romaria do Espírito Santo, com a abertura agendada para as 18H00. Este ano, o programa cultural inicia-se com o XV Encontro Ibérico de Cultura e Tradição do Grupo Etnográfico da Casa de Pessoal dos HUC.

Como é possível observar no cartaz, o programa cultural é muito variado e extenso, com muitas novidades onde se destacam o folclore, as atuações de coros, filarmónicas, grupos de baile e de música ligeira, karaoke, fado, conjuntos juvenis, e marchas populares. Há programação para todos os gostos e, também, para todas as idades.

Dos jovens do Coimbrass Band às Classes de Conjunto da Orquestra Típica Salatina, do Cortejo do Imperador à atuação de vários coros senior até ao Grupo Lead Voices da Companhia das Artes Ad Libitum, da atuação de Tiago Silva e da Banda Arte Publika, do Karaoke aos grupos de concertinas e cavaquinhos, dos três grupos de fado à atuação refrescante de Beatriz Villar, dos espetáculos de dança juvenil à atuação de grupos de jovens, do desfile de marchas populares à componente religiosa da Romaria, tendo como ponto alto a Procissão em homenagem ao Padroeiro da Freguesia, tudo isso constitui um programa cultural vasto, variado e que se espera seja do agrado de todos.

Na Romaria estão presentes equipamentos de animação infantil/juvenil, roulotes de farturas, o pão com chouriço, um restaurante com petiscos, um stand com refrescos, whaffles e crepes, artesanato variado, calçado, barros, livros, plantas e suculentas, derivados de mel, quinquilharia, roupa e muito mais.

A Freguesia convida a população a marcar presença nos vários eventos e a usufruir da alegria e animação que estas iniciativas, por certo, proporcionarão a todos os visitantes.