Vasco Berardo
- Vasco Berardo nasce em Coimbra em 1933 na Rua Bernardo de Albuquerque. Faz a instrução primária na escola de Celas e com apenas 12 anos frequenta o atelier do Mestre José Contente, onde começa a aperfeiçoar as técnicas de desenho e gravura. Inicia o curso de cerâmica na Escola Industrial de Avelar Brotero onde, desde logo, se salienta a sua real potencialidade de artista.
- Para se poder dedicar mais intensamente à cerâmica artística e para estar em contacto permanente com as técnicas utilizadas neste campo, vai trabalhar para uma fábrica onde permanece até aos 16 anos. Para o seu enriquecimento profissional contribuíram os mestres Manuel Pereira, oleiro, António Vitorino, aguarelista e o arquitecto Fernandes.
- Juntamente com jovens artistas, funda o grupo denominado “Os Novos de Coimbra”. Entre 1951 e 1956 participa em várias exposições colectivas com os “Novos”. Colabora na ilustração de poesia e ilustra capas de livros.
- Em 1954 presta serviço militar. Após o cumprimento do mesmo, regressa à sua actividade artística continuando com as exposições e a trabalhar no atelier de seu irmão José Berardo, onde realiza trabalhos em cerâmica. Em 1956 executa o seu primeiro mural para os Estados Unidos da América.
- Aos 25 anos executa o seu segundo mural cerâmico para decorar o Café Mandarim na Praça da República em Coimbra.1959/60
- Faz decoração de pavilhões industriais e estabelecimentos comerciais. Aos 28 anos, em 1961, abre a fábrica “Faianças Berardos” onde executa o seu primeiro trabalho em baixo-relevo para a residência do jornalista Rocha Pato. Colabora com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.
- Em 1962 é preso pela P.I.D.E. durante oito meses. Primeiro em Caxias e depois no Aljube.
- Em 1965 aparece em público com a sua primeira exposição individual. Em 1967, quando os seus trabalhos começam a notabilizar-se, sobretudo as esculturas por serem diferentes do que até então se tinha feito, vai para Lisboa onde trabalha em publicidade. Esta estadia durou somente um ano, acabando por se instalar numa quinta nas proximidades de Águeda, mais propriamente em Cabanões. Aqui inicia uma série de experiências em madeira e metal martelado, que lhe valeram encomendas de trabalhos de grandes dimensões, nomeadamente para a Capela do Colégio S. Teotónio, em Coimbra.
- Em 1969 faz uma digressão ao Canadá. A Arte Esquimó atrai-o fortemente pela forma e pela cor. Vende obra de pintura e escultura a particulares e faz a decoração do Fundo de Fomento Português em Montreal. Desenha também móveis de estilo para entalhadores e marceneiros portugueses residentes naquele país. Do Canadá vai aos Estados Unidos, Angola e Moçambique. Regressa a Portugal e é nesta altura, em 1971, que executa o seu primeiro trabalho de medalhística. É convidado de imediato para trabalhar com o Gabinete Português de Medalhística de Lisboa e em 73 pela Galeria Pisanello. Faz em 1973 a medalha do 600º Aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa pela qual recebe um louvor da Câmara dos Lordes, No mesmo ano faz o mural cerâmico do Restaurante Tricana de Coimbra.
- Em 1974 abre a Galeria Égide e um atelier que, no final desse mesmo ano, devido às convulsões do 25 de Abril, acaba por encerrar.
- Em 1975 ganha o 1º Prémio Internacional da Medalha na Polónia com a medalha “Os Direitos do Homem”.
- Participa em certames internacionais, nomeadamente na Alemanha, Hungria, Lisboa e Porto.
- Em 1978 inicia a sua colaboração com a Medalharte de Coimbra e com a Galeria da Arte da Medalha do Porto. Em 1982 é editado um álbum de 12 gravuras com a sua criação feita para medalha que foi editada pela Livraria Almedina, “Os Cavaleiros do Apocalipse”. Faz várias tapeçarias que vende maioritariamente para Inglaterra.
- Em 1983, o Gabinete Português de Medalhística solicita-lhe uma colecção de quinze medalhas com os principais monumentos de Lisboa, Porto e Coimbra. Executa o busto e pedestal do Afonso Pimenta Simões para Arazede e a Artinveste de Coimbra edita uma colecção de pratos de porcelana com os Deuses da Mitologia da sua autoria.
- Em 1984, a pedido da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, faz a cabeça do poeta Afonso
- Em 1985 executa o busto do Professor Doutor Vieira de Carvalho, Presidente da Câmara de Gondomar. No mesmo ano faz o mural para o edifício “Fernão de Magalhães” em Coimbra e recebe convites da TAP, Banco de Fomento Nacional e do Estado Português para vários concursos.
- Em 1986 faz quatro placas em bronze para um monumento no Distrito da Guarda (escultura).
- Em 1989 a Secretaria de Estado da Cultura adquire uma tela da sua autoria.
- Em 1990 faz um mural para o Centro Hospitalar de Coimbra (Hospital dos Covões). No mesmo ano faz o cartaz para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra dos Cursos de Verão e o de História da Arte, integrado nas comemorações dos 700 anos da mesma Universidade.
Executa a medalha dos 700 Anos da Universidade de Coimbra.
- Pela emissão da colecção de medalhas “As Sés Portuguesas” e na mesma altura em que se celebravam os 900 anos da Sé de Braga, é apresentado, na delegação do Banco Português do Atlântico ao Bispo D. Eurico Nogueira.
- Faz o cartaz para as Festas da Rainha Santa e da Cidade de Coimbra.
- A pedido do Ministério da Justiça faz um mural com 27 metros quadrados para o Palácio da Justiça de Montemor-o-Velho.
- Em 1991 para os Serviços Sociais da Universidade de Coimbra executa um mural com 28 metros quadrados para o Centro Cultural D. Dinis. No mesmo ano a Câmara Municipal de Miranda do Corvo pede-lhe uma tela para o Auditório com a área de 5,40 metros quadrados. No mesmo ano faz o cartaz para o Congresso de Nefrologia e Obstetrícia dos H.U.C. A firma Construções Ramos de Carvalho encomenda-lhe o mural para o Largo de Celas, para o edifício Cruzeiro com a área de 40,80 metros quadrados com a história do Mosteiro de Celas.
- Para uma colecção particular pinta uma tela com o tema “O Pinhal de Leiria e o Reinado de D. D. Dinis” com 1,70 por 1,40 metros.
- Faz o cartaz para o Congresso de Nefrologia e Obstetrícia para os Hospitais da Universidade de Coimbra – Maternidade Daniel de Matos.
- Ainda para o Centro Cultural D. Dinis pinta um vitral com temas académicos para a sala de concertos. Elabora o cartaz e faz a medalha para o Congresso de Aterosclerose dos HUC.
- Em 1993 a Santa Casa da Misericórdia de Arganil encomenda-lhe um monumento em granito em homenagem aos seus benfeitores, Comendador Cruz Pereira e Senhora, bem como um mural com 58,5 metros quadrados com temática regional.
- Em 1994 para os HUC faz o cartaz do Congresso de Obstetrícia (Maternidade Dr. Daniel de Matos). Durante o mesmo ano faz várias medalhas das quais se destaca a do Curso Jurídico de 1954. A Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra pede-lhe o mural que está colocado no átrio de entrada daquela unidade, com a área de 6,70 metros quadrados.
- Em 1995, é escolhido para fazer várias obras para a Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto. Começa com a pintura de telas de grande dimensão representando as figuras mais importantes na história da enfermagem. Em 1996 continua com o trabalho para esta escola, mas para murais de azulejo, com a representação de todos os passos do curso de enfermagem.
- Os Padres Franciscanos encomendam-lhe um mural para o pórtico da Igreja da Avenida Dias da Silva, em Coimbra, representando Santo António e o seu ingresso na Ordem dos Franciscanos. No início de 1996 faz a máscara do Professor Santos Bessa para Escola Preparatória de Montemor-o-Velho, por encomenda da Câmara Municipal, bem como a medalha para condecoração daquela entidade.
- Uma das medalhas feitas em 96 foi a dos 70 Anos da Ordem dos Advogados que lhe mereceu um louvor.
- A Recauchutagem Seiça da Marinha Grande pede-lhe o busto e a medalha do sócio, Arnaldo Tavares. Também para a Marinha Grande faz a Medalha para o Congresso dos Moldes.
- Edita uma nova colecção dos signos ocidentais em medalhas de 40 mm.
- Em 1997 faz o mural para o Centro de Dia do Barco (Covilhã) a pedido do Ministério da Solidariedade e Segurança Social.
- A Câmara Municipal de Castanheira de Pêra encomenda-lhe um mural em azulejo e um grupo escultórico em mármore.
- Em 1998 a Fundação Bissaya Barreto pede-lhe a execução da estátua do seu patrono Professor Bissaya Barreto, colocada em frente ao Portugal dos Pequenitos em Santa Clara. A dimensão da estátua provoca várias críticas. A estátua foi projectada e dimensionada para a rotunda da Avenida Fernão de Magalhães. A colocação em Santa Clara foi decidida entre a Fundação Bissaya Barreto e a Câmara Municipal.
- Em 1999 para a empresa Madeira & Madeira faz o busto do seu patrono Senhor Manuel Madeira
- Executa 12 painéis em azulejo para os Serviços Sociais da Universidade de Coimbra com os temas “O Pão”, “O Azeite” e “O Vinho”.
- No campo da medalhística executa 10 peças para o Gabinete Português de Medalhística com o tema 500 Anos do Descobrimento do Brasil.
- Em Dezembro de 1999 expõe em Coimbra, na Livraria/Galeria Minerva, com seu filho João Berardo.
- A Câmara de Condeixa-a-Nova pede-lhe a estátua a São Bento Menni para colocar numa praça pública.
- Faz a estátua de homenagem ao Bombeiro Voluntário para a cidade de Águeda.
- Executa dois murais em azulejo para a Igreja de S. José em Coimbra.
- Ainda neste ano faz a medalha, comemorativa dos Quinhentos anos da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.
- Em 2000 faz para a Praça da Canção “O Piano” a pedido da Câmara Municipal de Coimbra que é inaugurado em Outubro de 2001.
- Em 2005 projecta e executa o “Jardim dos Ensinamentos” em homenagem ao Padre Manuel Antunes a pedido da Câmara Municipal da Sertã.
- Em 2006 faz um mural para a sua residência que intitulou de “História da Borboleta Rara”
- Em 2007 a Ordem dos Enfermeiros da Zona Centro encomenda-lhe dois murais cerâmicos para as novas instalações.
- Em 2008 faz mais um mural para o jardim da sua residência.
