Saul António Gomes
2ª Sessão

Saul António Gomes fez o seu doutoramento, na Universidade de Coimbra, onde é professor associado com agregação da Faculdade de Letras, com uma tese dedicada ao estudo da chancelaria do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra nos séculos XII a XIV. Da sua investigação destaca os trabalhos em torno da edição de fontes documentais medievais e modernas, da Paleografia e Diplomática, da Sigilografia e da História dos arquivos portugueses e, ainda, os estudos levados a cabo sobre a Região Centro de Portugal. É autor de diversos estudos sobre a história da presença judaica em Portugal, nomeadamente em Coimbra e em Leiria, e de várias obras acerca da história das Ordens Religiosas em Portugal, entre as quais avultam os títulos dedicados aos cónegos regrantes de Santo Agostinho, aos monges cistercienses, com particular destaque para as abadias de Alcobaça e de Santa Maria de Cós e aos frades mendicantes dominicanos e franciscanos.

O Mosteiro de Alcobaça e a observância cisterciense feminina entre os séculos XIII e XIV

Nesta comunicação, o autor propõe-se debater algumas questões da história do monaquismo cisterciense feminino em Portugal, nomeadamente as que envolvem o debate historiográfico em torno dos níveis de observância regular e das práticas da disciplina monástica, com especial enfoque no período histórico da transição do século XIII para o XIV, marcado pela decretal Periculoso, promulgada pelo papa Bonifácio VIII, em 1298, e confirmada, em 1309, por Clemente V. 

Os problemas organizacionais e disciplinares que atingiam o monaquismo feminino europeu, em geral, e cisterciense, em particular, nesse tempo, não foram ignorados pelo Capítulo Geral de Cister, tendo encontrado, também, boa recepção por parte das abadias bernardas estabelecidas em Portugal, em especial a de Alcobaça, mas também junto do episcopado português e da própria Coroa. O conhecimento da situação histórica portuguesa nesta matéria, na verdade, parece poder contribuir para elucidar mais aprofundadamente este complexo capítulo da história global da Igreja no Ocidente, como se procurará demonstrar.

INSCRIÇÕES

Oradores

Mª Helena da Cruz Coelho
1ª Sessão

Saber Mais

Luis Miguel Rêpas
1ª Sessão

Saber Mais

Maria do Rosário Morujão
1ª Sessão

Saber Mais

Catarina Fernandes Barreira
2ª Sessão

Saber Mais

Carla Varela Fernandes
3ª Sessão

Saber Mais

Miguel Metelo de Seixas
3ª Sessão

Saber Mais

Manuel Pedro Ferreira
3ª Sessão

Saber Mais

Carla Alexandra Gonçalves
4ª Sessão

Saber Mais