UMA NOITE EM QUE TODOS DANÇARAM E SE ABRAÇARAM: APCC E OS VIZINHOS DO VALE DAS FLORES ORGANIZARAM UMAS INESQUECÍVEIS FOGUEIRAS DE SÃO JOÃO!
Porque a vizinhança é mais do que uma circunstância geográfica ou temporal, o Condomínio Vale das Flores (que junta os vizinhos desta zona, entre os quais a APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra) definiu o propósito: continuar a tradição das Fogueiras de São João… Mas a alegria e o sentimento que se viveram no passado sábado, em frente à Oficina Municipal do Teatro, vieram com as muitas centenas de pessoas que aceitaram o convite!
Em volta do coreto – onde a tocata e o mandador não deixaram que quase ninguém fosse embora sem entrar na roda – aos vizinhos do Vale das Flores juntaram-se muitos mais, vindos de outros pontos da cidade, mas nem por isso menos imbuídos do sentimento de vizinhança. Mas também a sardinha assada, as febras, o caldo verde ou o arroz doce foram razões para a partilha e nem podia ser de outra forma. Foi muito bonita a festa, celebrando o que se tem em comum, com todos unidos na mesma dança!
E o espírito comunitário viveu-se também na preparação da iniciativa, que resultou de um verdadeiro trabalho colaborativo, com os diversos parceiros a assumirem diferentes responsabilidades. Por exemplo, a APCC participou diretamente na confeção da comida, mas foi mesmo em equipa que tudo foi preparado!
Além da APCC, o Condomínio Vale das Flores integra as associações de moradores de São José, da Quinta da Nora e Mondego Nascente, as associações de pais e encarregados de educação do Centro Escolar Quinta das Flores, do Centro Escolar Norton de Matos, da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, o CoimbraShopping, a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, o Itecons, o Teatrão e a UCC Norton de Matos.
As Fogueiras de São João contaram ainda com a consultoria artística do Grupo Folclórico de Coimbra e o apoio à produção da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.