Horário
10:00 / 12:30 – 14:30 / 17:00
- 1959 Mural Café Mandarim Coimbra – 5m x 5m
- 1961 Baixo-relevo Residência do jornalista Rocha Pato – Coimbra 1,60m x 1,60m
- 1973 Mural Restaurante Tricana – Coimbra – 2m x 3m
- 1983 Mural Residência particular Aveiro
- 1983 Mural residência particular Coimbra
- 1985 Mural Restaurante Tem-Tem Santa Luzia Coimbra
- 1985 Mural Edifício Fernão de Magalhães – Coimbra – 4m x 1,80m
- 1990 Mural Centro Hospitalar de Coimbra – Hospital dos Covões – 3,70m x 3m
- 1990 Mural Palácio da Justiça de Montemor-o-Velho – Ministério da Justiça – 27m2
- 1991 Mural Serviços Sociais da Universidade de Coimbra – Centro Cultural D. Diniz – 25m2
- 1992 Mural Construções Ramos de Carvalho – Edifício Cruzeiro – Cruz de Celas – Coimbra – 41,80m2
- 1993 Mural Santa Casa da Misericórdia de Arganil – 58,2m2
- 1994 Mural Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra Hospital de Celas – 4,20m x 1,65m
- 1996 Mural Igreja dos Padres Franciscanos – Pórtico – Avenida Dias da Silva Coimbra – 5,20m2
- 1996 3 Murais para a Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto 11,80m2; 9,5m2; 9m2
- 1997 Mural ARPAZ – Centro de Dia do Barco – Covilhã Ministério da Solidariedade Social – 8m2
- 1998 Mural para a Câmara Municipal de Castanheira de Pêra – 3m x 12m
- 1998/99 12 Murais para as Cantinas dos Serviços Sociais da Universidade de Coimbra – 1,50m x 1,05m
- 2000 2 Murais para a Igreja de São José – Coimbra – Celebração do Ano Jubilar – 4,70m x 2,55m
- 2005 Murais para o “Jardim dos Ensinamentos” – Padre Manuel Antunes – Sertã
- 2007 2 Murais para a Ordem dos Enfermeiros da Zona Centro – 1,50m x 1,65m
- 1965 – Turismo de Coimbra
- 1966 – Delegação de O Primeiro de Janeiro de Coimbra
- 1967 – Galeria Borges Aveiro
- 1968 – Delegação de O Primeiro de Janeiro de Coimbra
- 1968 – Feira Industrial de Santarém
- 1969 – Delegação de O Primeiro de Janeiro de Coimbra
- 1969 – Junta de Turismo da Costa do Sol
- 1971 – Turismo de Coimbra
- 1971 – Hotel Alvor Algarve
- 1971 – Biblioteca Municipal de Tomar
- 1971 – Galeria da Livraria Victor Braga
- 1972 – Galeria “O Convés” Aveiro
- 1977 – Galeria “Iglu” Coimbra
- 1980 – Galeria “Peninsular” Figueira da Foz
- 1980 – Turismo de Coimbra
- 1986 – Galeria Roca Marinha Grande
- 1986 – Bric-a-Brac Coimbra
- 1988 – Bric-a-Brac Coimbra
- 1989 – Galeria A Grade Aveiro
- 1989 – Garden Bar Coimbra
- 1989 – Galeria Amarte Tomar
- 1989 – Galeria Arte Vária Coimbra
- 1991 – Caixa Vigo Vigo Espanha
- 1991 – Galeria do Centro Cultural D. Diniz Coimbra
- 1992 – Galeria Época Guarda
- 1994 – Galeria Cris-Shop Coimbra
- 1995 – Hotel Almedina Coimbra
- 1996 – 45 Anos de Vida Artística – Casa Municipal da Cultura
- 1999 – Livraria Galeria Minerva Coimbra
- 2002 – Livraria Galeria Minerva Coimbra
- 2003 – Galeria Rodrigues Lobo Leiria
- 2003 – Centro Cultural do Fundão – Câmara Municipal
- 2004 – Galeria Rodrigues Lobo Leiria
- 2004 – Casa do Bispo Castelo Branco
- 2004 – Hotel “As Américas” Aveiro
- 2004 – Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra
- 2005 – Centro Cultural de Fundão – Câmara Municipal
- 2005 – Centro Cultural de Figueiró dos Vinhos – Câmara Municipal
- 2006 – Livraria Galeria Minerva Coimbra
- 2007 – Livraria Galeria Minerva Coimbra
- 2008 – Livraria Galeria Minerva Coimbra
- 2008 – Cads da Cultura – Câmara Municipal de Coimbra
- 2009 – Restaurante Acepipe Real – Mortágua
- 2010 – Restaurante Acepipe Real – Mortágua
44 exposições individuais entre 1965 e 2012
- 1951 – Novos de Coimbra
- 1952 – Novos de Coimbra
- 1956 – Novos de Coimbra – Poesia Ilustrada
- 1960 – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
- 1969 – Salão de Primavera da Junta de Turismo da Costa do Sol
- 1972 – Colégio de St.ª Catarina Figueira da Foz
- 1972 – IV Exposição Filatélica Luso-Brasileira Aveiro
- 1973 – 1ª Feira da Moeda e da Medalha Hotel Estoril Sol
- 1975 – Exposição Medalha Comemorativa Religiosa – Ano Santo – Fátima
- 1978 – Museu Nacional de Machado de Castro – MAC – Coimbra
- 1980 – Galeria A Grade Aveiro
- 1980 – Exposição das Festas da Rainha Santa – MAC- Coimbra
- 1981 – Colectiva 4 – Rotary Club de Santarém
- 1981 – Exposição de Rua – MAC- Bairro Norton de Matos – Coimbra
- 1981 – Exposição de Rua – MAC – Solum – Coimbra
- 1981 – Casino do Luso
- 1981 – Exposição a favor das Crianças Deficientes – S. Pedro de Moel
- 1981 – Colectiva 2 – Vasco Berardo / Alberto Berardo – 1º de Janeiro Coimbra
- 1984 – Colectiva 6 – Hotel Fonte Santa – Monfortinho
- 1985 – Colectiva 9 – Rotary Club de Santarém
- 1986 – Galeria Cris-Shop Coimbra
- 1987 – Galeria Cris-Shop Coimbra
- 1987 – Almadarte – Costa da Caparica
- 1988 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 1988 – Congresso de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra
- 1988 – Colectiva de Natal A Grade – Aveiro
- 1989 – Congresso de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra
- 1989 – Hotel Alfamar – Aldeia das Açoteias
- 1989 – Casa Laxeiro – Vigo – Espanha
- 1989 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 1989 – Palácio dos Coruchéus – Lisboa
- 1990 – Galeria das Amoreiras – Lisboa
- 1990 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 1990 – Galeria A Roca Marinha Grande
- 1991 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 1991 – Galeria Horizonte Figueira da Foz
- 1991 – Galeria de Quiaios – Zé Penicheiro
- 1991 – Galerias 1990 DC – Viana do Castelo
- 1991 – APPCM – Coimbra
- 1991 – Colectiva por Timor – Chiado – Coimbra
- 1991 – Galeria dos Hospitais da Universidade de Coimbra
- 1992 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 1992 – Mosteiro de Celas – Coimbra
- 1993 – Queima das Fitas 93 – Galeria de A Brasileira – Coimbra
- 1993 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 1993 – Trienal de Vila Nova de Famalicão
- 1993 – Galeria Roca – Marinha Grande
- 1993 – Galeria Época – Guarda
- 1993 – Hotel Almedina “Abril Coimbras Mil” – Coimbra
- 1994 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 1994 – Palácio dos Grilos – Coimbra
- 1995 – Galeria Alambique – Vale da Silva
- 1995 – Centro Cultural do Bairro Norton de Matos – Coimbra
- 1995 – Galeria de São Francisco – Irmãos Berardo – Coimbra
- 1998 – Galeria de Montemor-o-Velho
- 1998 – Casa d’Hoje – Coimbra
- 1998 – Galeria Oriana Coimbra
- 1999 – Livraria Minerva – Vasco e João Berardo – Coimbra
- 2000 – Casa Museu Bissaya Barreto – Alfa Romeu
- 2000 – Livraria Minerva – João Berardo, Rui Cunha e Vasco Berardo
- 2000 – Fundação Dionísio Pinheiro – Águeda
- 2000 – Bienal de Pintura de Vila Real ( ARCA)
- 2001 – Bric-a-Brac Coimbra
- 2002 – Galeria Almedina – Museu do Chiado – Coimbra
- 2002 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 2002 – Museu da Cidade – Chiado – Coimbra
- 2003 – Galeria “O Rastro” Coimbra
- 2004 – Câmara Municipal de Miranda do Corvo
- 2006 – Quinta da Sobreira Quinhentista – Ançã
- 2006 – Livraria Galeria Minerva
- 2006 – Câmara Municipal de Castanheira de Pêra
- 2007 – Livraria Galeria Minerva
- 2007 – Câmara Municipal de Castanheira de Pêra
- 2007 – Vasco Berardo e João Berardo – Bric-a-Brac – Coimbra
- 2007 – Casa Museu Bissaya Barreto
- 2008 – Livraria Galeria Minerva
- 2008 – Convento de S. Francisco – Coimbra
- 2009 – Mostra Colectiva de Pintura e Cerâmica – Bric-a-Brac – Coimbra
- 2009 – Galeria “O Rastro” – Figueira da Foz
- 2010 – Livraria Galeria Minerva
Representa Portugal nos seguintes certames:
- 1973 – XV Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille de Cologne – Alemanha
- 1974 – Exposição Internacional do Porto – Portugal
- 1975 – XVI Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille Actuelle de la Fidem – Cracovie – Polónia onde ganha o 1º Prémio Internacional de Medalha com “Os Direitos do Homem”
- 1976 – Muzeum Sztukli Medalierskiej – Wroclaw – Polónia
- 1977 – XVII Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille Actuelle de la Fidem – Budapest – Hungria
- 1979 – XVIII Congrés de la Fidem et Exposition Internationale de la Medaille Actuelle de la Fidem – Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa
- 2004 – Exposição do Gabinete Português de Medalhística – 35 Anos na Caixa Geral de Depósitos de Lisboa
| Série | Nº de Medalhas | Editora / Galeria | Local | Ano(s) |
|---|---|---|---|---|
| Signos Ocidentais | 12 | Gabinete Português de Medalhística | Lisboa | 1972 |
| Galeotas | 7 | — | Lisboa | 1972 |
| Navegadores | 18 | — | Lisboa | 1973 |
| Moinhos Portugueses | 8 | — | Lisboa | 1973 |
| Figuras da Medicina | 12 | — | Lisboa | 1973 |
| Corsários | 12 | Galeria Pisanello | Lisboa | 1974 |
| Cavaleiros do Apocalipse | 6 | Livraria Almedina | Coimbra | 1975 |
| Signos Orientais | 12 | Galeria de Arte da Medalha | Porto | 1977 |
| Palácios Portugueses | 18 | Medalharte | Coimbra | 1979 / 1984 / 1985 |
| Capitais de Distrito | 22 | Galeria de Arte da Medalha | Porto | 1980 |
| Santuários de Portugal | 6 | Medalharte | Coimbra | 1982 |
| Monumentos de Coimbra, Lisboa e Porto | 15 | G.P.M. | Lisboa | 1982 |
| Mosteiros de Portugal | 5 | Medalharte | Coimbra | 1982 |
| Mitologia (obra não editada) | 15 | Galeria de Arte da Medalha | Porto | — |
| Castelos Portugueses | 20 | Medalharte | Coimbra | 1984 / 1985 |
| Sés Portuguesas | 10 | Medalharte | Coimbra | 1987 |
| Quiosques de Lisboa | 4 | G.P.M. | Lisboa | 1987 |
| Signos Ocidentais (2ª edição) | 12 | Vasco Berardo | Coimbra | 1996 |
| 500 Anos do Descobrimento do Brasil | 10 | G.P.M. | Lisboa | 1999 / 2000 |
| Nome | Entidade / Instituição | Local |
|---|---|---|
| Dr. Armando Gonçalves | Centro Hospitalar de Coimbra – Hospital dos Covões | Coimbra |
| Roldão Seiça | Recauchutagem Seiça | Marinha Grande |
| Dinis dos Santos | Supermercados Colmeia | Coimbra |
| Maria da Fontinha | Museu Maria da Fontinha | Castro D’Aire |
| Castanheira Nunes | Câmara Municipal de Arganil | Arganil |
| Dr. Pimenta Simões | — | Arazede |
| Poeta Afonso Duarte | Câmara Municipal de Montemor-o-Velho – Ereira | Montemor-o-Velho |
| Dr. Vieira de Carvalho | Comissão do CDS de Cantanhede (Homenagem) | Cantanhede |
| Prof. Luís Raposo | Instituto Português de Oncologia | Coimbra |
| Prof. Santos Bessa | Hospital Pediátrico | Coimbra |
| Bispo Ernesto Sena de Oliveira | Colégio São Teotónio | Coimbra |
| Máscara do Prof. Santos Bessa | Escola Preparatória de Montemor-o-Velho | Montemor-o-Velho |
| Arnaldo Tavares | Recauchutagem Seiça | Marinha Grande |
| Prof. Santos Bessa | Maternidade Bissaya Barreto | Coimbra |
| D. Ilda Valentim Mesquita | Rancho Folclórico de Silvares | Fundão |
| Manuel Madeira | Madeira & Madeira | Coimbra |
| Dr. João Antunes (Padre Boi) | Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova | Condeixa-a-Nova |
| Ângelo Pedro Farinha | Câmara Municipal da Sertã | Sertã |
| Ano | Obra / Homenagem | Entidade / Local |
|---|---|---|
| 1967 | Esculturas em madeira para a Capela do Colégio São Teotónio | Coimbra |
| 1993 | Centro de Dia de Arganil | Santa Casa da Misericórdia de Arganil |
| 2000 | Prof. Bissaya Barreto | Fundação Bissaya Barreto – Coimbra |
| 2001 | O Piano – Praça da Canção | Câmara Municipal de Coimbra |
| 2002 | São Bento Menni | Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova |
| 2003 | Homenagem ao Bombeiro Voluntário | Bombeiros Voluntários de Águeda |
| 2004 | Composição em mármore | Câmara Municipal de Castanheira de Pêra |
| 2005 | “Jardim dos Ensinamentos” – Padre Manuel Antunes | Câmara Municipal da Sertã |
-
1972 – Realiza uma obra em medalha para a Trans-Zambézia
-
1972 – Obras suas são oferecidas pelo Governo Português ao Governo Brasileiro
-
1973 – Executa uma obra para a Anglo Portuguese Society, recebendo louvor da Câmara dos Lordes
-
1973 – Solicitação de obras para a Fundação Henrique de Amorim e para a Fundação Egas Moniz
-
1974 – Medalha comemorativa do 1.º Aniversário da Declaração de Independência da República da Guiné-Bissau
-
É publicado trabalho seu na revista Studio Documentazione Artistica, Lugano – Itália
-
1975 – 1.º Prémio Internacional de Escultura para Medalha – FIDEM – Polónia
-
1975 – Medalha para a Declaração de Independência de Moçambique
-
1975 – Solicitação de obras de medalha para museus estrangeiros, nomeadamente Polónia e Hungria
-
1976 – Convidado pela Assembleia da República a executar a obra destinada ao 1.º Aniversário da tomada de posse do Presidente da República, General Ramalho Eanes
-
Merece um lugar entre os 20 primeiros artistas da Arte da Medalha em França
-
Seleccionado pela revista Project e Museu Wroclaw para ilustrar um artigo sobre medalhística, com 8 obras seleccionadas entre 400
-
1979 / 1984 – Medalha para o Collegium Dermato-Patologicum – Paris e para o Clube Una-Darrier
-
1990 – Medalha dos 700 anos da Universidade de Coimbra
-
1996 – Louvor da Ordem dos Advogados pela medalha dos 70 anos
-
Foram publicados numerosos artigos em jornais e revistas sobre a sua obra
-
O seu trabalho no campo da medalhística conta hoje com cerca de 500 peças
-
Ilustrou várias capas de livros (Edições Vértice e Edições Minerva)
-
2006 – Instituto Politécnico de Coimbra – Colar de condecoração
-
2008 – Oferta de uma aguarela à APPACDM, para reprodução em litografia para a campanha “Uma Árvore um Lar – Natal de 2008”
-
2010 – Medalha do Centenário da República Portuguesa – Câmara Municipal de Coimbra

-
2012 – Chumbos para a medalha da Sociedade Internacional de Dermopatologia – Alemanha, Holanda, Estados Unidos


(Trabalho executado com o escultor Alves André)
Lista de Medalhas
|
1 |
Exposição Itinerante de Fotografia da Ilha da Madeira e Porto Santo – Medalha ovalada, 90mm x 80mm. Anverso: Cabeça de homem com a carapuça característica do traje da Ilha e rodeado de frutos. Reverso: Cabeça de rapariga com o mesmo adereço e as flores que povoam a Ilha da Madeira, ilha abençoada pela Natureza. |
Varela Pécurto Casa Hilda Coimbra |
1971 |
|
2 |
Dr. A. N. Ribeiro Sanches Bronze 80mm Anverso: Busto de A. N. Ribeiro Sanches, médico, filósofo, pedagogo, enciclopedista. Legenda circular: Tratado da Conservação da Saúde dos Povos – 1756. Reverso: Associação Médica Internacional/ Estudo Condições Vida e Saúde. Torre de Belém – Reunião do Comité Internacional |
Gabinete Português. de Medalhística Lisboa |
1972 |
|
3 |
100º Aniversário dos Caminhos de Ferro Trans-Zambézia Bronze 80mm Anverso: Locomotiva a carvão Reverso: Locomotiva moderna; a evolução através dos tempos. |
Gabinete Português de Medalhística Lisboa |
1972 |
|
4 |
Damasceno Covão Bronze 80mm Anverso: Cabeça em relevo de Damasceno Covão, antigo Presidente da Associação de Ciclismo do Norte e sócio do Futebol Clube do Porto. Reverso: Legenda referindo a homenagem do grupo de amigos do ciclismo. |
Gabinete Português de Medalhística Lisboa |
1972 |
|
5 |
10 Anos Jornadas Médicas da Figueira da Foz Bronze 60mm. Vasco Berardo desenhou, mas não esculpiu esta medalha. Anverso: São Cosme com auréola e moldura em arco ornamentado. Reverso: Medicina do Trabalho. Uma cruz à esquerda e, à direita, a serpente, símbolo da Medicina |
Gabinete Português de Medalhística Lisboa |
1972 |
|
6 |
Um Escultor – 100 Medalhas Cabral Antunes Bronze 80mm Anverso: Cabeça de Cabral Antunes Reverso: Gravação de várias medalhas do mestre para celebrar o número de trabalhos executados até ao ano de 1972.
|
Gab. Port. Medalhística |
1972 |
|
7 |
50º Aniversário da Associação de Futebol de Coimbra Bronze 90mm Anverso: Dois jogadores, um deles a defender a bola, num cenário com elementos que fazem parte de um campo de futebol. Reverso: O brasão da cidade de Coimbra. |
Gab. Port. Medalhística |
1972 |
|
8 |
1º Congresso Nacional de Advogados Bronze 80mm Anverso: O advogado com a toga segurando na mão direita a balança e na esquerda um livro. De fundo as tábuas das leis e a espada, símbolo do poder. Reverso: Brasão da Ordem dos Advogados Portugueses. |
Gab. Port. Medalhística |
1972 |
|
9 |
3º Ano do Gabinete Português de Medalhística Medalha de Boas Festas Bronze 60mm Anverso: Ramos de azevinho e três medalhas. Reverso: “Nasceu Jesus, é Natal, repicam os sinos em nós! E toda a hora é sinal Que do céu em vertical Nos vem dizer Que nunca estamos sós!” (A. Sousa Freitas) |
Gab. Port. Medalhística |
1972 |
|
10 |
2ª Mostra Filatélica da Cova da Beira Placa de bronze 85mmx60mm Anverso: Frutas que caracterizam a Cova da Beira Reverso: Um ramo de oliveira. |
Gab. Port. Medalhística |
1972 |
|
11 |
Johnson & Johnson Bronze 80mm Anverso: Uma Mãe que abraça e protege os seus filhos num jardim. Reverso: Logótipo da Johnson & Johnson sobre uma esfera que gira sobre um eixo. |
Gab. Port. Medalhaística |
1973 |
|
12 |
600º Aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa Bronze 90mm Anverso: Batalha de Aljubarrota onde os ingleses lutaram com a Casa de Avis contra o Reino de Castela. A Aliança foi estabelecida em 1373 entre Eduardo III de Inglaterra, Fernando I e Leonor de Portugal. Em 1386 a Aliança foi confirmada com a assinatura do Tratado de Windsor, após a batalha de Aljubarrota. Reverso: Bandeiras dos dois países unidas por uma espada. |
Gab. Port. Medalhística |
1973 |
|
13 |
Dia da Mãe Bronze 90mm Anverso: Duas crianças a brincar alegremente entre pássaros e flores. Reverso: uma cabeça de mulher atenta ao movimento crianças. Poema de António de Sousa Freitas. |
Gab. Port. Medalhística |
1973 |
|
14 |
2º Concurso de Piano da Covilhã Bronze 80mm Anverso: Uma mão no teclado e por trás os picos da serra da Estrela. Reverso: Elementos ligados aos lanifícios e dois flocos de neve. |
Gabinete Português de Medalhística Câmara Municipal da Covilhã |
1973 |
|
15 |
1ª Exposição Industrial do Concelho de Águeda Bronze 90mm Anverso: Figura de mulher simbolizando a indústria. Cerâmica, metalurgia, materiais de construção, fundição, ferragens, bicicletas, todas elas estão representadas na medalha. Reverso: Brasão da Vila de Águeda em destaque e, de fundo, o rio Águeda e a ponte velha. |
C. Municipal Águeda |
1973 |
|
16 |
Homenagem a António de Sousa Freitas fundador do Gabinete Português de Medalhística. Bronze 80mm. Anverso: busto de Sousa Freitas da autoria de Cabral Antunes. Reverso: Menina com um medalhão ao pescoço com o símbolo do GPM e rodeada de flores da autoria de Vasco Berardo. Legendas com os vários prémios ganhos pelo poeta. Homenagem de Amigos, Escultores e Medalhistas. |
Gab. Port. Medalhística |
1973 |
|
17 |
Natal de 1973 Bronze 90mm Anverso: Maria e José com o burrinho e a vaca a aguardarem o nascimento de Jesus. Reverso: O Anjo que anuncia a vinda do Menino ao mundo, irradiando luz e esperança. |
Gab. Port. Medalhística |
1973 |
|
18 |
Natal de 1974 Bronze 90mm Anverso: A Sagrada Família. Reverso: O anjo que nos traz prosperidade, paz e alegria, como mensagem do Ano Novo que se aproxima. |
Gab. Port. Medalhística |
1974 |
|
19 |
25º Aniversário dos Direitos do Homem 1º Prémio Internacional da FIDEM na Polónia Bronze 90mm Anverso: Rosto de um homem com a mão direita aberta como que a dizer “basta”! Reverso: Um espantalho com um corvo pousado no ombro. O corvo simboliza a escuridão, o mau presságio. Os Direitos do Homem não são respeitados, mas o aparecimento do corvo também pode ser um sinal de transformação. O espantalho é o símbolo da protecção. |
Galeria Pisanello Lisboa |
1974 |
|
20 |
Direitos da Criança Bronze 90mm Anverso: uma criança que acaricia um girassol e tendo como fundo o lar a que tem direito. Reverso: rostos de crianças de várias etnias e o Art.º 1º da Declaração Mundial dos Direitos da Criança. |
Galeria Pisanello |
1974 |
|
21 |
Amílcar Cabral -1º Aniversário da Declaração de Independência da República da Guiné-Bissau Bronze 90mm Anverso: Perfil de Amilcar Cabral Reverso: Um nativo com a mão direita sobre o coração, com a mão esquerda segura uma arma, “luta, liberdade e progresso”. Do lado esquerdo: “Se é verdade que uma revolução pode falhar mesmo alimentada por teorias perfeitamente concebidas, ainda ninguém realizou uma revolução vitoriosa sem teoria revolucionária.” Amilcar Cabral |
Galeria Pisanello |
1974 |
|
22 |
Revolução do 25 de Abril de 1974 Bronze 90mm Anverso: Figura tridimensional como alegoria à escravatura política do estado novo. Seis braços abertos acorrentados, pés também acorrentados. Sobreposta à figura, um dragão do qual se vê a cabeça, as asas e as garras. Inscrições: Fim da A.N.P. / Fim da PIDE/Fim da Legião / Fim do Fascismo em Portugal. Reverso: Figura de um militar do Movimento das Forças Armadas com as mãos erguidas e segurando uma metralhadora e os cravos sobre o braço esquerdo celebrando a vitória. Inscrito: Homenagem do Povo Português às Forças Armadas. |
Galeria Pisanello |
1974 |
|
23 |
Morte e Ressurreição de Cristo Bronze 90mm Anverso: A Morte Reverso: A Ressureição |
Gab. Port. Medalhística |
1974 |
|
24 |
Banco de Fomento Nacional Bronze 90mm Anverso e Verso: escultura abstracta. Logótipo do Banco no anverso. |
Gab. Port. Medalhística |
1974 |
|
25
|
1º Aniversário do 25 de Abril Bronze 90mm Anverso: Figura esguia de mulher, sem os grilhões a amarrar-lhe os pulsos, erguendo uma pomba como símbolo da paz e da liberdade. Três figuras masculinas em homenagem aos libertadores. Reverso: a frase “Para um Homem Novo” e em perspectiva uma multidão numa manifestação. |
Galeria Pisanello |
1975 |
|
26 |
Primeiras Eleições Livres Assembleia Constituinte Bronze 90mm Anverso: Uma ceifeira a ceifar – Alentejo livre de latifundiários. Reverso: Assembleia da República guardada por um anjo imponente com um archote na mão esquerda e a constituição na mão direita. |
Galeria Arte Medalha |
1975 |
|
27 |
Ano Internacional da Mulher Direitos da Mulher Cobre 90mm Anverso: Cabeça de Mulher Reverso: Figura feminina de joelhos coberta de flores como celebração da sua feminilidade e beleza. |
Vasco Berardo
NOTA: Esta medalha não faz parte da doação. Fica somente em exposição. |
1975 |
|
28 |
3º Concurso de Piano da Covilhã Bronze 80mm Anverso: Um pianista, as teclas do piano e os sons. Reverso: As cinco quinas que representam a conquista (5 reis mouros), a esfera com a legenda “Ordem e Progresso” (lema político do positivismo), os picos da Serra da Estrela, os fios da lã, os lanifícios, principal indústria da cidade. |
Galeria Arte Medalha Câmara Municipal da Covilhã |
1975 |
|
29 |
Movimento Democrático Português Bronze 90mm Anverso: Em grande plano, uma mulher a lançar a semente à terra (trabalho rural). Símbolos da indústria (trabalho fabril). Reverso: Símbolo do MDP / CDE e a frase: “O Voto do Povo”. |
MDP/CDE Coimbra |
1975 |
|
30 |
Independência de Moçambique Bronze 90mm Anverso: Cabeça em relevo de Eduardo Mondlane um dos fundadores e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique. Reverso: a data da independência de Moçambique e dois guerreiros nativos a festejarem a libertação do colonialismo. |
Galeria Arte Medalha |
1975 |
|
31 |
1º Encontro Nacional de Gerontopsiquiatria Lisboa Bronze 90mm Anverso: Cabeça da Medusa (mitologia Grega) que está associada à medicina como símbolo de veias tortuosas tais como as serpentes, que saem da sua cabeça. Reverso: figura esquelética com um cérebro agigantado que representa o sofrimento psicológico. |
Galeria Pisanello |
1976 |
|
32 |
2º Centenário da Independência dos Estados Unidos da América Bronze 90mm Anverso: Assinatura da Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colónias (América do Norte) se separaram do Império Britânico. Reverso: Cabeça de George Washington, 1º Presidente dos Estados Unidos. |
Galeria Pisanello |
1976 |
|
33 |
Medalha da Assembleia da República Portuguesa Bronze 90mm Anverso: Perfil do General António Ramalho Eanes Reverso: Panorâmica da Assembleia da República e em primeiro plano o busto da República Portuguesa. À direita as armas nacionais. |
Estado |
1977 |
|
34 |
Simpósio de Rádio Pediatria e 1º Centenário do Hospital de D. Estefânia Bronze 80mm Anverso: Uma figura de mulher, a Mãe, recostada e desnudada, amparada pela perna da mãe, uma criança em pé. Este hospital é uma unidade de referência em pediatria. Reverso: O busto da Rainha consorte D. Estefânia, esposa do rei D. Pedro V. Este hospital foi construído com o próprio dote da Rainha. |
Laboratórios Roche |
1977 |
|
35 |
1ª Reunião Internacional de Patologia Vascular Bronze 90mm Anverso: Busto do Professor João Cid dos Santos 1907-1975 Reverso: Figura feminina sentada num trono. Com a mão direita segura um ceptro com a esfera armilar e com a mão esquerda um livro aberto. À esquerda a torre da universidade e à direita um esquema do sistema vascular. |
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Serviço de Patologia Cirúrgica – Professor Fernando de Oliveira
|
1978 |
|
36 |
Primeiras Jornadas Internacionais de Aterosclerose Bronze 90mm Anverso: Três cabeças e três corpos labirínticos com os órgãos vitais visíveis, bem como as deformações e o sofrimento, que se observa na expressão dos rostos, causado pela doença. Reverso: Edifício do velho hospital da universidade com a torre por trás. Emblema das jornadas. |
Serviços de Medicina II dos Hospitais Universidade de Coimbra |
1978 |
|
37 |
Cinquentenário de “A Previdência Portuguesa” Bronze 90mm Anverso: Grupo de pessoas que se ajudam e se esforçam por um bem comum. Solidariedade, igualdade e protecção (50b Anos de Mutualismo). Reverso: Emblema de “A Previdência Portuguesa”- DO UT DES (DOU PARA QUE DÊS) |
A Previdência Portuguesa Coimbra |
1979 |
|
38 |
Região Militar do Centro Bronze 90mm Anverso: Guerreiro Lusitano, supostamente Viriato e os Montes Herminios; simbologia militar. Reverso: Brasão de Armas da Região Militar do Centro |
Região Militar Centro |
1978 |
|
39 |
Dia do Pai Bronze 90mm Anverso: Pai abraçando o seu filho com grande carinho e emoção Reverso: Uma criança a cantar e outra que toca harpa em homenagem ao Pai. |
Galeria Arte da Medalha Porto |
1978 |
|
40 |
Dia da Mãe Bronze 90mm Anverso: Cabeça de mulher de perfil. Reverso: um anjinho que toca harpa e flutua no ar ao sabor do vento. |
Galeria Arte Medalha |
1978 |
|
41 |
10 de Junho Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Bronze 90mm Anverso: Rosa dos ventos; quatro homens levantam o padrão com as armas de Portugal e outros quatro, observam. Junto a estes, um globo terrestre, um deles segura um estandarte com a Cruz de Cristo. Reverso: Uma nau a navegar no Tejo. Atrás a Torre de Belém e o céu coberto de nuvens. Legenda: ”De Luso não Perdeis o Pensamento” (Luís Vaz de Camões) |
Estado |
1978 |
|
42 |
Charlie Chaplin Bronze 90mm Anverso: A figura de Charlot “Na vida gera-se a imortalidade”. Reverso: Charlot e Charlie Chaplin |
Galeria Arte da Medalha Porto |
1978 |
|
43 |
Exposição Fotográfica Itinerante – Conheça os Açores Bronze 90mm Anverso: Vários elementos que caracterizam as Ilhas que compõem os Açores, traje, fauna, flora, arquitectura, paisagem e o Infante D. Henrique que impulsionou a humanização das ilhas. Reverso: Vulcão Santa Bárbara da Ilha Terceira; vista aérea das duas caldeiras aproximadamente concêntricas. |
Varela Pècurto |
1978 |
|
44 |
Dia do Pai Bronze 90mm Anverso: Um anjo com uma criança ao colo e outra pela mão. O Pai é o Anjo da Guarda. Reverso: Uma menina sentada num relvado rodeada de flores sorridentes e com um molho de balões na mão para celebrar o dia do Pai. |
Galeria Arte Medalha |
1979 |
|
45 |
Dia da Mãe Bronze 90mm Anverso: Uma Mãe abraçada ao filho e o sol a raiar. Reverso: Uma figura alada a afastar os pássaros que voam à sua volta. |
Galeria Arte Medalha |
1979 |
|
46 |
Dia Mundial da Infância Bronze 90mm Anverso: Uma Mãe de joelhos abraça o seu filho. Reverso: Uma menina sentada à mesa a ler um livro no conforto do lar. Um passarinho faz-lhe companhia. |
Galeria Pisanello |
1979 |
|
47 |
Centenário de António Augusto Gonçalves Escola Livre das Artes do Desenho; Bronze 80mm Anverso: busto de António Augusto Gonçalves da autoria de Cabral Antunes. Reverso: da autoria de Vasco Berardo, vários monumentos da cidade de Coimbra e a figura de António Augusto Gonçalves, fundador da Escola Livre das Artes do Desenho, a trabalhar no seu cavalete. |
Movimento Artistico de Coimbra |
1978/79 |
|
48 |
Homenagem dos Colaboradores dos Supermercados Colmeia ao seu Fundador Bronze 90mm Anverso: Busto de José Diniz dos Santos. Reverso: Logótipo dos supermercados Colmeia. |
Supermercados Colmeia Coimbra
|
1979 |
|
49 |
Escola Prática do Serviço de Transportes Figueira da Foz Bronze 90mm Anverso: Soldado Romano montado num cavalo alado sobrevoando o edifício da escola. Reverso: Brasão de armas da Escola Prática do Serviço de Transportes e o lema: “Ensinar Para Bem Servir” |
Exército |
1979 |
|
50 |
Escola Prática de Infantaria de Mafra Bronze – placa rectangular Anverso: Soldado pronto para o combate e de fundo o brasão de armas da Escola de Infantaria de Mafra. Reverso: “Sem infantaria dextra não há vitória”. |
Exército |
1979 |
|
51 |
Natal de 1979 Bronze 80mm Anverso: Presépio, adoração dos pastores e dos Reis Magos. Reverso: Anjinhos e sinos que anunciam a boa nova. Legenda “Feliz Natal” em seis línguas diferentes. |
Medalharte Coimbra |
1979 |
|
52 |
625 Anos da Morte de Inês de Castro Bronze 90mm Anverso: Inês de Castro com os filhos tal como Camões a descreveu: “Estavas linda Inês, posta em sossego….” E os seus carrascos. Reverso: Coimbra e o Mondego. |
Medalharte Coimbra |
1979 |
|
53 |
Natal de 1980 |
Medalharte Coimbra |
1980 |
|
54 |
Escola Prática de Infantaria de Mafra Bronze 90mm Anverso: Soldado armado em posição de comando, um tanque e uma perspectiva do Convento e Palácio de Mafra. Reverso: Brasão da Escola Prática de Infantaria de Mafra. |
Exército |
1980 |
|
55 |
3º Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa Fundão Bronze 90mm Anverso: Dança das Romarias, trajes típicos da Beira Baixa; Capela de Silvares e casa da aldeia. Reverso: Minas da Panasqueira, exploração do volfrâmio. |
Rancho Folclórico de Silvares D. Ilda Mesquita |
1981 |
|
56 |
1º Aniversário da Morte de Sá Carneiro Bronze 90mm Anverso: Um guerreiro, perfil de Sá Carneiro e da República. Reverso: “Uma vida dedicada na luta pela liberdade e democracia”. Um anjo a quebrar os grilhões que lhe prendem os pulsos; a alcançar a liberdade. |
Galeria Arte da Medalha Porto |
1981 |
|
57 |
Queima das Fitas 1985 Placa rectangular de bronze 100mmx70mm Anverso: Desenho geométrico com a torre da Universidade. Na base o penico de onde saem as fitas que se edificam nas diferentes faculdades. Reverso: Logótipo da Comissão Central. |
Associação Académica de Coimbra |
1985 |
|
58 |
Natal de 1981 Bronze 90mm Anverso: Maria e o Menino e a adoração dos Reis Magos. Um cão sentado a guardar o Menino Jesus dos males do mundo, que espreitam entre as colunas de fundo. Reverso: Mensagem de Boas Festas. |
Galeria Arte da Medalha Porto |
1981 |
|
59 |
Dia da Mãe Bronze 90mm Anverso: Figura de uma mãe sentada com o filho nos abraços. Reverso: Uma árvore de frutos e uma quadra alusiva ao amor de mãe da autoria de Gaspar Castelo Branco. |
Galeria Arte Medalha |
1982 |
|
60 |
Vidroplás – Gabriel Roldão Bronze 80mm Anverso: Edifício da Fábrica de Plásticos e Vidros e na parte inferior um exemplo da maquinaria desta indústria. Reverso: Meia coroa de azevinho. Lado para gravação personalizada |
Marinha Grande |
1982 |
|
61 |
4º Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa Fundão Bronze 90mm Anverso: Casal de noivos e Dança da Tranca Reverso: Grupo de Bombos do Rancho Folclórico de Silvares e de fundo a Igreja Matriz de Silvares. |
Rancho Folclórico de Silvares D. Ilda Mesquita |
1982 |
|
62 |
Real Casa Pia de Lisboa Bronze 80mm Anverso: figura com traje do séc. XIX e um toureiro. A Praça de touros do Campo Pequeno é propriedade da Casa Pia desde 1892 por ordem real (D. Maria I). Reverso: Vista aérea da Praça de touros do Campo Pequeno. Brasões reais e o sagrado coração de Jesus (instituição católica). |
Gabinete Português de Medalha |
1982 |
|
63 |
40º Aniversário da Revista Vértice Bronze 80mm Anverso: Desenho geométrico tal como o nome indica. 40 anos de combate cultural. Reverso: um pedaço de corrente partida. |
Vértice Coimbra |
1982 |
|
64 |
Visita a Portugal do Papa João Paulo II Bronze 90mm Anverso: Figura de João Paulo II a dar a bênção papal e a sua assinatura (latim). Reverso: Basílicas de São Pedro em Roma e de Fátima. |
Galeria Arte Medalha |
1982 |
|
65 |
Libertação dos Índios do Brasil Marquês de Pombal Bronze 80mm Anverso: Cenário com todas as actividades a que eram obrigados os escravos índios. Encimando a cena, dois anjos que seguram o retrato do Marquês de Pombal e a deusa da colheita e da agricultura (Deméter – deusa grega). Reverso: Declaração da libertação dos Índios do Brasil (Maio de 1758). |
Medalharte Coimbra |
1982 |
|
66 |
2º Aniversário da Morte de Sá Carneiro Bronze 90mm Anverso: Perfil de Sá Carneiro com o seu icónico cachecol. Reverso: Figura máscula em tronco nu a arar a terra como símbolo da força e desejo do progresso e da liberdade. |
Galeria Arte Medalha |
1982 |
|
67 |
3º Aniversário da Morte de Sá Carneiro Bronze 90mm Anverso: Busto de Francisco Sá Carneiro Reverso: Um mendigo de caminhando na direcção de um país melhor. Sá Carneiro, um democrata que queria acabar com a pobreza |
Galeria Arte Medalha |
1983 |
|
68 |
Natal de 1983 Bronze 90mm Anverso: Nossa Senhora e São José a adorar o Menino e por trás os anjos a entoarem cânticos. Reverso: Natal é Alegria, Humildade, Amor e Paz. |
Galeria Arte da Medalha |
1983 |
|
69 |
5º Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa Bronze 90mm Anverso: Mulher do campo sentada com uma enxada ao ombro. Reverso: Imagem de São Martinho, padroeiro do Fundão, e brasão do Município |
Rancho Folclórico de Silvares D. Ilda Mesquita Fundão |
1983 |
|
70 |
Medalha de Macau Palácio do Governo de Macau Bronze 90mm Anverso: O Palácio do Governo também chamado Palácio da Praia Grande. |
Medalharte Coimbra |
1984 |
|
71 |
Região Militar Centro Bronze 90mm Anverso: O guerreiro Lusitano e de fundo, do lado esquerdo, a Torre da Universidade de Coimbra e o Mosteiro da Batalha. A Praça Forte de Almeida em forma de estrela do lado direito. Reverso: Brasão de Armas da Região Militar Centro |
Exército Coimbra |
1983 |
|
72 |
Irmãos Pedrosa – 25 Anos Bodas de Prata Bronze 90mm Empresa de mobiliário da Marinha Grande. Anverso: uma árvore que representa a matéria prima para a construção dos móveis. Reverso: “A carroça” símbolo do início da actividade da empresa e as novas e modernas instalações da fábrica. |
Marinha Grande |
1984 |
|
73 |
25 Anos de “O Cancioneiro de Águeda” Bronze 90mm Anverso: Grupo folclórico a executar várias danças do seu repertório e o brasão da vila de Águeda. Reverso: duas mulheres envergando os trajes típicos e o símbolo do Cancioneiro de Águeda. |
Águeda |
1984 |
|
74 |
Casa Museu Maria da Fontinha Bronze 90mm Anverso – Busto de Maria da Fontinha , avó do fundador da Casa Museu. Reverso – paisagem de Além-do-Rio com a casa museu. |
Além-do-Rio Castro D’Aire |
1984 |
|
75 |
150 Anos de Elevação de Águeda a Concelho Bronze 90mm Anverso: Figura de um homem nu, musculado a elevar algo invisível. Reverso: Igreja de Santa Eulália, Santa Eulália, padroeira de Águeda e o brasão da vila. |
Câmara Municipal de Águeda |
1984 |
|
76 |
Congresso Internacional Dermatopatologia Una-Darier Paris Bronze 90mm Anverso: os dermatologistas e investigadores Unna e Darier. Reverso: microscópio óptico. |
Club Una-Darier Paris |
1984 |
|
77 |
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede / 80 Anos Bronze 90mm Anverso: Retábulo da Capela da Varziela (João de Ruão Séc. XVI) Reverso: Brasão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, o capacete, o machado e a mangueira, símbolos que caracterizam a acção dos bombeiros. |
B.V. Cantanhede |
1982 |
|
78 |
Vidroplás – Gabriel Roldão Bronze 80mm Anverso: “Ajudar a Construir” três figuras masculinas a construir uma parede com os pés sobre um tapete de louro. Reverso: Perspectiva da fábrica e da maquinaria (Indústria de plásticos e vidros). |
Marinha Grande |
1982 |
|
79 |
7º Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa Fundão Bronze 90mm Anverso: Casal com trajes de trabalho e mulher a mondar. Brasão do Município do Fundão ladeado por elementos do rancho. Reverso: Grupo folclórico de Silvares a dançar à volta do Mundo. |
Rancho Folclórico de Silvares D. Ilda Mesquita Fundão |
1985 |
|
80 |
Banda Musical 12 de Abril de Travassô Bronze 90mm Anverso: Ensaio da Banda com os instrumentos de sopro, dois adultos e duas crianças. Reverso: Vários instrumentos de sopro e de percussão. Brasão da Banda.
|
Águeda |
1985 |
|
81 |
50 Anos do Olivais Futebol Clube Bronze 90mm Anverso: dois jogadores de basquetebol a encestarem, como principal modalidade do clube e o brasão dos Olivais Futebol Clube. No reverso o antigo campo de jogos e o novo pavilhão. |
Coimbra |
1985 |
|
82 |
Professor Doutor Mário Silva Bronze 90mm, irregular Anverso: Cabeça em relevo do Professor Mário Silva, uma das grandes personalidades da Física em Portugal. Trabalhou com Marie Curie. Reverso: Um simbolismo à sua vida como cientista, investigador e democrata. |
Coimbra |
1985 |
|
83 |
Palácio do Congresso dos Deputados Palácio das Cortes Espanholas Madrid Placa de Bronze rectangular 100mm x 70mm A construção iniciou-se em 1843 no reinado de Isabel II de Espanha. |
Medalharte |
1985 |
|
84 |
Adesão à CEE Comunidade Económica Europeia Bronze 90mm Anverso: Símbolo do Euro. Fendas que se abrem procurando novos caminhos para o desenvolvimento. Reverso: Brasão da bandeira Nacional e os doze estados membros em 1 de Janeiro de 1986. |
Galeria Arte da Medalha |
1985 |
|
85 |
Coro de Professores de Coimbra 5º Aniversário Bronze 80mm Anverso: As mãos do Maestro com a batuta e três cabeças unidas a cantar em uníssono. Reverso: emblema do coro. |
Coro de Professores de Coimbra |
1985/86 |
|
86 |
Professor Doutor Luís Raposo Bronze 90mm Anverso: Busto do Professor Luís Raposo 1892-1985. Reverso: Símbolo da Oncologia 25º Aniversário (1961 ano da fundação). |
Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil Coimbra |
1985 |
|
87 |
Elevação de Torres Novas a Cidade Bronze 90mm Anverso: Cena histórica representando D. Sancho I a entregar a carta de foral. Reverso: Brasão municipal, tendo à direita a Rainha Santa Isabel de Aragão. |
Fernando Simões Ribeiro |
1986 |
|
88 |
2º Congresso da Indústria de Moldes Bronze 90mm Anverso: Pantógrafo sobre o globo terrestre. Simbolicamente mostra a extensão da comunicação através da tecnologia e a sua igualdade em qualquer parte do mundo. Reverso: As várias fases do trabalho desde o planeamento à execução e do armazenamento à exportação. |
Marinha Grande |
1985 |
|
89 |
Segundas Jornadas de Clínica Geral de Castelo Branco Bronze 90mm Anverso: Monumentos das sete cidades: Aveiro – Igreja da Misericórdia Viseu – Sé Guarda – Sé Coimbra- Universidade Leiria – Castelo Castelo Branco – Jardim do Paço Santarém – Igreja da Graça Reverso: Logótipos dos Laboratórios e símbolo da Medicina |
Monfortinho Emissão de 5 Laboratórios |
1986 |
|
90 |
Novo Hospital da Universidade de Coimbra Bronze 90mm Anverso: Vista Geral do novo edifício dos Hospitais da Universidade de Coimbra Reverso: Coimbra e a ponte de Santa Clara. Brasão de Armas da cidade. |
Gabinete do Novo Hospital Central de Coimbra |
1986 |
|
91 |
Laurindo Ferreira Lino – Ermesinde Bronze 90mm “Felino” Empresa de Fundição e Construções Mecânicas Anverso: Busto do Fundador Reverso: Operários a laborar na fundição |
Porto |
1986 |
|
92 |
8º Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa Fundão Silvares Bronze 90mm Anverso: Preparação do linho, fiadeira com roca e fuso, dobadoira e tecedeira. Reverso: Grupo folclórico de Silvares a dançar à volta do Mundo. |
Rancho Folclórico de Silvares D. Ilda Valentim |
1986 |
|
93 |
1º Aniversário da Elevação Águeda a Cidade Bronze 90mm Anverso: Figura musculada representando o trabalho e o desenvolvimento económico de Águeda e das suas freguesias. A figura, nua, assenta sobre frutos que representam a agricultura, milho, fruta e vinha. Fábricas ao fundo e a roda dentada símbolos da indústria. Reverso: Brasão do Município de Águeda |
Câmara Municipal de Águeda |
1986 |
|
94 |
Liga dos Amigos de Aguada de Cima Secção de Assistência Social Lançamento da 1ª Pedra Anverso: Dois trabalhadores a lançarem a primeira pedra e de fundo uma perspectiva do novo edifício. Reverso: Simbologia referente à Liga de Amigos, menção da Cultura, Desporto e Assistência Social. |
Aguada de Cima |
1988 |
|
95 |
Revigrés 10º Aniversário Bronze formato irregular a simular revestimento cerâmico de chão e de parede. Anverso: Panorama do edifico da fábrica. Símbolo do prémio de design e inovação. Reverso: um passeio revestido a mosaico que leva a outros caminhos, a exportação. |
Águeda |
1987 |
|
96 |
João Castanheira Nunes Bronze 80mm Anverso: Busto de Castanheira Nunes, director do Jornal “Comarca de Arganil”. Reverso: “A Amizade é Perene” |
Câmara Municipal de Arganil |
1986 |
|
97 |
Garland Laidley Dunlop – 25 Anos Bronze 80mm Medalha corporativa. |
Lisboa |
1987 |
|
98 |
Banda de Carvalhais – Sociedade Artística Musical Carvalhense Bronze 90mm Anverso: Apolo, deus do Sol, da música, das arte. Reverso: Comemorações do 1º centenário e o símbolo da sociedade, uma lira. |
Carvalhais de Lavos Figueira da Foz |
1987 |
|
99 |
10 de Junho 500 Anos dos Descobrimentos Portugueses. Bronze 90mm Anverso: Cabeça de Luís Vaz de Camões com coroa de louros. Data 10 de Junho, dia de Camões. Reverso: Mastros e velas de uma nau. |
Galeria Arte da Medalha |
1987 |
|
100 |
Liga dos Amigos de Aguada de Cima Bronze 90mm Lançamento da 1ª Pedra do Edifício de Assistência Social, Cultura e Desporto Anverso: O lançamento da primeira pedra e o novo edifício. Reverso: Logótipo da Liga de Amigos. |
Aguada de Cima |
1988 |
|
101 |
1º Centenário da Tuna Académica da Universidade de Coimbra Bronze 90mm Anverso: A Tuna a actuar para uma multidão que se perde de vista e ao fundo a torre da universidade. Reverso: O símbolo da Tuna e por baixo uma fita com parte de uma pauta de música. |
Associação Académica Coimbra |
1988 |
|
102 |
75º Aniversário da Inauguração do Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa – 1913-1988 Bronze 90mm Anverso: Rua de Penafiel onde se pode ver um comboio que circulava em carris de gola (carris que podem ser instalados ao nível do pavimento), assentes nas estradas de terra batida. Reverso – Brasão do Município de Penafiel |
Galeria Arte da Medalha |
1988 |
|
103 |
Município de Arganil Placa quadrada de bronze 100mm x 100mm Anverso: Brasão da Vila de Arganil; São Gens, o padroeiro e o Bispo D. Gonçalo que outorgou uma carta de povoamento em 1114 aos habitantes desta povoação Pormenor do Foral. Reverso: Capela de São Pedro de Folques (Séc. XII) |
Câmara Municipal Arganil |
1988 |
|
104 |
Câmara Municipal de Sintra Placa de bronze 100mmx70mm Anverso: Edifício dos Paços do Concelho |
Medalharte Coimbra |
1988 |
|
105 |
10º Aniversário do Curso Jurídico de 1972-1977 Bronze 90mm Anverso: Torre e paço das Escolas da Universidade de Coimbra. Balança e coruja, símbolos de Direito. Reverso: Vista estilizada e fraccionada de Coimbra, a Alta, o Parque Dr. Manuel Braga, a Ponte de Santa Clara e o Choupal. |
Coimbra |
1988 |
|
106 |
Escola Industrial e Comercial de Águeda Bronze 90mm Anverso: busto do Padre José Marques de Castilho, primeiro director da Escola que foi inaugurada em 1927. Reverso: Edifício e emblema da Escola |
Águeda |
1988 |
|
107 |
3º Congresso da Indústria de Moldes Bronze 90mm Anverso: “Analisar o Presente – Preparar o Futuro” é o lema que coincide com as duas figuras do lado esquerdo que se focam na investigação. Reverso: do logótipo do congresso irradiam formas rectilíneas que no imaginário se irão expandir. |
Marinha Grande |
1988 |
|
108 |
10º Aniversário do Coro de Professores de Coimbra Bronze 80mm Anverso: Do lado esquerdo, três membros femininos e três masculinos representando o Coro. Do lado direito, separado pelo tempo. O estudante e a tricana de Coimbra. Reverso: o emblema do Coro de Professores. |
Coimbra |
1991 |
|
109 |
V.ªs Jornadas Internacionais e 1.ªs Latinas de Aterosclerose Bronze 90mm Anverso: Ao centro uma mulher nua e sentada sobre as suas próprias pernas. Reverso: Todo o campo é ocupado por um edifício estilizado com destaque para a torre da Universidade e a palavra Coimbra. |
Hospitais da Universidade Coimbra |
1989 |
|
110 |
Homenagem ao Doutor José Alves Monteiro Júnior Bronze 90mm Anverso: Busto do Dr. José Alves Monteiro Júnior Reverso: Pelourinho e edifício da Câmara Municipal do Fundão. |
Câmara Municipal do Fundão por iniciativa de António Paulouro, Director do Jornal do Fundão |
1990 |
|
111 |
700 Anos da Universidade de Coimbra – 1290 – 1990 Bronze 90mm Anverso: trecho da bula papal de Nicolau IV de 1290 que confirma o Estudo Geral e as quatro faculdades inicialmente existentes: Artes, Cânones, Leis e Medicina. Selo pontifício e inscrição em latim alusiva aos 700 anos da Universidade de Coimbra. Reverso: representa a universidade dos nossos dias continuando o cordão que ostenta a insígnia universitária. As sete folhas de um livro que correspondem a outros tantos séculos de história, servem de fundo à representação do mundo, onde o saber não conhece fronteiras. |
Medalharte Coimbra |
1990 |
|
112 |
VII Jornadas Internacionais de Aterosclerose II Reunião da Sociedade Portuguesa de Ateroesclerose Bronze 90mm Anverso: Figura humana estilizada; sonolência e abandono repousando sobre três traços que simulam os vasos sanguíneos. Reverso: a mesma figura, mas cavada, como se fosse o seu avesso. |
Serviços de Medicina II dos Hospitais Universidade Coimbra |
1991 |
|
113 |
PROBAR Medalha da Empresa Bronze 90mm Anverso: Composição bastante intrínseca entre a cidade e a fábrica de indústria alimentar, enchidos, presuntos, fiambres e outros fumados. Reverso: Vista geral da fábrica em Cernache inserida num contexto “alimentar”, um paio. |
Cernache Coimbra |
1990 |
|
114 |
1º Congresso Mundial de Farmacêuticos de Expressão Portuguesa Bronze 90mm Anverso: Uma figura de mulher, a cientista a preparar um medicamento; a farmácia e a saúde pública ilustrada por uma figura protectora. Reverso. Brasão da Sociedade Farmacêutica Lusitana e a legenda 3º Congresso Nacional de Ciências Farmacêuticas. |
Ordem dos Farmacêuticos |
1991 |
|
115 |
50 Anos do Ateneu de Coimbra Bronze 80mm Anverso: Ao centro uma barreira vertical que um homem tenta empurrar, enquanto do lado esquerdo da barreira, três soldados tentam impedir que ele a derrube. É a luta por uma cultura popular. Reverso: a mesma barreira e o Ex-Libris do Ateneu: “A um fim todos corremos e uma estrada comum igual seguimos.” (Luís Vaz de Camões) |
Ateneu de Coimbra |
1990 |
|
116 |
1º Congresso Português de Senologia Bronze 80mm, recortada Anverso: Figura de mulher sentada e pensativa, uma vida interrompida. Reverso: um rosto de mulher surgindo atrás do sol. Esperança na cura. |
Figueira da Foz |
1991 |
|
117 |
Santa Casa da Misericórdia de Arganil Bronze 90mm Anverso: Um casal de idosos, casal Cruz Pereira, a quem se deve a construção do Lar da 3ª Idade e Centro de Dia e duas crianças sentadas a seus pés. Brasão da Santa Casa. Reverso: Igreja da Misericórdia e antigo Hospital de Beneficência Condessa das Canas. |
Santa Casa da Misericórdia de Arganil |
1993 |
|
118 |
35 Anos do Curso Jurídico de 1954-1959 Bronze 80mm Anverso: Figura da Justiça, em pé sobre os livros das leis, segurando na mão direita a balança e a espada, símbolo do poder, na mão esquerda. A balança está equilibrada por uma figura de joelhos, apoiada no prato que diz JUS (Justiça). Em fundo as tábuas das leis com numeração romana. Reverso: Universidade de Coimbra, A coruja, símbolo da sabedoria, e as tábuas com a inscrição do Artigo I dos Estatutos do Homem. |
Coimbra |
1994 |
|
119 |
70 Anos da Criação da Ordem dos Advogados. Bronze 80mm Anverso: Deusa da justiça vendada segurando no colo uma espada (símbolo do poder), sentada num trono onde está apensa a balança. Reverso: um advogado de costas, usando a toga, frente à barra. Por trás as tábuas das leis com numeração romana e o brasão da Ordem. |
Ordem dos Advogados |
1995 |
|
120 |
Arnaldo Tavares Recauchutagem Seiça Bronze 60mm Anverso: Busto de Arnaldo Tavares, sócio da empresa. Reverso: Para gravação personalizada. |
Marinha Grande Recauchutagem Seiça |
1996 |
|
121 |
Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra – Bronze 80mm Anverso: “15 Anos de Amizade e de Universalidade Pela Música” – As crianças do coro em pé, sobre a flauta de bisel. Reverso: o logótipo do Coro e data da fundação 28/10/1982. |
Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra |
1997 |
|
122 |
Dia Nacional da Segurança Social – 8 de Maio Bronze 80mm Anverso: Um casal de pé em frente a uma árvore carregada de frutos. Ambos seguram um fruto nas mãos olhando para o horizonte e pensando no futuro. Reverso: Linhas e formas irregulares a convergirem num ideal, solidariedade e segurança social. |
Segurança Social Coimbra |
1997 |
|
123 |
Real República dos Lysos Bronze 80mm Anverso: Torre da Universidade de Coimbra e Torre dos Clérigos trajadas em festa. Reverso: Brasão da República dos Lysos e uma quadra: “ Quando apenas no sentir/ A velha capa nos tapar/ Os Lysos, hão-de aqui vir/ Velhos tempos relembrar/ 19/11/1959 |
Coimbra |
1997 |
|
124 |
Orquestra Filarmónica 12 de Abril de Travassô Bronze 90mm Anverso: A orquestra. Reverso: Brasão da Orquestra – Bodas de Diamante (1925-2000) |
Travassô Águeda |
2000 |
|
125 |
Governo Civil de Aveiro Bronze 90mm Anverso: Antiga Capitania e o barco moliceiro a navegar na ria de Aveiro. Reverso: Brasão do Distrito de Aveiro. |
Aveiro |
2000 |
|
126 |
VI Congresso da Indústria de Moldes da Marinha Grande Bronze 80mm Anverso: Engenheiros e técnicos a fazerem programação e planeamento. Lema: “Dinâmicas e Desafios”. Projecção do futuro. Reverso: Logótipo do Congresso. |
Marinha Grande |
2000 |
|
127 |
Instituto Politécnico de Coimbra Bronze 90mm (Esta medalha é da autoria de Vasco Berardo e de seu filho João Berardo) Anverso: Pormenores do edifício que foi a sede do Instituto Politécnico na Avenida Marnoco e Sousa. Reverso: Logótipo do IPC. |
IPC Coimbra |
2006 |
|
128 |
Medalha do Centenário da República Portuguesa 1910-2010 90mm bronze Anverso: José Falcão, professor da Universidade de Coimbra, liberal e republicano. Reverso: o edifício da Assembleia da República. |
Câmara Municipal de Coimbra |
2010 |
|
129 |
Centro de Computação Gráfica Bronze 90mm Anverso: O mundo ao alcance de uma mão. O avanço da tecnologia e da comunicação. Reverso: O alcance imensurável do contacto entre continentes no mundo do trabalho. |
Taveiro Coimbra |
1994 |
|
130 |
Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra 15º Aniversário Bronze 80mm Anverso: Coimbra ao fundo e brasão da Universidade. Em destaque o maestro e figuras do coro a cantar. Reverso: recorte de uma pauta de música e o símbolo do Orfeon. |
Coimbra |
1995 |
|
131 |
25 Anos do Curso de Engenharia Electrotécnica 1973 -1978 Bronze 80mm Anverso: Coimbra, o Parque D. Manuel Braga e três estudantes com a pasta de finalistas. Reverso: cercadura com simbologia de instalações eléctricas. |
Coimbra |
2003 |
|
132 |
5º Congresso da Indústria de Moldes da Marinha Grande Bronze 80mm Anverso: Equipe de Trabalho preparados para novos desafios. Logótipo do Congresso. Reverso: Linhas cruzadas, degraus, a incógnita do que virá, os desafios do futuro. |
Marinha Grande |
1996 |
|
133 |
AEMITEQ – Associação Para a Inovação Tecnológica e Qualidade Bronze 80mm Anverso: representação da Associação no seu todo. Controlo químico da qualidade. |
Complexo Tecnológico de Coimbra |
1994 |
|
134 |
500 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra Bronze 90mm Anverso: Retábulo de João de Ruão representando Nossa Senhora das Misericórdias. Reverso: Brasão da Santa Casa |
Santa Casa da Misericórdia de Coimbra |
2000 |
|
135 |
Medalha da Vila de Tábua Bronze 80mm Anverso: Desenho de José Penicheiro e escultura de Vasco Berardo. Composição formada por vários edifícios históricos com destaque para o pelourinho. Em baixo uma mulher com um cesto e à direita um pastor. Reverso: Brasão Municipal da Vila de Táboa |
Câmara Municipal de Tábua |
1997 |
|
136 |
VIII Jornadas Internacionais de Ateroesclerose II Reunião Luso-Italiana de Cardiologia Preventiva Bronze 90mm Anverso: Figura avantajada, envelhecida, com óculos, com um corte na vertical por um vaso sanguíneo. Reverso: as costas da mesma figura com uma mão a segurar a cabeça e outra sobre a zona lombar. |
Serviços de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra |
1993 |
|
137 |
Sindicato de Professore da Zona Centro Homenagem aos Professores Aposentados Bronze 80mm Anverso e Verso com desenho do Arquitecto Galvão Lucas e execução de Vasco Berardo |
Secretariado Distrital Coimbra, Aveiro e Leiria |
1993 |
|
138 |
Sindicato de Professores da Zona Centro Inauguração da Sede e Aniversário, 20 Anos Bronze 80mm Anverso: Edifício da nova sede na Rua Antero de Quental em Coimbra. Reverso: Logótipo do Sindicato, desenho do Arquitecto Galvão Lucas. |
Sindicato de Professores da Zona Centro Coimbra |
1994 |
|
139 |
Centro Hospitalar de Coimbra Hospital Geral da Colónia Portuguesa do Brasil (20 Anos da UCIC) Bronze 90mm Anverso: Vista geral dos jardins e ao fundo o edifício principal do Hospital. Reverso: Um coração e as artérias principais que têm uma coloração imitando o sangue. |
Centro Hospitalar de Coimbra Serviço de Cardiologia |
1994 |
|
140 |
A.P.P.A.C.D.M. Bronze 80mm Anverso: Uma Instituição com rostos. Reverso: Sem imagem para gravação personalizada. |
Associação Portuguesa de Pais e Amigos Do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra |
1999 |
|
141 |
Centro Hospitalar de Coimbra Bronze 80mm Anverso: Mães com os filhos para lembrar que este hospital, que foi inicialmente sanatório para tuberculosos, é também obra de Bissaya Barreto. Vista parcial do edifício principal e dos jardins. Reverso: lado liso para gravação personalizada. |
Centro Hospitalar de Coimbra Serviço de Oftalmologia |
2004 |
|
142 |
A Grade – Galeria de Arte – 20 Anos Bronze patinado de escuro em contraste com o dourado – 80mm Anverso: Uma grade e o símbolo da Galeria. Reverso: motivo decorativo simples e geométrico. |
Aveiro |
1993 |
|
143 |
800 Anos do Foral de Figueiró dos Vinhos Bronze 90mm Anverso: Um anjo alado em toda a sua plenitude, graça e beleza que representa Figueiró dos Vinhos. Reverso: um pequeno excerto do original do Foral de 1204. |
Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos |
2005 |
|
144 |
Ordem dos Engenheiros da Região Centro Bronze 80mm Anverso: As seis cidades do centro representadas pelos monumentos mais enigmáticos. Reverso: Brasão Da Ordem dos Engenheiros |
Ordem dos Engenheiros Coimbra |
2004 |
|
145 |
Inauguração do Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda Bronze 90mm Anverso: Bombeiro a abraçar os símbolos que definem o lema desta corporação, “Vida por Vida” Reverso: Vista aérea do novo quartel inaugurado em 07/11/1993 |
Bombeiros Voluntários de Águeda |
1993 |
|
146 |
10º Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa Bronze 90mm Anverso: Busto de D. Ilda Valentim Mesquita, fundadora do Rancho Folclórico de Silvares (Cinquentenário). Reverso: Dança da Tranca, casa típica da beira baixa, Igreja Matriz de Silvares e casal com traje serrano. |
Rancho Folclórico de Silvares |
1997 |
|
147 |
25º Aniversário do Hospital Geral (CHC) Bronze 80mm Anverso: casal, que representa a vida, nos jardins emblemáticos deste hospital. Reverso: Homenagem a todo o pessoal que contribuem para o funcionamento do CHC. Perspectiva geral do edifício principal e dos jardins envolventes. |
Hospital dos Covões Coimbra |
1998 |
|
148 |
50º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Águeda Bronze 90mm Anverso: Dois bombeiros a combater o fogo numa floresta. Atrás uma panorâmica da vila de Águeda e a legenda “50 Anos de Servir”. Reverso: O emblema dos bombeiros voluntários e uma viatura de 1934. |
Bombeiros Voluntários de Águeda |
1984 |
|
149 |
Sociedade Portuguesa de Dermatologia Hospital de Faro Bronze 80mm Anverso: Busto de perfil de Maria Fernanda Mealha, primeira mulher na dermatologia Portuguesa. Reverso: pequenos logótipos laterais do laboratório patrocinador do congresso. |
Hospital Distrital de Faro Schering-Plough
|
1996 |
|
150 |
4º Congresso da Indústria de Moldes Bronze 90mm Anverso: Três figuras com bata a conversar e uma outra a trabalhar no computador sob o lema “Competir Melhor – Gerir Bem”. Reverso: Logótipo do Congresso |
Marinha Grande |
1992 |
|
151 |
25º Aniversário de “A Rigorosa” Bronze 90mm Anverso: Interior da empresa e trabalhadores metalúrgicos. Empresa de Cunhos e cortantes. Reverso: 25º Aniversário, logótipo da empresa e um metalúrgico nos cortantes. |
Massamá Queluz |
1998 |
|
152 |
30 Anos do Hospital da Colónia Portuguesa do Brasil – CHC Bronze 80mm Anverso: 30 Anos em destaque e duas gerações. De fundo o edifício principal do Hospital e jardins. Reverso: A pérgola do jardim. |
Hospital dos Covões Coimbra |
2003 |
|
153 |
10º Aniversário da Escola Evaristo Nogueira Bronze 80mm Anverso: A evolução das instalações da escola ao longo dos 10 anos. Reverso: O lema “Desenvolvendo um projecto” e o logótipo da escola com um pastor da Serra da Estrela. |
S. Romão |
2001 |
|
154 |
A.P.P.C. Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra Bronze 80mm Anverso: Duas crianças de mão dada. Reverso: Três figuras sentadas que representam a vida, a diferença e a igualdade. |
A.P.P.C. – Núcleo Regional do Centro |
1997 |
|
155 |
Sociedade Internacional de Dermopatologia Amesterdão 1979 Bronze 90mm (medalha executada por Alves André e Vasco Berardo) Anverso: Bustos dos quatro fundadores da International Society of Dermatopathology. Reverso: Símbolo da I.S.D.P. |
International Society of Dermatopathology.
Amesterdão |
2012 |
|
156 |
Águeda – Cidade em Construção Bronze 90mm Anverso: Um homem e uma mulher, de mão dada, sentados sobre a árvore da vida e nomeio o brasão da cidade. Reverso: O rio Águeda e a nora. Inscrito uma linha de um soneto de Manuel Alegre: “Haverá sempre em mim o Rio Águeda” |
Câmara Municipal de Águeda |
1997 |
|
157 |
Instituto Politécnico de Coimbra Bronze 90mm Anverso: Representação de todas as escolas que fazem parte do Politécnico. Reverso: Logótipo do IPC. |
Instituto Politécnico de Coimbra |
1999 |
|
158 |
Estádio Cidade de Coimbra Bronze 80mm Anverso: Um jogador da Académica com a bola nos pés. Reverso: Vista aérea do estádio Cidade de Coimbra. |
Associação Académica de Coimbra – O.A.F. |
2003 |
| Nº | Medalha | Edição | Ano |
|---|---|---|---|
| 1 | Carneiro | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 2 | Touro | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 3 | Gémeos | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 4 | Caranguejo | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 5 | Leão | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 6 | Virgem | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 7 | Balança | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 8 | Escorpião | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 9 | Capricórnio | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 10 | Aquário | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 11 | Peixes | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| 12 | Sagitário | Gabinete Português de Medalhística | 1972 |
| Nº | Medalha | Edição | Ano |
|---|---|---|---|
| 1 | Infante D. Henrique | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 2 | Gil Eanes | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 3 | Tristão Vaz Teixeira | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 4 | Gonçalo Velho Cabral | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 5 | Gonçalves Zarco | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 6 | Dinis Dias | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 7 | Pedro Sintra | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 8 | Fernão de Magalhães | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 9 | Tristão da Cunha | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 10 | Gaspar Corte-Real | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 11 | Diogo Cão | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 12 | Pêro Escobar | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 13 | Pedro Álvares Cabral | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 14 | Afonso Gonçalves Baldaia | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 15 | Fernando Pó | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 16 | Vasco da Gama | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 17 | Nuno Tristão | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| 18 | Bartolomeu Dias | Gabinete Português de Medalhística | 1973 |
| Nº | Medalha | Local associado | Edição | Ano |
|---|---|---|---|---|
| 1 | Bom Sucesso | Cantanhede | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 2 | Montemor | Viana do Castelo | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 3 | Palmela | Palmela | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 4 | Pico | Açores | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 5 | Porto Santo | Madeira | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 6 | Póvoa de Varzim | — | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 7 | São Miguel | Açores | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 8 | Serrano | — | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| Nº | Nome | Edição | Ano |
|---|---|---|---|
| 1 | Bernardino António Gomes (1768-1823) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 2 | Magalhães Coutinho (1815-1895) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 3 | Gama Pinto | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 4 | Sousa Martins (1843-1897) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 5 | Câmara Pestana (1863-1899) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 6 | Miguel Bombarda (1851-1910) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 7 | Júlio de Matos (1856-1922) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 8 | Ricardo Jorge (1858-1939) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 9 | Salazar d’Eça e Sousa (1871-1940) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 10 | Sobral Cid (1877-1941) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 11 | Lopo de Carvalho (1890-1970) | Gab. Port. Medalhística | 1973 |
| 12 | Falta: Egas Moniz | — | — |
| Nome | Datas | Nacionalidade | Edição | Ano | Observação |
|---|---|---|---|---|---|
| Andrea Boria | 1466–1560 | Italiano | Galeria Pisanello Lisboa | 1974 | — |
| António Faria | 1502–1540 | Português | Galeria Pisanello Lisboa | 1974 | Medalha sem acabamento |
| Francis Drake | 1540–1596 | Inglês | Galeria Pisanello Lisboa | 1974 | — |
| Duguay Trouin | 1673–1736 | Francês | Galeria Pisanello Lisboa | 1974 | — |
| Nº | Nome | Edição | Ano |
|---|---|---|---|
| 1 | A Peste | Livraria Almedina Coimbra | 1975 |
| 2 | A Guerra | Livraria Almedina Coimbra | 1975 |
| 3 | A Fome | Livraria Almedina Coimbra | 1975 |
| 4 | A Morte | Livraria Almedina Coimbra | 1975 |
| 5 | A Poluição | Livraria Almedina Coimbra | 1975 |
| 6 | A Droga | Livraria Almedina Coimbra | 1975 |
| Nº | Nome | Edição | Ano |
|---|---|---|---|
| 1 | Rato | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 2 | Búfalo | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 3 | Cavalo | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 4 | Serpente | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 5 | Gato | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 6 | Tigre | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 7 | Porco | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 8 | Cabra | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 9 | Dragão | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 10 | Macaco | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 11 | Galo | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| 12 | Cão | Galeria Arte Medalha Porto | 1977 |
| Nº | Palácio | Edição | Ano(s) |
|---|---|---|---|
| 1 | Paço Ducal de Guimarães | Medalharte Coimbra | 1979 |
| 2 | Palácio de Queluz | Medalharte Coimbra | 1979 |
| 3 | Palácio da Pena (Sintra) | Medalharte Coimbra | 1979 |
| 4 | Palácio Foz (Lisboa) | Medalharte Coimbra | 1979 |
| 5 | Palácio de Palhavã (Lisboa) | Medalharte Coimbra | 1979 |
| 6 | Palácio da Bolsa (Porto) | Medalharte Coimbra | 1979 |
| 7 | Solar de Mateus (Vila Real) | Medalharte Coimbra | 1980 |
| 8 | Paço Real de Sintra | Medalharte Coimbra | 1980 |
| 9 | Palácio da Ajuda (Lisboa) | Medalharte Coimbra | 1980 |
| 10 | Palácio de Vila Viçosa | Medalharte Coimbra | 1980 |
| 11 | Palácio e Convento de Mafra | Medalharte Coimbra | 1980 |
| 12 | Palácio de São Lourenço (Funchal) | Medalharte Coimbra | 1980 |
| 13 | Palácio do Governo de Macau | Medalharte Coimbra | 1980 |
| 14 | Palácio Jácome Correia (Ponta Delgada) | Medalharte Coimbra | 1981 |
| 15 | Paço Real de Évora | Medalharte Coimbra | 1984 |
| 16 | Palácio de Belém (Lisboa) | Medalharte Coimbra | 1985 |
| 17 | Palácio de Monserrate (Sintra) | Medalharte Coimbra | 1985 |
| 18 | Palácio de Seteais (Sintra) | Medalharte Coimbra | 1985 |
| 19 | Palácio de São Bento / Assembleia da República (Lisboa) | Medalharte Coimbra | 1985 |
| Estado | Editora | Ano |
|---|---|---|
| Não editadas | Galeria Arte Medalha Porto | 1980 |
| Nº | Santuário | Local | Edição | Ano(s) |
|---|---|---|---|---|
| 1 | Bom Jesus | Braga | Medalharte Coimbra | 1982–1984 |
| 2 | Nossa Senhora de Fátima | Fátima | Medalharte Coimbra | 1982–1984 |
| 3 | Nossa Senhora da Nazaré | Nazaré | Medalharte Coimbra | 1982–1984 |
| 4 | Nossa Senhora do Sameiro | Braga | Medalharte Coimbra | 1982–1984 |
| 5 | Santa Luzia | Viana do Castelo | Medalharte Coimbra | 1982–1984 |
| 6 | Nossa Senhora dos Remédios | Lamego | Medalharte Coimbra | 1982–1984 |
| Nº | Mosteiro | Edição | Ano(s) |
|---|---|---|---|
| 1 | Alcobaça | Medalharte Coimbra | 1981–1982 |
| 2 | Batalha | Medalharte Coimbra | 1981–1982 |
| 3 | Jerónimos | Medalharte Coimbra | 1981–1982 |
| 4 | Lorvão | Medalharte Coimbra | 1981–1982 |
| 5 | Convento de Cristo (Tomar) | Medalharte Coimbra | 1981–1982 |
| Cidade | Monumentos | Edição | Ano |
|---|---|---|---|
| Lisboa | São Vicente de Fora, Sé de Lisboa, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Jerónimos | Gab. Port. Medalhística | 1982 |
| Coimbra | Santa Clara-a-Velha, Santiago, Santa Cruz, Sé Velha, Torre da Universidade | Gab. Port. Medalhística | 1982 |
| Porto | Carmo, Grilos, Sé do Porto, Torre dos Clérigos, Mosteiro de Leça do Bailio | Gab. Port. Medalhística | 1982 |
| Estado | Edição | Ano |
|---|---|---|
| Não editadas | Galeria Arte Medalha | 1984 |
| Nº | Castelo | Edição | Ano |
|---|---|---|---|
| 1 | Almourol | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 2 | Beja | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 3 | Bragança | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 4 | Feira | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 5 | Guimarães | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 6 | Leiria | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 7 | Montemor-o-Velho | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 8 | Óbidos | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 9 | Ourém | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 10 | Silves | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 11 | Viana do Alentejo | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| 12 | Trancoso | Medalharte Coimbra | 1984–1985 |
| Sé | Tipo de medalha | Edição | Ano(s) |
|---|---|---|---|
| Sé da Guarda | Bronze 100mm — VI Centenário 1390–1990 | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé Primacial de Braga | Bronze 100mm — IX Centenário 1089–1989 | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé Nova de Coimbra | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé Patriarcal de Lisboa | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé Episcopal do Porto | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé de Viseu | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé Metropolitana de Évora | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé de Faro | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé do Funchal | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Sé de Angra do Heroísmo | Bronze 80mm | Medalharte | 1987–1988 |
| Nº de medalhas | Edição | Ano |
|---|---|---|
| 4 | Gabinete Português de Medalhística | 1987 |
| Estado | Edição | Ano |
|---|---|---|
| Não editadas | Galeria Arte Medalha | 1984 |
| Situação | Responsável | Ano |
|---|---|---|
| Não há exemplares — Gabinete não entregou provas de autor | Gab. Port. Medalhística | 1999 |
